Browsing by Author "Santos, Ricardo"
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- Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.Publication . Santos, Ricardo; Pereira, AntoninoOs alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínua
- Qualidade de Vida do Doente Submetido a Ventilação Não Invasiva.Publication . Saraiva, Paula; Moreira, Maria Helena; Santos, Ricardo; Martins, RosaResumo A ventilação não invasiva (VNI) assume-se atualmente como uma opção terapêutica credível, com evidência científica suficiente para suportar a sua aplicação em variadas situações e contextos clínicos, relacionados com o tratamento da patologia respiratória aguda, bem como com a doença respiratória crónica. A perceção dos portadores de determinadas doenças sobre a sua saúde e qualidade de vida está relacionada com alguns aspectos inerentes aos limites impostos pela própria doença e tratamento. Este estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade de vida de doentes submetidos a VNI. A investigação empírica assentou num estudo transversal, perfilhando uma orientação correlacional, baseado numa abordagem de natureza quantitativa, tendo por base a aplicação do questionário específico SGRQ (St. George’s Respiratory Questionnaire1 ) a cada participante. Foram incluídos neste estudo 30 indivíduos com SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), que realizam VNI. Os resultados foram tratados no programa estatístico SPSS (versão 19). Os resultados obtidos com o questionário SGRQ demonstraram um comprometimento da qualidade de vida em todos os seus domínios (atividades, impacto, sintomas), sendo que, na amostra deste estudo, o domínio mais afetado foi o da “Atividade”, tendo 24 indivíduos apresentado comprometimento da qualidade de vida.
- A study on the feasibility of implementing a quality management system, based on the EFQM model in a School of EngineeringPublication . Santos, Ricardo; Abreu, AntónioIntroduction: Currently, and in a competitive context, Higher Education Institutions (HEIs) increasingly depend on the quality of their services, not only to satisfy their different stakeholders, but also to attract funding. In this way, HEIs tend to incorporate Internal Quality Management Systems (IQMS) into their strategy with a view to the continuous improvement of their performance. This work intends to analyze the applicability of an HEI, based on the European Foundation for Quality Management (EFQM) model, through its implementation in a public Portuguese HEI. Objectives: Contribute to a critical analysis of the applicability of an IQMS in the organizational performance of an HEI, based on the EFQM model, and implemented in a published HEI. Methods: A number of advantages and difficulties were obtained. For the difficulties obtained, it was proposed a set of suggestions for its overcoming. Results: A number of advantages and difficulties were obtained. For the difficulties obtained, it was proposed a set of suggestions for its overcoming. Conclusions: The application of the SIGQ in the HEI under study, proved to be beneficial, due to a set of perceived advantages, among them, the increase of the organizational efficiency. For each one of the disadvantages identified in the study, a set of solutions was proposed for its mitigation, thus allowing to reinforce the potential of applying the EFQM model in an HEI.