Browsing by Author "Sousa, Pedro Miguel Cardoso de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de um Sistema de E-learning ligado à Gestão Académica na Escola Superior de Saúde de ViseuPublication . Sousa, Pedro Miguel Cardoso de; Lacerda, Ana Cristina Wanzeller GuedesNos últimos cinco anos o e-learning no Instituto Politécnico de Viseu constituiu um novo veículo de aprendizagem, que permitiu a gestão e disponibilização de recursos de aprendizagem e de cursos. Esta investigação emerge da necessidade sentida pela entidade empregadora, Escola Superior de Saúde de Viseu de dispor do serviço de e-learning em pleno durante o ano lectivo de 2010/2011, após o encerramento da anterior plataforma WEBCT (Blackboard) e respectiva substituição pelo MOODLE. Implementou-se o serviço de e-learning e efectuou-se um estudo analíticocorrelacional para avaliar a usabilidade do MOODLE na população estudantil da escola, após ligação entre o sistema de gestão académico e o sistema de e-learning, numa amostra de 412 alunos. A colheita de dados teve por base, a escala de satisfação da usabilidade do MOODLE elaborada e validada para este estudo. Os resultados sugerem que as variáveis sócio-demográficas não influenciam a usabilidade do MOODLE. Os estudantes do curso de Pós -licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária são os mais satisfeitos com a Autonomia na utilização intuitiva do MOODLE. Os estudantes sem estatuto de trabalhadores estudantes, que referem que o seu curso está bem organizado são os que se apresentam mais satisfeitos com a usabilidade do MOODLE, com a sua eficiência e são os mais autónomos na sua utilização. Os alunos que referem que a formação online tem “alguma” utilidade e que acederam ao MOODLE com “muita” frequência nos últimos 30 dias, são os que apresentam maior usabilidade.