Browsing by Author "Pinto, Ana"
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- Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissionalPublication . Pinto, Ana; Pacheco Figueiredo, Maria; Menezes, Luís“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.
- A eficácia da comunicação organizacional: estudo aplicado à associação empresarial AIRVPublication . Pinto, Ana; Antunes, Joaquim; Barros, SamuelAssiste-se, atualmente, a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua permanência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. As associações empresariais, à semelhança de outras organizações, precisam de ser ágeis, conforme exige o mercado, tornando-se entidades articuladoras e prestadoras de serviços para os seus associados, preocupando-se, cada vez mais, com a comunicação. Esta assume um papel de extrema importância, funcionando como elo de ligação entre a associação empresarial e o seu target - os seus associados. Com este estudo pretende-se perceber a forma como a comunicação organizacional é encarada e tratada nas associações empresariais, mais em pormenor, na Associação Empresarial da Região de Viseu – AIRV. Nesse sentido, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, complementada com um estudo empírico, realizado através de entrevista e inquérito aos associados da AIRV. Em termos de resultados, os associados consideram que a AIRV representa corretamente os seus interesses, sendo que a comunicação entre ambos é eficaz. Conclui-se que a relação entre as empresas e a AIRV é, de um modo geral, positiva e de proximidade entre ambas, que convém fortificar.
- O estágio curricular na formação superior em Secretariado em PortugalPublication . Balula, Ana; Vasconcelos, Sandra; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Pinto, Ana; Brunheta, VirgíniaDecorrente da crescente valorização de profissionais qualificados, a formação superior em Secretariado tem vindo a adquirir um carácter mais transversal, procurando adaptar-se às exigências de um mercado em expansão. Assente nesta premissa, as Instituições de Ensino Superior têm vindo a ser desafiadas a promover processos de ensino e de aprendizagem focados na prática, designadamente através da inclusão de estágios nos planos curriculares. Com o presente trabalho pretende-se caracterizar a evolução das competências exigidas ao profissional da área de Secretariado em contexto de trabalho real, tendo em conta as áreas de formação base e objetivos individuais descritos nos planos de trabalho individuais, definidos pelos estudantes, orientadores internos e orientadores da entidade de acolhimento. Para tal, sua designação e uma unidade curricular de Estágio no seu plano de estudos, procedeu-se à recolha documental dos planos desenvolvidos entre 2012 e 2018, tendo os dados recolhidos sido tratados com recurso a técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Para além de mudanças ao nível do género e setor de atividade, os resultados reforçam a transversalidade e a transdisciplinaridade da área, sendo que as áreas de formação base com maior relevância estão ligadas à produção/gestão documental e da informação, às competências de comunicação e à utilização de aplicações de escritório.