Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perceção de conhecimentos na alta hospitalar : Impacto do contexto sociodemográfico e obstétrico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
JessicaMariaSilvaSantos_RM.pdf1.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Enquadramento: O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, do 2ºano, do 7º Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia e do 12º Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Nele, está descrito o percurso para o desenvolvimento de competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Na componente de investigação estudámos a perceção de conhecimentos das puérperas na alta hospitalar: impacto do contexto sociodemográfico e obstétrico. Objetivos: Este relatório tem como objetivo descrever as competências comuns e específicas que foram adquiridas e desenvolvidas ao longo dos diversos estágios, tendo por base o Regulamento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica (Regulamento n.º 391/2019) e avaliar a relação entre os conhecimentos das puérperas na alta hospitalar e as variáveis sociodemográficas e obstétricas. Metodologia: Na primeira parte do relatório foram descritos todos os ensinos clínicos realizados, recorrendo para o efeito uma análise crítico-reflexiva, baseada na evidência científica mais recente. Na segunda parte é apresentada a investigação desenvolvida, sendo esta um estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, quantitativo, numa amostra não probabilística por conveniência, com a recolha de dados através de um questionário a puérperas internadas num Serviço de Obstetrícia de um Hospital da região centro de Portugal Continental. Conclusão: As competências comuns e específicas foram adquiridas. Através da investigação verificámos que 97,1% das puérperas apresentou níveis de conhecimentos percecionados elevados. São influenciados por fatores sociodemográficos, como o grupo etário (p=0,012), as habilitações literárias (p=0,001) e a profissão (p=0,003), que afetam os conhecimentos percecionados pela puérpera, em relação ao índice global; o rendimento mensal influencia os conhecimentos na dimensão “Informações Gerais” (p=0,026). Quanto aos fatores obstétricos, a inexistência de dúvidas (p<0,001) e a promoção do autocuidado da puérpera (p=0,026), durante o internamento hospitalar predizem os conhecimentos percecionados, em relação ao índice global; a presença de uma pessoa significativa durante o TP e parto influencia os conhecimentos nas dimensões “Cuidados ao bebé”, “Autocuidado da puérpera” e “Alimentação do bebé” (p<0,05) e o tipo de apoio prestado pelo acompanhante durante o TP e parto influi os conhecimentos na dimensão “Informações gerais” (p=0,026). O EEESMO é o principal responsável na promoção dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que facilitam a autoeficácia e o desenvolvimento das competências parentais. Desta forma é garantida a adoção de comportamentos de saúde, pela puérpera, que sejam promotoras do autocuidado e cuidados ao recém nascido. Palavras-chave: puérperas, literacia em saúde materna, pós-parto, autocuidado, recém-nascido, competências parentais.
Abstract Background: This Final Report was developed as part of the course unit "Internship with Final Report: Maternal Health, Obstetrics and Gynaecology Nursing" in the 2nd year of the 7th Master's Degree in Maternal Health, Obstetrics and Gynaecology Nursing and the 12th Postgraduate Specialisation Course in Maternal Health and Obstetrics Nursing at the Escola Superior de Saúde of the Instituto Politécnico de Viseu. It describes the path to developing competences for obtaining the title of specialist and master's degree in Maternal, Obstetric and Gynaecological Health. In the research component, we studied the perception of puerperal women's knowledge at hospital discharge: the impact of the sociodemographic and obstetric context. Objectives: The aim of this report is to describe the common and specific competences that were acquired and developed during the various internships, based on the Regulation on the specific competences of nurses specialising in maternal health and obstetric nursing (Regulation 391/2019) and to assess the relationship between the knowledge of postpartum women at hospital discharge and sociodemographic and obstetric variables. Methodology: The first part of the report describes all the clinical training carried out, using a critical reflexive analysis based on the latest scientific evidence. The second part presents the research carried out, which was an analytical, descriptive-correlational, cross-sectional, quantitative study with a non probabilistic sample for convenience, using a questionnaire to collect data from puerperal women admitted to the Obstetrics Department of a hospital in the central region of mainland Portugal. Conclusion: Common and specific competences were acquired. The research found that 97.1 per cent of puerperal women had high levels of perceived knowledge. They are influenced by sociodemographic factors such as age group (p=0.012), educational qualifications (p=0.001) and profession (p=0.003), which affect the puerperal woman's perceived knowledge in relation to the overall index; monthly income influences knowledge in the "General Information" dimension (p=0.026). As for obstetric factors, the absence of doubts (p<0.001) and the promotion of self-care by the puerperal woman (p=0.026) during hospitalisation predict perceived knowledge, in relation to the overall index; the presence of a significant person during labour and delivery influences knowledge in the "Baby care", "Self-care of the puerperal woman" and "Feeding the baby" dimensions (p<0.05) and the type of support provided by the companion during labour and delivery influences knowledge in the "General information" dimension (p=0.026). The EHESM is primarily responsible for promoting the knowledge, skills and attitudes that facilitate self-efficacy and the development of parenting competences. This ensures that the puerperal woman adopts health behaviours that promote self-care and care for the newborn. Keywords: puerperal women, maternal health literacy, postpartum, self-care, newborn, parenting skills.

Description

Keywords

Alta do doente Autocuidado Conhecimentos, atitudes e prática em saúde Enfermagem obstétrica Literacia em saúde Puerpério Saúde materna Health knowledge, attitudes, practice Health literacy Maternal health Obstetric nursing Patient discharge Postpartum period Self care

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue