Browsing by Author "Santos, Jessica Maria da Silva"
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- Perceção de conhecimentos na alta hospitalar : Impacto do contexto sociodemográfico e obstétricoPublication . Santos, Jessica Maria da Silva; Nelas, PaulaEnquadramento: O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, do 2ºano, do 7º Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia e do 12º Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Nele, está descrito o percurso para o desenvolvimento de competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Na componente de investigação estudámos a perceção de conhecimentos das puérperas na alta hospitalar: impacto do contexto sociodemográfico e obstétrico. Objetivos: Este relatório tem como objetivo descrever as competências comuns e específicas que foram adquiridas e desenvolvidas ao longo dos diversos estágios, tendo por base o Regulamento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica (Regulamento n.º 391/2019) e avaliar a relação entre os conhecimentos das puérperas na alta hospitalar e as variáveis sociodemográficas e obstétricas. Metodologia: Na primeira parte do relatório foram descritos todos os ensinos clínicos realizados, recorrendo para o efeito uma análise crítico-reflexiva, baseada na evidência científica mais recente. Na segunda parte é apresentada a investigação desenvolvida, sendo esta um estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, quantitativo, numa amostra não probabilística por conveniência, com a recolha de dados através de um questionário a puérperas internadas num Serviço de Obstetrícia de um Hospital da região centro de Portugal Continental. Conclusão: As competências comuns e específicas foram adquiridas. Através da investigação verificámos que 97,1% das puérperas apresentou níveis de conhecimentos percecionados elevados. São influenciados por fatores sociodemográficos, como o grupo etário (p=0,012), as habilitações literárias (p=0,001) e a profissão (p=0,003), que afetam os conhecimentos percecionados pela puérpera, em relação ao índice global; o rendimento mensal influencia os conhecimentos na dimensão “Informações Gerais” (p=0,026). Quanto aos fatores obstétricos, a inexistência de dúvidas (p<0,001) e a promoção do autocuidado da puérpera (p=0,026), durante o internamento hospitalar predizem os conhecimentos percecionados, em relação ao índice global; a presença de uma pessoa significativa durante o TP e parto influencia os conhecimentos nas dimensões “Cuidados ao bebé”, “Autocuidado da puérpera” e “Alimentação do bebé” (p<0,05) e o tipo de apoio prestado pelo acompanhante durante o TP e parto influi os conhecimentos na dimensão “Informações gerais” (p=0,026). O EEESMO é o principal responsável na promoção dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que facilitam a autoeficácia e o desenvolvimento das competências parentais. Desta forma é garantida a adoção de comportamentos de saúde, pela puérpera, que sejam promotoras do autocuidado e cuidados ao recém nascido. Palavras-chave: puérperas, literacia em saúde materna, pós-parto, autocuidado, recém-nascido, competências parentais.