Browsing by Author "Sousa, Rute Cláudia Paiva de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A educação visual e tecnológica e a interdisciplinaridadePublication . Sousa, Rute Cláudia Paiva de; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséA presente investigação tem como principal objetivo, verificar se as práticas interdisciplinares entre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e as outras disciplinas do mesmo ano curricular, favorecem as aprendizagens dos alunos no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado no ano letivo de 2010/2011, em dois agrupamentos localizados em áreas geográficas distintas, uma na Beira Alta e outra na Estremadura. Salientamos ainda que as escolas A e B se situam respetivamente, numa zona rural de interior, em Seia, e a outra numa zona litoral e suburbana, na Malveira, perto da grande Lisboa. Esta investigação envolveu os docentes e alunos do 2º ciclo do Ensino Básico de ambas as escolas. No quadro teórico tentámos aprofundar as questões relacionadas com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, inserida no ensino artístico, e desta com a interdisciplinaridade, como também, perceber de que forma é possível a articulação entre conteúdos e objetivos das várias disciplinas com esta, e, sobretudo como é planificada e concretizada a interdisciplinaridade. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de natureza quantitativa de caráter descritivo e comparativo. No que diz respeito à metodologia utilizámos para a recolha de dados o inquérito por questionário. Pudemos assim concluir que, a maioria dos professores articula os conteúdos e objetivos da sua disciplina com as disciplinas do mesmo ano curricular. Constatamos que este facto favorece o aluno nas suas aprendizagens, uma vez que a consolidação dos conteúdos é feita, através interdisciplinaridade entre disciplinas, bem como, com os ensinamentos que estes alunos adquirem fora do meio escolar. Deste modo, o nosso estudo comprovou a importância da necessidade das práticas interdisciplinares entre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e as outras disciplinas do mesmo ano curricular, pois estas favorecem as aprendizagens dos alunos.