Browsing by Issue Date, starting with "2014-09"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Certificação de manuais escolares: estudo exploratório do caso português no início do século XXIPublication . Balula, João PauloApesar de se ter mantido ao longo de várias legislaturas, o processo de certificação de manuais escolares tem sofrido modificações, com frequentes adiamentos e alterações à sua regulamentação. A partir de um estudo de natureza exploratória, baseado numa análise documental, pretende-se avaliar o impacto do processo de certificação nos manuais escolares, em Portugal, tendo como ponto de partida a atividade desenvolvida por uma entidade acreditada para proceder à avaliação no âmbito da disciplina de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos).
- Cartografias em movimento: re(a)presentações do/no espaço em A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadoresPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloNeste artigo procuramos refletir sobre cartografias em movimento e re(a)presentações do/no espaço em A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadores (2013) de José Eduardo Agualusa, mormente sobre a importância do cenário e da natureza, seus desdobramentos e fragmentações, indagando a possível valorização dos sentidos e das cores no/do espaço para a (re)configuração do mesmo. No que respeita ao referencial teórico: i) optámos pela proposta de topoanálise de Borges Filho (2007), por considerarmos que permite operacionalizar um conjunto de parâmetros de relevo relativamente ao espaço na obra literária, possibilitando a sua categorização e enfatizando a sua versatilidade e atualidade contemporâneas; ii) convocámos igualmente Bauman (2000; 2007) pelo seu contributo para a reflexão sobre a “modernidade líquida” enquanto condição de abertura e vivência hodierna da mobilidade fluida que permeia o nosso quotidiano, podendo desvelar-se na (re)construção do espaço literário
- Otimização do consumo de água no pré-tratamento de RSU para a digestão anaeróbia - Caso de Estudo ERSUC, AveiroPublication . Coelho, Ana Filipa Marinho; Figueirinha, Artur Manuel Bordalo Machado; Antunes, Pedro BailaO presente relatório corresponde ao estágio curricular, integrado no âmbito da unidade curricular de Estágio do curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado na secção de Tratamento Biológico da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) do Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de Aveiro da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro S.A., durante o período compreendido entre os meses de dezembro de 2013 e junho de 2014. A Unidade de TMB compreende uma digestão anaeróbia (DA) realizada por via húmida que requer normalmente elevados consumos de água no seu pré-tratamento por forma a obter uma significativa degradação da matéria orgânica e produção de biogás. Como tal torna-se necessário realizar testes de minimização dos consumos de água no pré-tratamento e investigar os impactes da redução do consumo de água nos digestores anaeróbios, assim como de outras intervenções realizadas aos mesmos. Para atingir os objetivos propostos realizou-se inicialmente uma caracterização da situação de referência do processo, estudando os seus consumos de água, e realizando balanços mássicos (BMs) ao mesmo, verificando-se um consumo de 78,2 Kg de água para tratar 21,8 Kg de fração orgânica de RSU (FORSU) dos quais 70,7% da água foi adicionada no pulper à FORSU. Verificou-se ainda que 49,5 % do teor de ST existente na suspensão da FORSU são removidos durante o tratamento mecânico húmido (TMH). Numa segunda fase, foram testados 5 cenários com diferentes reduções no consumo de água no TMH, e monitorizadas as diferentes variáveis do mesmo, sendo com o 5º cenário que se obteve a maior redução do consumo de água no processo. Avaliaram-se ainda os impactos da redução do consumo de água na DA, analisando comparativamente os parâmetros de conceção e operação dos digestores e os dados de controlo recolhidos da sua operação, nomeadamente o tempo de retenção hidráulico, o pH, a temperatura, a eficiência de remoção, o biogás gerado tonelada de FORSU, assim como a produção diária de eletricidade e biogás, antes e após a redução da hidratação da suspensão afluente bem como as intervenções de operação-manutenção realizadas nos digestores. Concluiu-se que a eficiência dos mesmos é muito mais sensível às mudanças operacionais que se verificaram no sistema de aquecimento e agitação do que à redução de consumo de água que ocorreu paralelamente.
- Improvement of termite resistance, dimensional stability and mechanical properties of pine wood by paraffin impregnationPublication . Esteves, Bruno; Nunes, Lina; Domingos, Idalina; Pereira, HelenaParaffin has been used as surface protection of wood throughout the ages but its use for impregnation to improve wood resistance to biodegradation is recent. This study determined the main improvements on wood properties with paraffin impregnation. Healthy Pinus pinaster Ait. wood was impregnated with paraffin at different levels using a hot–cold process. Weight gain, equilibrium moisture content and dimensional stability (ASE) at 35 and 65 % relative humidity, termite durability against Reticulitermes grassei (Clément), bending strength, bending stiffness (MOE) and Janka hardness were determined. Density increased from 0.57 to 0.99, ASE ranged between 38–96 % and 16–71 % for 35 and 65 % relative humidity, respectively. Equilibrium moisture content decreased from 9.9 and 12.0 % to 0.8 and 3.6 % for 35 and 65 % relative humidity. Termite durability improved from level 4 to level 3 of attack, and higher termite mortality was found in treated wood (52 % against 17 %). Bending strength (MOR) increased with paraffin weight gain, reaching a 39 % increase. MOE also increased by about 13 % for wood with a weight gain around 80 %. Janka hardness increased significantly reaching about 40 % for wood with 80 % weight gain. Paraffin impregnated wood has improved properties with regard to equilibrium moisture content, dimensional stability and density, bending strength and Janka hardness, and resistance against termites.
- Leitura(s) e criatividade(s): representações, itinerários e (desa)fios para formar leitores com as Metas Curriculares de PortuguêsPublication . Melão, DulceA leitura e a criatividade têm sido crescentemente valorizadas na Educação pelo papel diversificado e importante que desempenham no universo social dos indivíduos, convidando o professor a (re)ver as suas práticas. Face aos desafios colocados pela homologação das Metas Curriculares de Português no que diz respeito a tais práticas, procedemos, primeiramente, a uma breve revisão do caráter multidimensional dos conceitos de criatividade e de leitura. De seguida, indagamos de que forma(s) as representações dos professores/futuros profissionais de Educação sobre tais conceitos se podem repercutir nas suas práticas. Finalmente, refletimos sobre os múltiplos desafios inerentes ao cruzamento entre criatividade e leitura.
- O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia CoutoPublication . Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João PauloAtualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade linguística, étnica e cultural é uma realidade, resultante de fenómenos sociais que se constituem como traços da globalização e que não podem ser ignorados. O efeito da globalização verifica-se, também, nas salas de aula em que encontramos alunos oriundos de diferentes países e com diferentes culturas. Daí a necessidade de os alunos, desde cedo, serem confrontados com o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e uma fonte de aprendizagem para todos, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais. No meio escolar, o manual é um auxiliar no desenvolvimento de competências e também um meio para promover a formação cívica dos alunos, nomeadamente o reconhecimento do valor da diferença, o que pode ser conseguido através da leitura de textos literários de expressão portuguesa trabalhados nos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, como são exemplo "O beijo da palavrinha" e "O gato e o escuro", de Mia Couto, presentes nos manuais escolares do 4.º ano de escolaridade. Estes textos alertam para a necessidade de reconhecer a diferença do Outro como sendo algo positivo, de uma riqueza notável, e não como algo a excluir. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção multicultural e pode assumir grande importância como forma de partilha e de representação de mundos reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos. Assim, nesta comunicação, pretende-se fazer uma abordagem, de caráter exploratório, sobre a relação entre o estudo do espaço na obra literária e o reconhecimento do Outro a partir da análise de "O beijo da palavrinha" e de "O gato e o escuro" que constam da lista de obras e textos recomendados para a iniciação à educação literária nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, em Portugal.
- As interações sociais e o seu impacto na intenção de reserva de uma determinada marca hoteleiraPublication . Ferraz, Rosana Maria Vieira; Abrantes, José Luís; Lopes, Romeu Mendes da SilvaEste estudo procurou investigar a influência das interações sociais ocorridas na internet e o seu impacto na intenção de reserva de uma determinada marca hoteleira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa usando um questionário online, dirigido aos turistas que fizeram reserva de alojamento numa determinada marca hoteleira, através da internet, nos últimos 12 meses. Obteve-se uma amostragem de 270 inquiridos, que foram posteriormente tratados e analisados estatisticamente no SPSS 21 e no Lisrel 8.0. Os resultados mostraram que as interações sociais entre amigos e familiares têm uma influência significativa sobre a intenção de reserva de uma determinada marca hoteleira. No entanto a consciência sobre a marca foi a característica que demonstrou ter uma maior influência positiva sobre a intenção de reserva.
- Prática de ensino supervisionada e investigação sobre os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Costa, Marina Sofia Soares da; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres do mestrado e um estudo empírico, que pretende analisar de que forma são percecionados os trabalhos para casa pelos professores e alunos, bem como a sua influência na aprendizagem. Para a reflexão crítica sobre as práticas em contexto recorremos a material desenvolvido ao longo do estágio, bem como a autores de referência, com o objetivo de refletirmos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo dos semestres. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Os questionários foram distribuídos a todos os professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do concelho de Nelas, mais precisamente no Agrupamento de Nelas e Canas de Senhorim. Os dados obtidos permitem concluir que todos os professores, na sua prática letiva, solicitam trabalhos para casa aos seus alunos, bem como consideram que estes são essenciais para a aprendizagem. O Português e a Matemática são as áreas curriculares em que os professores solicitam mais vezes trabalhos para casa. Quanto aos alunos, em geral, gostam de realizar os trabalhos para casa, consideram-nos importantes para a aprendizagem, admitem que é mais fácil aprender e ter sucesso se os realizarem, mesmo que, por vezes, com ajuda de alguém. Na sua maioria, os alunos, se pudessem decidir, fariam trabalhos para casa, pois ajuda-os a consolidar a matéria.
- O desenvolvimento do Processo de Bolonha e a (re)construção da(s) literacia(s) – que pedagogia para a autonomia?Publication . Melão, DulceNo ensino superior em geral, e no âmbito do ensino politécnico em particular, debatemo-nos hoje com múltiplos e renovados desafios que se alimentam hodiernamente da necessidade de realizar práticas educativas que configurem a miríade de literacias exigidas no âmbito de uma cidadania ativa. Nesse sentido, os itinerários de trabalho autónomo e colaborativo que traçamos com/para os estudantes merece particular atenção, pelas suas possíveis repercussões no labor que futuramente desenvolverão. Nesta comunicação procuramos, pois, refletir sobre um conjunto de indagações entretecidas nas nossas práticas docentes, numa instituição do ensino superior politécnico, com sessenta estudantes inscritos na unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação I (integrada no plano de estudos do curso de Comunicação Social, 1.º ano), no 1.º semestre do ano letivo 2013/2014, partilhando uma abordagem pedagógica apoiada na (re)organização do processo de ensino/aprendizagem, a partir dos conteúdos programáticos desta unidade curricular. Deste modo temos como objetivos: i) refletir sucintamente sobre as razões que nortearam a planificação e o desenvolvimento de tal processo; ii) apresentar algumas propostas de redimensionamento de práticas de ensino/aprendizagem que possam favorecer a consolidação do trabalho autónomo dos estudantes, bem como o trabalho colaborativo desenvolvido em sala de aula, tendo como ponto de partida a articulação entre a metodologia de ensino e a avaliação; iii) refletir sobre a autoavaliação realizada pelos estudantes no final da unidade curricular no que respeita ao trabalho levado a cabo, a partir da análise de conteúdo das suas reflexões individuais sobre o mesmo. Considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa, sendo a opção pela técnica de análise de conteúdo de tipo exploratório entendida enquanto favorecedora do descortinar dos sentidos implícitos e explícitos que pudessem emergir das reflexões dos estudantes. Foi possível compreendermos que estes consideraram positiva a abordagem dos conteúdos programáticos ao longo das aulas, embora as modalidades de trabalho concretizadas em sala de aula tivessem constituído um desafio para alguns. Relativamente às modalidades de avaliação propostas, embora tivessem sido objeto de (re)negociação ao longo da abordagem desenvolvida, verificámos que o seu acolhimento foi menos entusiástico, possivelmente por exigir um exercício de autonomia que não realizariam de forma sistemática e habitual. Dados os resultados obtidos, espera-se que uma abordagem pedagógica com estes contornos, privilegiando a autonomia dos estudantes e a sua participação mais ativa no processo de ensino/aprendizagem, possa vir a ser realizada, no próximo ano letivo, com estudantes do 1.º ano do curso de Publicidade e Relações Públicas.
- Inclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professoresPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaNa atualidade, a educação inclusiva assume uma centralidade no quadro dos discursos políticos e nos dispositivos legais, constituindo a agenda atual da comunidade educativa internacional. A escola inclusiva é conceptualizada como um espaço aberto, onde a diversidade social, educativa e cultural de cada aluno deve ser reconhecida e valorizada e, consequentemente, assumida no âmbito dos processos de ensino aprendizagem e na adoção de estratégicas pedagógicas diferenciadas. Convergentemente, a diversidade não pode ser concebida como um constrangimento, mas antes, uma oportunidade de inovação, potenciadora do desenvolvimento de todos os alunos e do próprio professor, que tem aqui um contexto propício ao aperfeiçoamento das suas competências pessoais e profissionais. No contexto nacional, temos vindo a assistir a um conjunto de mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/ 2008, de 7 de janeiro foram o nosso alvo de análise. O presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62 professores de educação especial de escolas da região de Viseu. Os resultados revelam que a legislação acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a articulação dos serviços; a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial da CIF.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »