Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O mel, os açúcares e os adoçantes sob diferentes perspetivasPublication . Silva, Pedro Júlio Santa Rita Branco da; Lima, Maria João Reis; Gonçalves, FernandoA alimentação sempre constituiu e constitui um fator de grande importância para a espécie humana. A qualidade alimentar, o valor nutricional e a saúde estão extremamente interligados e são cada vez mais importantes para a tomada de decisão no acto de compra por parte dos consumidores. Os escândalos alimentares têm causado um maior estado de atenção por parte das autoridades e dos consumidores. A importância da informação da origem e modo de produção dos produtos alimentares assim como a rotulagem dos alimentos processados e dos suplementos alimentares também tem vindo a ter cada vez importância e demanda por parte dos consumidores e da indústria alimentar. Este trabalho pretende destacar o mel como alimento e como adoçante de grande valor nutricional com potenciais efeitos benéficos para a saúde humana. Por outro lado pretende identificar e descrever os açúcares e os adoçantes alternativos, sejam eles naturais ou artificiais. Este trabalho, aborda, também, o papel controverso do açúcar refinado na dieta alimentar assim como de alguns dos adoçantes artificiais mais utilizados pela indústria alimentar atualmente. Nos últimos anos tem-se verificado um interesse crescente por produtos naturais com efeitos benéficos para a saúde e tem havido um aumento do consumo de mel, sobretudo nos países industrializados. O objetivo é que este trabalho seja uma ferramenta de auxílio e orientação no mundo dos adoçantes, para opções alimentares mais saudáveis.
- Portugal: destino para turismo holísticoPublication . Rocha, Gabriel Lopes da; Seabra, Cláudia; Silva, Carla Maria Alves daO Turismo Holístico ganhou força no mundo com turistas que procuram programas e experiências que tragam equilíbrio às suas vidas. Praticar turismo holístico significa que qualquer turista pode usufruir e aproveitar uma experiência diferente, mais do que um simples contacto com as culturas, pessoas, lugares ou paisagens. Centra-se na autotransformação dos seres humanos, procurando entender mais sobre si mesmos. Em termos de Portugal Continental e ilhas, as regiões como o Gerês, Lisboa, Algarve e Açores apresentam todos os ingredientes para se tornarem destinos importantes para a prática do turismo holístico. Para além do estudo desta nova modalidade de turismo no mercado atual, o presente estudo procurou saber se Portugal, particularmente as zonas anteriormente referidas, estão capazes de desenvolver este produto em suas regiões. De modo a que o estudo se torne mais fidedigno, optou-se pela realização de um questionário que ajudará a analisar aspetos preponderantes no mesmo. A recolha dos dados ocorreu através de questionários presenciais e questionários inseridos em plataformas online, os quais foram realizados durante um período de 3 meses. A análise dos resultados obtidos permitiu entender e verificar certos parâmetros estatísticos relativos às diferentes escalas de investigação introduzidas no questionário. Permitiu ainda entender as características do turista e da sua presente viagem bem como os dados sociodemográficos de cada inquirido. A presente investigação e estudo visa entender a ideia que cada individuo tem desta nova modalidade de turismo, de modo a auxiliar potenciais entidades a investir neste tipo de produto. Em termos de conclusão, saber o que cada potencial individuo ou turista valoriza, sente e necessitava em termos de realização pessoal, pode transformar este tipo de produto num segmento competitivo face a outros no mercado.