Browsing by Author "Pinho, Sara"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia CoutoPublication . Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João PauloAtualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade linguística, étnica e cultural é uma realidade, resultante de fenómenos sociais que se constituem como traços da globalização e que não podem ser ignorados. O efeito da globalização verifica-se, também, nas salas de aula em que encontramos alunos oriundos de diferentes países e com diferentes culturas. Daí a necessidade de os alunos, desde cedo, serem confrontados com o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e uma fonte de aprendizagem para todos, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais. No meio escolar, o manual é um auxiliar no desenvolvimento de competências e também um meio para promover a formação cívica dos alunos, nomeadamente o reconhecimento do valor da diferença, o que pode ser conseguido através da leitura de textos literários de expressão portuguesa trabalhados nos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, como são exemplo "O beijo da palavrinha" e "O gato e o escuro", de Mia Couto, presentes nos manuais escolares do 4.º ano de escolaridade. Estes textos alertam para a necessidade de reconhecer a diferença do Outro como sendo algo positivo, de uma riqueza notável, e não como algo a excluir. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção multicultural e pode assumir grande importância como forma de partilha e de representação de mundos reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos. Assim, nesta comunicação, pretende-se fazer uma abordagem, de caráter exploratório, sobre a relação entre o estudo do espaço na obra literária e o reconhecimento do Outro a partir da análise de "O beijo da palavrinha" e de "O gato e o escuro" que constam da lista de obras e textos recomendados para a iniciação à educação literária nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, em Portugal.
- Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de PortuguêsPublication . Balula, João Paulo; Pinho, Sara; Amante, SusanaA importância, cada vez maior, dos esforços para assegurar o respeito pela diferença torna pertinente avaliar o contributo dos manuais escolares de Português na promoção da interculturalidade. Neste trabalho, discutem-se alguns resultados do estudo, de natureza multimetodológica, que partiu da análise de dois manuais escolares de Português (4.º ano) para uma intervenção didática numa turma do mesmo ano de escolaridade. Os resultados obtidos mostram que as propostas de atividades promotoras do pensamento reflexivo sobre interculturalidade são escassas nos manuais escolares analisados e indicam que a atuação do professor é determinante para promover o entendimento mútuo e o respeito pelo Outro.
- Textbooks as a Basic Resource for the Promotion of Intercultural Coexistence? A Case StudyPublication . Amante, Susana; Pinho, Sara; Balula, João PauloIt has become commonplace to assert that we are living in a time of rapid economic transformation and social mobilisation, which leads to a massive flow of people and goods across borders. This phenomenon has been changing the way in which communities function and, besides economic and social implications, political and cultural conditions follow a parallel course. No longer, if ever, can we speak of ‘pure’ cultures rooted in one particular geography, because cross-cultural interactions have been challenging one’s sense of identity. In fact, identities are hybrid, dynamic, often fractured and even imagined in nature. Yet, certain common experiences and phenotypical traits have contributed, most of the times, to the emergence of a national consciousness and to an ethnocentric/eurocentred vision of the world. Cliché as this may sound, since there is now a plethora of literature on multiculturalism and on interculturalism, the fact is that, in Portuguese schools, some students still seem to be shaped and limited by their cultural background and we, as teachers, need to prepare children for this contemporary globalised world. But education is much linked to the ideology of the ruling elites and is political at every stage. The textbook publishing industry, following a selective curriculum, is proof of the perpetuation of the status quo, because school materials have sometimes ignored and marginalised peoples seen as the ‘Other’. We, thus, intend to analyse the way textbooks have adopted and adapted to the government’s recent policies, the Common Core State Standards for Portuguese, namely in the treatment of a literary corpus. We will direct our attention to textbooks that address Mia Couto’s O Beijo da Palavrinha and O Gato e o Escuro to check if activities relating to these texts promote tolerance and acceptance of differences or if they are marked by ignorance and prejudice.
- Textbooks as a basic resource for the promotion of intercultural coexistence? – A case studyPublication . Amante, Susana; Pinho, Sara; Balula, João PauloIt has become commonplace to assert that we are living in a time of rapid economic transformation and social mobilisation, which leads to a massive flow of people and goods across borders. This phenomenon has been changing the way in which communities function and, besides economic and social implications, political and cultural conditions follow a parallel course. No longer, if ever, can we speak of “pure” cultures rooted in one particular geography, because cross-cultural interactions have been challenging one’s sense of identity. As a matter of fact, identities are hybrid, dynamic, often fractured and even imagined in nature. Yet, certain common experiences and phenotypical traits have contributed, most of the times, to the emergence of a national consciousness and to an ethnocentric/eurocentred vision of the world. Cliché as this may sound, since there is now a plethora of literature on multiculturalism and on interculturalism, the fact is that, in Portuguese schools, some students still seem to be shaped and limited by their cultural background and it is up to us, as teachers, to prepare children for this contemporary globalised world. But education is much linked to the ideology of the ruling elites and is political at every stage. The textbook publishing industry, following a selective curriculum, is proof of the perpetuation of the “status quo”, because school materials have sometimes ignored and marginalised peoples seen as the “Other”. In this light, time has come for us to analyse the way that textbooks have adopted and adapted to the government’s recent policies, the so called “Metas Curriculares”, namely in the treatment of a literary corpus. We will direct our particular attention to textbooks that address Mia Couto’s “O beijo da palavrinha” and “O gato e o escuro” to check if activities relating to the texts of this Mozambican writer do promote tolerance and acceptance of differences or if they are marked by ignorance and prejudice.
- Topoanálise e a celebração da diferença em “O gato e o escuro” e em “O beijo da palavrinha”, de Mia CoutoPublication . Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João PauloO reconhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e fonte de aprendizagem, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais, é uma necessidade cada vez mais visível. A leitura de textos literários de expressão portuguesa oferece grandes potencialidades para ajudar a compreender que o reconhecimento da diferença do Outro desempenha um papel crucial na promoção da cidadania. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção intercultural e assumir grande importância como forma de partilha e de representação de espaços reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos.
