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- O consumo de substâncias psicoativas em adolescentes: Implementação do programa de prevenção "Eu e os Outros" em contexto escolarPublication . Bizarro, Soraia Daniela Pinto; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaO presente relatório apresenta os resultados da realização do estágio enquadrado no Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. Ao longo do estágio foi implementado o programa “Eu e os Outros”, com a exploração da narrativa 2 “A amizade - com a cannabis pelo meio”, que teve como propósito a prevenção dos comportamentos aditivos e dependências e redução de danos nos adolescentes alvo de intervenção, expandindo o seu conhecimento acerca das Substâncias Psicoativas (SPA). O uso destas substâncias é um fenómeno universal e antigo. Porém, é percetível que o seu acesso e consumo tem-se revelado ano após ano maior entre jovens e adolescentes. Por vários motivos, a adolescência constitui uma fase de grande exposição ao consumo de SPA sendo fundamental investir numa prevenção precoce. Este programa foi implementado junto de 81 alunos de uma Escola Profissional da região Centro. Os instrumentos utilizados para proceder à avaliação da eficácia da intervenção foram os questionários de avaliação pré e pós-intervenção e de avaliação da satisfação geral dos participantes, cuja análise de dados foi efetuada através do IBM SPSS, versão 28.0. Os resultados obtidos permitem perceber que, no geral, os participantes melhoraram o seu nível de conhecimentos acerca das SPA e revelaram que existe satisfação com o programa e com o modo como os temas foram expostos e debatidos. Importa perceber os efeitos do programa nos comportamentos dos jovens e continuar a investir na intervenção preventiva, principalmente em contexto escolar.
- Perceção de conhecimentos na alta hospitalar : Impacto do contexto sociodemográfico e obstétricoPublication . Santos, Jessica Maria da Silva; Nelas, PaulaEnquadramento: O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, do 2ºano, do 7º Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia e do 12º Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Nele, está descrito o percurso para o desenvolvimento de competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Na componente de investigação estudámos a perceção de conhecimentos das puérperas na alta hospitalar: impacto do contexto sociodemográfico e obstétrico. Objetivos: Este relatório tem como objetivo descrever as competências comuns e específicas que foram adquiridas e desenvolvidas ao longo dos diversos estágios, tendo por base o Regulamento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica (Regulamento n.º 391/2019) e avaliar a relação entre os conhecimentos das puérperas na alta hospitalar e as variáveis sociodemográficas e obstétricas. Metodologia: Na primeira parte do relatório foram descritos todos os ensinos clínicos realizados, recorrendo para o efeito uma análise crítico-reflexiva, baseada na evidência científica mais recente. Na segunda parte é apresentada a investigação desenvolvida, sendo esta um estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, quantitativo, numa amostra não probabilística por conveniência, com a recolha de dados através de um questionário a puérperas internadas num Serviço de Obstetrícia de um Hospital da região centro de Portugal Continental. Conclusão: As competências comuns e específicas foram adquiridas. Através da investigação verificámos que 97,1% das puérperas apresentou níveis de conhecimentos percecionados elevados. São influenciados por fatores sociodemográficos, como o grupo etário (p=0,012), as habilitações literárias (p=0,001) e a profissão (p=0,003), que afetam os conhecimentos percecionados pela puérpera, em relação ao índice global; o rendimento mensal influencia os conhecimentos na dimensão “Informações Gerais” (p=0,026). Quanto aos fatores obstétricos, a inexistência de dúvidas (p<0,001) e a promoção do autocuidado da puérpera (p=0,026), durante o internamento hospitalar predizem os conhecimentos percecionados, em relação ao índice global; a presença de uma pessoa significativa durante o TP e parto influencia os conhecimentos nas dimensões “Cuidados ao bebé”, “Autocuidado da puérpera” e “Alimentação do bebé” (p<0,05) e o tipo de apoio prestado pelo acompanhante durante o TP e parto influi os conhecimentos na dimensão “Informações gerais” (p=0,026). O EEESMO é o principal responsável na promoção dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que facilitam a autoeficácia e o desenvolvimento das competências parentais. Desta forma é garantida a adoção de comportamentos de saúde, pela puérpera, que sejam promotoras do autocuidado e cuidados ao recém nascido. Palavras-chave: puérperas, literacia em saúde materna, pós-parto, autocuidado, recém-nascido, competências parentais.