Browsing by Author "Souto e Melo, Ana, co-orient."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunosPublication . Brandão, Joana Margarete Marques Lopes; Gomes, António Ferreira, orient.; Souto e Melo, Ana, co-orient.Resumo Com esta investigação propusemo-nos estudar o efeito da música relaxante e da música estimulante na ocorrência de situações de indisciplina, manifestadas pelos nossos alunos, durante as aulas práticas da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Procurámos perceber se a manifestação de situações indisciplinadas, apresentadas pelos alunos ao longo das aulas em que não foram sujeitos à música, apresentou diferenças comparativamente às situações de indisciplina manifestas nas aulas que os alunos estiveram sob a influência da música. Assim, este trabalho de investigação teve como finalidade perceber se a audição de diferentes tipos de música, no decorrer das aulas práticas de EVT, diminui a ocorrência de situações de indisciplina, dentro da sala de aula. Para tal, procedemos à realização de um estudo de casos comparativo, implementado em duas turmas, mediante uma investigação-acção, através da qual os alunos foram sujeitos à audição de música de dois tipos distintos, denominados por relaxante e estimulante. Deste modo, tivemos como participantes na investigação cinquenta e um alunos, pertencentes a duas turmas das quais somos docentes. Esta investigação dividiu-se em três momentos, um primeiro em que as aulas se desenrolaram na ausência de música, um segundo em que os alunos ouviram música relaxante e um terceiro em que ouviram música estimulante. Ao longo destes três momentos, que decorreram sempre durante as aulas práticas, os comportamentos indisciplinados dos alunos foram observados e registados em grelha própria, tendo sido este, o primeiro instrumento de recolha de dados utilizado. Posteriormente, procedeu-se à entrevista focus group, de modo a complementar os dados obtidos através da observação directa, que deste modo foram enriquecidos através das perspectivas que os alunos apresentaram sobre a experiência pela qual passaram. Este estudo permitiu-nos inferir que a audição de música relaxante e estimulante, durante as aulas práticas de EVT, provocou a diminuição da ocorrência de situações de indisciplina apresentadas pelos alunos, assim como contribuiu para provocar nos alunos estados de relaxamento e descontracção, motivando-os para a realização das actividades propostas.