Browsing by Author "Oliveira, Cristiano Mello"
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- A Representação do Cenário no Novo Romance Histórico Brasileiro ‒ Uma Leitura dos Romances A República dos Bugres e Conspiração Barroca, de Ruy Reis TapiocaPublication . Oliveira, Cristiano MelloA representação do cenário no Novo Romance Histórico brasileiro tem despertado pouco interesse na crítica literária. A morfologia urbana composta por casas, casarões, palácios, castelos, igrejas, pontes, logradouros, meios de transporte e cidades é caracterizada e descrita conforme o contexto de época. Muitos escritores analisam compêndios históricos, documentos de época, arquivos, museus, numa tentativa de representar ou (re)criar o pano de fundo dos enredos históricos formulados. Os romances A República dos Bugres (1999) e Conspiração Barroca (2008) do escritor baiano Ruy Reis Tapioca conjugam-se como obras literárias que remontam o passado histórico, recuperando os pressupostos vigentes nos séculos XVIII e XIX, nomeadamente a chegada da Família Real Portuguesa e a Inconfidência Mineira. O presente artigo averigua como o cenário histórico é representado nesses romances, identificando a forma e o conteúdo trabalhado, por meio do recorte das descrições narrativas. De modo a fundamentar a nossa reflexão recorremos aos contributos de: Lowenthal (1998), Bury (2006), Pons, (1996), White, (1992), entre outros. Por último, a contribuição deste artigo visa expandir o olhar estético para esse assunto tão instigante e ainda não devidamente explorado pelo meio acadêmico.
- O Turista Aprendiz e a Máquina Fotográfica como Estratégia de Aproximação SocialPublication . Oliveira, Cristiano MelloEste artigo analisa a posição do intelectual Mário de Andrade ao se referir à obra O turista aprendiz, no que concerne à sua representação etnográfica e fotográfica, numa tentativa de compreender os problemas sociais, durante sua estada nos estados do Norte e do Nordeste brasileiro. A obra O turista aprendiz foi escrita entre os anos de 1928 e 1930, em forma de diários, de anotações e crônicas de viagens. Em um primeiro momento, o escritor paulista publicou originalmente esses escritos no jornal Diário Nacional, nas mesmas datas. No entanto, a publicação oficial do livro saiu após os textos serem publicados no jornal, em edição organizada por Telê Ancona Lopez, quase cinquenta anos depois, em 1976. O centro das visitas etnográficas embutido na obra consiste na atenção que o autor dedica ao público proletário, na busca pela formulação de uma cultura popular nacional. O escritor modernista assume uma postura de intelectual comprometido com a sociedade, pretendendo representá-la em seus escritos e crônicas de viagens. Como lastro teórico, baseamo-nos na interpretação de alguns teóricos que mais ajudaram a compreender o panorama dessa dualidade investigativa (Literatura e Fotografia), a saber: Ancona Lopez (1976); Sussekind (2008); Barthes (1981), entre outros, necessários para contemplação do tema proposto.