Browsing by Author "Santos, Tifany Isabel Valente dos"
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- A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na UcrâniaPublication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , JoanaA dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.