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- Agro-industrial wastes as building insulation materials: A review and challenges for Euro-Mediterranean countriesPublication . Cintura, Eleonora; Nunes, Lina; Esteves, Bruno; Faria, PaulinaThis study investigates the possibility of using agro-industrial wastes for building products, mainly focusing on their insulation properties. A classification of bio-wastes is provided, namely of the lignocellulosic ones and their features and properties are described. Information about three main topics is collected: world production and consumption of some crops already used as building materials, their chemical composition and their most studied properties. Since the considered materials are lignocellulosic and they have many common features, a com- parison is made. The aim is to have comparable information to support future research related to the production of eco-efficient indoor insulation boards. The result of this research is the choice of four different agro-industrial wastes produced in the Euro-Mediterranean Countries. This area was chosen as buildings typically have little or no insulation due to the regional mild climate; however, particularly with climate change, indoor hygrothermal comfort is poor. The collection of information allows some conclusions to be reached about the different bio- wastes already studied and identify gaps in the literature.
- Qualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de paresPublication . Félix, Ana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, FranciscoA qualidade de vida (QV) manifesta-se, precocemente, em domínios fundamentais da vida (família, escola e grupo de pares) e na relação com variáveis sociodemográficas. Atualmente, as restrições no contacto com estes grupos, particularmente na infância e adolescência, exaltam a importância de estratégias promotoras da QV nos mais jovens. Caracterizou-se a QV de crianças e jovens, explorando a relevância da escola, família e grupo de pares, num estudo quantitativo não experimental, com 605 participantes (69.4% crianças, 8-12 anos e 30.6% jovens, 13-17 anos), maioritariamente do interior do país (77%), 56.8% femininos e 57.2% do meio rural. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o Kid-Kindl para avaliação das dimensões escola, família e pares, da QV. As crianças apresentaram melhores resultados em todas as dimensões e no total da QV (QVg), exceto na subescala família. Esta última destacou-se nas crianças femininas, enquanto a escola se mostrou negativamente associada à idade (rs=-.144, p=.023). As crianças do meio rural e agregados familiares numerosos superiorizaram-se na QVg e subescala de bem-estar emocional. O género diferenciou favoravelmente os jovens masculinos no bem-estar emocional. A idade e o meio não foram relevantes neste grupo, mas a adoção de um estilo de vida saudável associou-se positivamente ao bem-estar emocional e QVg. O regresso a estilos de vida marcados pela ruralidade e em família alargada parece constituir-se promissor no âmbito da QV, sobretudo dos mais novos, incluindo as relações com os pares. Numa altura em que o recurso às interações baseadas nas tecnologias se agravou pela pandemia COVID-19, intensifica-se o desafio.
- Estudo de caso sobre a inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebralPublication . Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, RosinaA escola inclusiva preconiza a possibilidade de todos os alunos, com meios e recursos individualizados, frequentarem o ensino regular. A finalidade, para os alunos com necessidades educativas específicas (NEE), é potenciar o desenvolvimento das capacidades/aptidões individuais, por caminhos diferenciados dos outros. Neste estudo pretendeu-se compreender o processo de inclusão escolar de uma criança de 12 anos (6º ano de escolaridade), com paralisia cerebral associada a outras perturbações, partindo das perceções de agentes da comunidade educativa. Os dados foram recolhidos através do PEI (Programa Educativo Individual), entrevistas (encarregada de educação e docentes), teste sociométrico à turma e observações livres. O perfil funcional apresenta deficiência de ligeira a moderada (funções e estruturas corporais), grave (funções mentais globais e específicas) e dificuldade moderada a grave (atividade e participação), com reflexo nas aprendizagens, inviabilizando um percurso escolar regular. A intervenção incidiu em aspetos posturais, cognitivos, motores, de autonomia, iniciativa e persistência nas tarefas, comunicação e integração social, visando a inclusão do aluno nas atividades da turma, com respetivas adaptações. Adotaram-se metodologias de aprendizagem cooperativa e de repetição, nas atividades domésticas. O aluno mostrou-se bem-disposto e divertido (e.g. atividades com música), com relação de cumplicidade face aos colegas e auxiliar de apoio, participando em atividades de grupo por iniciativa própria, embora preferindo atividades individuais. Apresentou indiferença sociométrica. Os docentes referiram impacto positivo do PEI na comunicação e interação, considerando necessária a sua continuidade. Os PEI com medidas e apoios educativos maioritariamente fora da sala de aula podem conduzir a práticas mais integradoras do que inclusivas.
- An Insight into the Level of Information about Sustainability of Edible Insects in a Traditionally Non-Insect-Eating Country: Exploratory StudyPublication . Guiné, Raquel P. F.; Florença, Sofia De Guiné E; Anjos, O.; Correia, Paula; Ferreira, Bruno; Costa, Cristina Amaro DaInsects have been reported as a possible alternative solution to help feed the growing world pop-ulation with less stress on the planet, thus contributing to the preservation of the environment and natural ecosystems. However, the consumption of edible insects (EIs), although culturally ac-cepted for some communities, is not readily accepted for others. Hence this work explores the lev-el of information that people in a traditionally non-insect-eating country have about the sustaina-bility issues related with EIs, and also some possible reasons that could motivate their consump-tion. The study was based on a questionnaire survey and the results were explored by descriptive statistic tools, tree classification analysis, factor analysis and cluster analysis. The results showed that the level of information is still low in general, with most people not manifesting an opinion. However, some aspects are relatively familiar to the participants (88.9% know that the ecological footprint of insects is smaller than other meats and 86.9% know that they efficiently convert or-ganic matter into protein). Factor and cluster analysis showed three classes: cluster 1—people not informed about the facts disclosed through the true statements and also not able to distinguish the false information; cluster 2—people not informed about the facts disclosed through the true statements but who were able to distinguish the false information; and cluster 3—people well in-formed about the facts disclosed through the true statements but who were marginally unable to distinguish the false information. It was also found that education, sex and professional area are the most relevant sociodemographic factors associated with the level of information, and the highest motivations to consume EIs are their contribution to preserve the environment and natu-ral resources followed by being a more sustainable option (for 64.7% and 53.4% of participants, respectively). Hence it was concluded that, although some work still needs to be done to better inform people about EIs, there is already some conscientiousness that they constitute a good and more sustainable alternative to other types of meat.
- Manual de Boas Práticas para Cantinas SustentáveisPublication . Veiga, Maria João; Oliveira, Carolina; Costa, Cristina Amaro Da; Oliveira, Jorge; Teixeira-Lemos, Edite
- ATIVIDADE FÍSICA DO RECREIO PARA A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIAISPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Dias, Joana
- Promoção de saúde da mulher : desafios e tendênciasPublication . Coutinho, Emília; Dias, Hélia; Santos, Maria José; Leitão, Ana Lúcia; Pires, Ana Sofia; Feliciano, Anabela; Pereira, Carolina Novado; Loureiro, Maria Peres; Rasteiro, Regina; Martins, Susana; Machado, VanessaA enfermagem de saúde materna e obstétrica focada na saúde sexual e reprodutiva apresenta-se como eixo central nesta edição didática, de cariz metodológico. São apresentados oito artigos de revisão, seis utilizam o método de revisão integrativa da literatura e dois artigos utilizam a Scoping Review, com vista à identificação ou mapeamento da síntese do conhecimento produzido. As temáticas apresentadas são as seguintes: literacia em sexualidade e a adoção de comportamentos de risco em estudantes do ensino superior: uma revisão integrativa da literatura; conhecimentos dos enfermeiros sobre métodos modernos de planeamento familiar natural para evitar uma gravidez: uma scoping review; adesão dos casais aos programas de preparação para o nascimento com o enfermeiro especialista de saúde materna e obstétrica: uma revisão integrativa da literatura; intervenções do enfermeiro especialista durante o trabalho de parto consideradas como cuidados centrados na mulher/casal: uma revisão integrativa da literatura; o efeito da massagem no alívio da dor de trabalho de parto: uma scoping review; complicações maternas e fetais decorrentes da utilização da manobra de kristeller durante o período expulsivo: uma revisão integrativa da literatura; distócia de ombros, manobras a implementar: uma revisão integrativa da literatura; Disfunções do pavimento pélvico durante o primeiro ano após o parto: uma revisão integrativa da literatura.
- Intervenção em respostas sociais para pessoas mais velhas durante a pandemia: Das experiências do passado às perspetivas para o futuroPublication . Araújo, Lia; Dias, Sofia; Marques, Carolinne; Cid, Xosé; Sousa, LilianaO programa de photovoice intitulado "Eyes on the Pandemic" foi desenvolvido após um ano de pandemia COVID-19 com Educadores Sociais a trabalhar em respostas sociais para pessoas idosas com o objetivo de explorar as suas experiências e perspectivas. Este estudo descreve o programa e os resultados, incluindo a descrição da experiência dos profissionais durante o ano de pandemia; e a sua perspetiva sobre o impacto do programa e da metodologia. Ao longo de sete sessões, 13 Educadores Sociais partilharam, com recurso a foto- grafias tiradas por si e apresentadas em grupo, uma experiência caracterizada pela (i) resposta imediata à pandemia, (ii) desenvolvimento profissional e pessoal, (iii) trabalho de equipa e (iv) olhos no futuro. O Photovoice (metodologia) teve benefícios ao nível do sentido de comunidade, conhecimento, valorização profissional e esperança. Este estudo realça o papel dos profissionais de intervenção social na linha da frente da pandemia e o contributo desta experiência para o seu crescimento e mudanças no futuro da intervenção. Dados os bene- fícios apontados pelos participantes, sugere-se a aposta nesta metodologia, nomeadamente com outros públicos (e.g., outros profissionais, incluindo os não qualificados, e pessoas mais velhas, utentes).
- A importância das I Miniolimpíadas Experimentais de Ciência na formação científica dos professores do 1.º CEB e na Educação em Ciências.Publication . Oliveira, Filipa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela; Mendes, Cristiana; Abrantes, I.; Gama, Ricardo; Abreu, Maria Conceição; Aibéo, Alexandre; Alberto, Helena Vieira; Araújo, António; Carmo, Filipe; Galvão, Adelino; Galveias, Adriana; Kullberg, José Carlos; Lucas, Sofia; Maia, Miguel; Maria, Paula; Providência, Constança; Xavier, JoséAs Olimpíadas de Ciência têm o potencial de divulgar e motivar os alunos para a ciência, estimular a construção do conhecimento científico e promover o desenvolvimento de novas metodologias em contexto escolar de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), bem como identificar indicadores relevantes na Educação em Ciências (Oliveira & Paixão, 2018). Neste enquadramento, foi desenhado um estudo piloto para implementar, pela 1.ª vez em Portugal, as “I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência” ao nível do 1.º CEB. Em termos metodológicos, o estudo é classificado como exploratório-descritivo (Tuckman, 2000). A amostra envolve os diretores, os professores e os alunos do 4.º ano do 1.º CEB do distrito de Viseu. O projeto teve início no ano letivo 2020/2021, continuando em curso, e foi desenvolvido com base na análise dos resultados obtidos após a aplicação de questionários aos diretores e professores, com o objetivo de os auscultar sobre a sua realidade escolar e as práticas letivas na área das ciências e, ainda, sobre a exequibilidade das Mini-Olimpíadas. Com base nestes resultados, foram desenvolvidos: i) um Curso de Formação já realizado, intitulado “Recursos científicos e didáticos para a Educação em Ciências no 1.º CEB” e ii) as provas olímpicas de índole teórica e experimental no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, que serão implementadas posteriormente. Este estudo foi aprovado no contexto dos projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica do Instituto Politécnico de Viseu [PROJ/IPV/ ID&I/023], e é financiado pela Caixa Geral de Depósitos. Está a ser desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu em cooperação com a Ciência Viva, as Sociedades Portuguesas de Física e Química, a Sociedade Geológica de Portugal, a Ordem dos Biólogos, a Association of Polar Early Career Scientists e a International Association for Geoethics. Com a análise de posteriores resultados e consequentes conclusões, esperamos que seja possível estabelecer, entre os intervenientes da investigação, pontes de diálogo e reflexão sobre a Educação em Ciências no 1.º CEB. Finalizado o projeto, poderá haver a possibilidade de expandir a sua implementação a nível nacional, com alargamento da rede de parceiros. Nesta comunicação apresentar-se-á uma visão holística do estudo piloto e os primeiros resultados.
- Formação de pessoas idosas em novas tecnologiasPublication . Murciano Hueso, Alicia; Cardoso, Ana PaulaO prolongamento da vida das pessoas é uma das conquistas mais notáveis do nosso tempo. Portugal e Espanha, tal como outros países europeus, têm vindo a experimentar, nas últimas décadas, as consequências de profundas alterações demográficas e o aumento da esperança de vida, que representam já significativas oportunidades e desafios no desenvolvimento das sociedades do século XXI. A este fenómeno de acentuado envelhecimento, alia-se o desenvolvimento das sociedades de informação, com a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos as áreas. Esta situação complexa implica também mudanças aceleradas em muitos setores da sociedade, que representam um sério desafio para os países em desenvolvimento. Como resposta, a comunidade científica tem vindo a combinar esforços para estudar em profundidade a relação entre as tecnologias e os processos de envelhecimento. Assim, o campo de investigação da educação de adultos e da gerontologia educativa há muito que aborda a necessidade de estudar processos e espaços de aprendizagem adaptados às exigências e características das pessoas idosas, a fim de ultrapassar a brecha digital e assegurar o acesso e uso da tecnologia, com vista a beneficiar das suas vantagens. A seguir, apresentamos duas linhas chave de investigação educacional para países como Portugal e Espanha, que, com uma população envelhecida, enfrentam atualmente desafios e oportunidades semelhantes.