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Advisor(s)
Abstract(s)
Decorrente da crescente valorização de profissionais qualificados, a formação superior em
Secretariado tem vindo a adquirir um carácter mais transversal, procurando adaptar-se às
exigências de um mercado em expansão. Assente nesta premissa, as Instituições de Ensino
Superior têm vindo a ser desafiadas a promover processos de ensino e de aprendizagem
focados na prática, designadamente através da inclusão de estágios nos planos curriculares.
Com o presente trabalho pretende-se caracterizar a evolução das competências exigidas ao
profissional da área de Secretariado em contexto de trabalho real, tendo em conta as áreas de
formação base e objetivos individuais descritos nos planos de trabalho individuais, definidos
pelos estudantes, orientadores internos e orientadores da entidade de acolhimento. Para tal,
sua designação e uma unidade curricular de Estágio no seu plano de estudos, procedeu-se à
recolha documental dos planos desenvolvidos entre 2012 e 2018, tendo os dados recolhidos
sido tratados com recurso a técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva.
Para além de mudanças ao nível do género e setor de atividade, os resultados reforçam a
transversalidade e a transdisciplinaridade da área, sendo que as áreas de formação base com
maior relevância estão ligadas à produção/gestão documental e da informação, às
competências de comunicação e à utilização de aplicações de escritório.
Description
Keywords
Secretariado Competências Estágio Ensino superior
Citation
Balula, A.; Vasconcelos, S.; Oliveira, I.; Santos, P. M.; Santos, E.; Pinto, A. & Brunheta, V. “O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal". In S. Ribeiro; M. C. Guardado; A. R. Galvão (2020). Secretariado: transições e conexões. UA Editora, pp. 93-104. ISBN: 978-972-789-661-5. DOI: https://doi.org/10.34624/pxey-b077
Publisher
UA Editora