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- A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na UcrâniaPublication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , JoanaA dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.
- Consumer Motivations Towards Second-hand Clothing: a Case Study in PortugalPublication . Simões, Cláudia Pereira; Amaro, Suzanne Fonseca; Reis, Manuel António Lourenço dosThis research aims to explore the current dynamics of second-hand clothing (SHC) consumption among Portuguese consumers, focusing on the motivations behind it, the barriers to its adoption, and other behavioural and attitudinal dimensions to gain a deeper understanding of consumer engagement in this market. A comprehensive literature review was conducted, examining key topics such as consumerism, sustainability, fast fashion, consumer motivations, and the circular economy. This review provided a solid theoretical foundation and underscored the importance of addressing second-hand clothing consumption as a sustainable alternative in the context of contemporary environmental and social challenges. To gather data, an online survey was conducted in Portugal during November 2024. A total of 230 respondents participated, and the survey categorized them as SHC consumers or non-consumers. The questionnaire aimed to capture motivational and attitudinal factors, as well as behavioural patterns, providing a multidimensional perspective on SHC consumption. Factor analysis revealed four motivational factors for SHC consumption: sustainable, economic, hedonic, and ethical motivations, with sustainable and economic motivations being the most significant. Gender differences were observed, with females scoring higher on sustainability and economic motivations. For non-consumers, three barrier factors were identified: contaminated interaction, social perception, and availability of local second-hand stores, with the latter being the most substantial. By identifying these motivations, barriers, and behavioral patterns, this study contributes to a better understanding of how to design effective communication strategies aimed at promoting sustainable consumption practices. Encouraging the reuse of clothing is not only a step toward fostering a circular economy but also a means to combat consumerism and ensure a more sustainable future for society as a whole.