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Abstract(s)
Atualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade linguística, étnica e cultural é uma realidade, resultante de fenómenos sociais que se constituem como traços da globalização e que não podem ser ignorados. O efeito da globalização verifica-se, também, nas salas de aula em que encontramos alunos oriundos de diferentes países e com diferentes culturas. Daí a necessidade de os alunos, desde cedo, serem confrontados com o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e uma fonte de aprendizagem para todos, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais.
No meio escolar, o manual é um auxiliar no desenvolvimento de competências e também um meio para promover a formação cívica dos alunos, nomeadamente o reconhecimento do valor da diferença, o que pode ser conseguido através da leitura de textos literários de expressão portuguesa trabalhados nos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, como são exemplo "O beijo da palavrinha" e "O gato e o escuro", de Mia Couto, presentes nos manuais escolares do 4.º ano de escolaridade.
Estes textos alertam para a necessidade de reconhecer a diferença do Outro como sendo algo positivo, de uma riqueza notável, e não como algo a excluir. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção multicultural e pode assumir grande importância como forma de partilha e de representação de mundos reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos.
Assim, nesta comunicação, pretende-se fazer uma abordagem, de caráter exploratório, sobre a relação entre o estudo do espaço na obra literária e o reconhecimento do Outro a partir da análise de "O beijo da palavrinha" e de "O gato e o escuro" que constam da lista de obras e textos recomendados para a iniciação à educação literária nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, em Portugal.
Description
Keywords
Espaço literário Literatura para a Infância Diferença Mia Couto Educação literária
Citation
Pinho, S., Amante, S., & Balula, J. P. (2014). O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto. In TOPUS - Grupo de Pesquisa (Ed.), Caderno de Resumos JOEEL, Vol. 2, n.º 2 (pp.132-136). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.
Publisher
TOPUS - Grupo de Pesquisa