Browsing by Author "Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos"
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- Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do PaísPublication . Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília; Magalhães, CátiaO conhecimento científico enfatiza a importância e as consequências da parentalidade. Com base nesta premissa, as políticas europeias dirigiram o foco na prevenção do mau trato infantil e conferem uma grande ênfase na evidência como um princípio subjacente para a inclusão de boas práticas, apontando para a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção eficazes e empiricamente validadas. Este projeto de mestrado tem como propósito analisar competências parentais conscientes num grupo de pais, com a implementação e avaliação do programa Adults and Childrens Together – Raising Safe Kids. Pretende ainda, comparar competências parentais conscientes com stress parental e analisar a evolução das autoperceções dos pais sobre os estilos parentais e evolução das competências mindfulness antes e depois da frequência do programa ACT-RSK. Adotou-se uma metodologia quantitativa, de investigação-ação, cujo desenho se norteou pela aplicação de pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK. A amostra do presente estudo foi obtida da comunidade sem risco identificado, apontando assim o caráter universal de intervenção do Programa ACT-RSK. Verificam-se resultados positivos em todas as dimensões do programa após a intervenção e referem-se algumas diferenças estatisticamente significativas. No que respeita à relação entre competências parentais conscientes avaliadas e stress parental destaca-se uma associação negativa forte no momento de pré- teste, porém, esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Encontramos uma relação proporcional forte entre as competências parentais conscientes avaliadas e as competências de mindfulness no contexto parental, no momento do pré-teste, porém esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Não obstante, os resultados deste estudo apontam para o impacto positivo na melhoria das competências parentais, diminuição de stress parental e aumento da parentalidade mindfulness, após a participação no programa ACT-RSK
- Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plenaPublication . Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; et al.Objective: To analyze the impact of the Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Program in parenting skills, parenting stress, and mindfulness skills in a group of parents and children. Methods: This investigative intervention was based on the application of a pre-test and a post-test before and after the implementation of the ACT-RSK Program. The program consisted of eight weekly 90-minute sessions conducted with a sample of 22 parents from Central Portugal. The ACT-RSK Program questionnaires, Parenting Stress Index (PSI), Interpersonal Mindfulness in Parenting (IM-P) scale, and a socio-demographic questionnaire were used. A descriptive and inferential analysis (Wilcoxon) was conducted using the Statistical Package for Social Sciences (IBM SPSS, v. 24) with a 95% confidence interval. Results: Participants showed improvement from pre-test to post-test in all four program dimensions: Parenting Style (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); Electronic Media (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); Child Development (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); and Parental Behavior (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Likewise, significant improvement was seen in the Interpersonal Mindfulness in Parenting (IM-P) scale’s results (Z=-3.929, p=0.000) and in parenting stress, which decreased from a very high (91.59) to a medium level (74.45). Conclusion: Data show the ACT-RSK had a positive effect and improved study variables.