Browsing by Author "Rocha, Gabriel Lopes da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Portugal: destino para turismo holísticoPublication . Rocha, Gabriel Lopes da; Seabra, Cláudia; Silva, Carla Maria Alves daO Turismo Holístico ganhou força no mundo com turistas que procuram programas e experiências que tragam equilíbrio às suas vidas. Praticar turismo holístico significa que qualquer turista pode usufruir e aproveitar uma experiência diferente, mais do que um simples contacto com as culturas, pessoas, lugares ou paisagens. Centra-se na autotransformação dos seres humanos, procurando entender mais sobre si mesmos. Em termos de Portugal Continental e ilhas, as regiões como o Gerês, Lisboa, Algarve e Açores apresentam todos os ingredientes para se tornarem destinos importantes para a prática do turismo holístico. Para além do estudo desta nova modalidade de turismo no mercado atual, o presente estudo procurou saber se Portugal, particularmente as zonas anteriormente referidas, estão capazes de desenvolver este produto em suas regiões. De modo a que o estudo se torne mais fidedigno, optou-se pela realização de um questionário que ajudará a analisar aspetos preponderantes no mesmo. A recolha dos dados ocorreu através de questionários presenciais e questionários inseridos em plataformas online, os quais foram realizados durante um período de 3 meses. A análise dos resultados obtidos permitiu entender e verificar certos parâmetros estatísticos relativos às diferentes escalas de investigação introduzidas no questionário. Permitiu ainda entender as características do turista e da sua presente viagem bem como os dados sociodemográficos de cada inquirido. A presente investigação e estudo visa entender a ideia que cada individuo tem desta nova modalidade de turismo, de modo a auxiliar potenciais entidades a investir neste tipo de produto. Em termos de conclusão, saber o que cada potencial individuo ou turista valoriza, sente e necessitava em termos de realização pessoal, pode transformar este tipo de produto num segmento competitivo face a outros no mercado.