Browsing by Author "Oliveira, Sandra Maria Branquinho Mendes de"
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- Elementos facilitadores do processo de comunicação na prestação de cuidados de saúde em contexto pediátrico : uma revisão scopingPublication . Oliveira, Sandra Maria Branquinho Mendes de; Silva, Ernestina BatocaIntrodução: A comunicação tem um papel essencial no desempenho dos enfermeiros, sendo em pediatria um fator determinante na relação de ajuda e um indicador na avaliação de qualidade dos cuidados prestados. A comunicação em pediatria pode ser entendida como a arma crucial para o sucesso dos cuidados/tratamento e aceitação deste, tanto por parte dos pais/ cuidadores como da própria criança. Sabe-se que a doença pode ser tratada com medicamentos e cuidados integrais, mas a comunicação que se estabelece no momento de prestação destes cuidados é essencial para o sucesso dos mesmos. Objetivo: Identificar os elementos facilitadores do processo de comunicação, na prestação de cuidados de saúde em contexto pediátrico. Métodos: Foi realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizados por dois revisores independentes. Resultados: Foram incluídos 4 estudos no corpus do estudo, que revelam alguns fatores que podem ser considerados elementos facilitadores do processo de comunicação na prestação de cuidados em contexto pediátrico. Destacamos alguns deles, tais como: uma abordagem biopsicossocial; diálogo mútuo e horizontal; escuta apurada; relação dialógica entre os intervenientes; formação, a nível institucional, das equipas de saúde; empatia; honestidade; e objetividade. A comunicação implica a existência de uma abordagem biopsicossocial, incluindo discussão de dúvidas, aspetos afetivo-emocionais e vivência psicossocial de dificuldades associadas aos cuidados. Conclusão: Reconhece-se que a comunicação em contexto pediátrico, se estabelece num ambiente em que a criança apenas participa como provadora de informação básica ou com interesse distrativo durante a prestação de cuidados. Contudo a comunicação deve ter uma dimensão central, com diálogo mútuo e uma relação dialógica. Reforça-se a importância da formação das equipas de saúde na área de comunicação em cuidados de saúde, com objetivo de melhorar esse processo e compreender a sua importância na prática de cuidados em contexto pediátrico. Palavras-chave: comunicação; pais ou cuidadores; enfermeira pediátrica ou enfermeira; relações enfermeiro / utente; contexto pediátrico; emergência