Browsing by Author "Santos, Maria José"
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- Adaptação portuguesa e validação da versão reduzida da Condom Use Self-efficacy ScalePublication . Santos, Maria José; Ferreira, Elizabete; Duarte, João; Ferreira, ManuelaIntrodução: O preservativo é o método mais eficaz na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis. É reconhecido o papel da autoeficácia na predição de comportamentos de saúde e a autoeficácia para usar preservativo tem-se mostrado um constructo-chave relacionado com o uso efetivo do preservativo. Objetivos: Proceder à adaptação e validação da versão reduzida da Condom Use Self-efficacy Scale (CUSES) para estudantes do ensino superior português. Material e métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo-correlacional numa amostra de conveniência de 1.946 estudantes do ensino superior, 64% raparigas e 36% rapazes, com idade média de 21 anos (20,74 ± 2,32). Resultados: A análise das características psicométricas da escala foi avaliada com recurso à análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), realizada em 2 subgrupos aleatorizados da amostra inicial. Os resultados da AFE revelaram uma estrutura com 4 fatores, semelhante à escala original, que explicam 70,6% da variância e uma boa consistência interna ( = 0,86). A AFC revelou a necessidade de ajustamento do modelo aos dados, apresentando o modelo modificado índices aceitáveis de ajustamento. A versão modificada revelou valores adequados de fiabilidade, validade fatorial e validade concorrente e discriminante. Conclusões: As propriedades psicométricas avaliadas permitem considerar a utilizac¸ão deste instrumento no desenvolvimento de programas de saúde sexual e reprodutiva para estudantes do ensino superior português, pois permite determinar os domínios relevantes da percec¸ão da autoeficácia para usar o preservativo.
- Knowledge of and attitudes toward sexual and reproductive health among college studentsPublication . Santos, Maria José; Ferreira, Elisabete; Ferreira, ManuelaAbstract Introduction: Knowledge provides the foundation for values, attitudes and behavior. Knowledge about sexual and reproductive health (SRH) and positive attitudes are essential for implementing protective behaviors. Objectives: The aim of this study was to evaluate SRH knowledge and attitudes in college students and their association with sexual and reproductive behaviors. Material and methods: A cross-sectional study was conducted in a sample of 1946 college students. The data were collected using a self-report questionnaire on the sociodemographics characteristics of the sample, an inventory on SRH knowledge and an attitude scale, and were analyzed with descriptive and inferential statistics (ANOVA and Pearson’s correlation). Results: The sample was 64% female and 36% male, with a mean age of 21 years. The majority were sexually active and used contraception. The SRH knowledge was moderate (22.27 ± 5.79; maximum score = 44), while the average SRH attitude score was more favorable (118.29 ± 13.92; maximum score = 140). Female and younger students studying life and health sciences had higher (P < .05) SRH knowledge and attitude scores. The consistent use of condom and health care surveillance were highly dependent on the students’ SRH knowledge and attitudes. Engagement in sexual risk behaviors was associated with lower scores for these variables. Conclusions: Strategies to increase SRH knowledge and attitudes are important tools for improving protective behaviors, especially with respect to contraception, health care surveillance and exposure to sexual risk. Older males studying topics other than life sciences should be a priority target for interventions due to their higher sexual risk
- Promoção de saúde da mulher : desafios e tendênciasPublication . Coutinho, Emília; Dias, Hélia; Santos, Maria José; Leitão, Ana Lúcia; Pires, Ana Sofia; Feliciano, Anabela; Pereira, Carolina Novado; Loureiro, Maria Peres; Rasteiro, Regina; Martins, Susana; Machado, VanessaA enfermagem de saúde materna e obstétrica focada na saúde sexual e reprodutiva apresenta-se como eixo central nesta edição didática, de cariz metodológico. São apresentados oito artigos de revisão, seis utilizam o método de revisão integrativa da literatura e dois artigos utilizam a Scoping Review, com vista à identificação ou mapeamento da síntese do conhecimento produzido. As temáticas apresentadas são as seguintes: literacia em sexualidade e a adoção de comportamentos de risco em estudantes do ensino superior: uma revisão integrativa da literatura; conhecimentos dos enfermeiros sobre métodos modernos de planeamento familiar natural para evitar uma gravidez: uma scoping review; adesão dos casais aos programas de preparação para o nascimento com o enfermeiro especialista de saúde materna e obstétrica: uma revisão integrativa da literatura; intervenções do enfermeiro especialista durante o trabalho de parto consideradas como cuidados centrados na mulher/casal: uma revisão integrativa da literatura; o efeito da massagem no alívio da dor de trabalho de parto: uma scoping review; complicações maternas e fetais decorrentes da utilização da manobra de kristeller durante o período expulsivo: uma revisão integrativa da literatura; distócia de ombros, manobras a implementar: uma revisão integrativa da literatura; Disfunções do pavimento pélvico durante o primeiro ano após o parto: uma revisão integrativa da literatura.