Browsing by Author "Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plásticaPublication . Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.O estudo desta investigação promove a utilização do Quadro Interactivo, em contexto de Jardim de Infância, no domínio da Expressão Plástica. Pretende determinar qual o impacto do Quadro Interactivo no desempenho, motivação, interesse e envolvimento das crianças na utilização desta tecnologia, em alternativa ao computador. O recurso ao Quadro Interactivo pode proporcionar uma maior interactividade, despertar a concentração e promover um maior envolvimento das crianças. Esta investigação consiste num estudo de caso, que pretende descrever como o Quadro Interactivo pode enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças, do Jardim de Infância, através do desenho, utilizando o software Tux Paint. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a doze crianças, e a utilização da Escala de Envolvimento da Criança, inserida no Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Os resultados desta pesquisa revelaram ligeiras discrepâncias no envolvimento da criança com o computador e com o Quadro Interactivo. Se aliarmos ao Quadro Interactivo uma aplicação de Expressão Plástica, é possível potenciar uma maior motivação e envolvimento, proporcionando à criança o desenvolvimento de novas experiências de aprendizagem. Os dados recolhidos, durante este estudo, sugerem que o Quadro Interactivo facilita a interactividade entre as crianças contribuindo positivamente no seu desempenho. A pesquisa também sugere, que quando subsiste intenção no docente, em preparar ambientes de qualidade, mediados por esta tecnologia, a criança permanecerá envolvida de forma activa e concentrada na execução das suas actividades. Finalmente são sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento de novos estudos, em contexto de Jardim de Infância, envolvendo a tecnologia do Quadro Interactivo.