Browsing by Author "Santos, Filipe"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Investigar a comunicação matemática no 1º CicloPublication . Menezes, Luís; Santos, Filipe; Silva, Arlete; Trindade, Maria JoãoEste trabalho apresenta parte da investigação conduzida por quatro professores (três do primeiro Ciclo e um do Superior) que trabalharam num projecto colaborativo focado na comunicação matemática no 1º Ciclo. A investigação foi conduzida em colaboração e teve como objecto de estudo as práticas comunicativas dos professores do primeiro ciclo ao trabalharem a área de Matemática, através da problematização critico-reflexiva feita por cada um. Para permitir uma análise mais profunda das acções comunicativas desenvolvidas por cada um deles, o grupo do projecto começou por discutir alguns trabalhos da área da comunicação matemática, com a presença de episódios de aulas. Os problemas colocados no projecto foram trabalhados até aparecerem boas questões que pudessem orientar a investigação; após esta fase edificou-se um dispositivo de investigação, com o trabalho a desenvolver por cada um dos elementos do grupo, na preparação de materiais, na recolha e análise de dados. O texto que agora emerge corresponde a um relato dos passos dados e traduz um esforço para tornar público alguns pontos desse caminho.
- Professores investigam as suas práticas: Um projecto sobre a comunicação Matemática no 1º cicloPublication . Menezes, Luís; Silva, Arlete; Santos, Filipe; Trindade, Maria JoãoA investigação das práticas pelos professores é uma ideia extremamente aliciante, uma vez que promove a aproximação da concepção do conhecimento didáctico à sua utilização e a das escolas aos centros de investigação. Esta visão concede aos professores uma maior autonomia profissional, uma vez que estes tendem a tomar em mãos a sua profissão; concede também a estes profissionais a possibilidade de se integrarem em redes, que envolvem diferentes profissionais, como investigadores, dirigentes escolares ou docentes de outros níveis de ensino, numa lógica de trabalho em colaboração.