Browsing by Author "Tojal, Isabel Maria Henriques"
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- A valorização da área disciplinar de Educação Física pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tojal, Isabel Maria Henriques; Cardoso, Ana PaulaA área da Educação Física permite que o ser humano se desenvolva psicologicamente, socialmente, mentalmente e fisicamente, ou seja, se desenvolva integralmente. Deste modo, é globalmente reconhecida a importância da atividade física, no entanto na prática isto não se verifica, tendo vindo a existir um aumento considerável nos níveis de sedentarismo da população. Como em muitos outros aspetos relacionados com a educação, durante muito tempo, o ensino da Educação Física pouco mais conseguiu em Portugal que discursos bemintencionados e medidas legislativas sem grande alcance prático. Apesar de se notar uma evolução na valorização atribuída a esta componente curricular, na atualidade, esta ainda não é valorizada da forma esperada pelo corpo docente. O presente Relatório Final de Estágio tem por objetivos a reflexão e análise crítica das práticas desenvolvidas e a concretização do trabalho investigativo sobre um problema relacionado com a Prática de Ensino Supervisionada. Este encontra-se dividido em duas importantes partes. A primeira parte é referente às práticas desenvolvidas em contexto de estágio, tendo por base autores de referência e os documentos orientadores do Ensino Básico. A segunda parte é alusiva ao estudo e tem por finalidade analisar a valorização atribuída à área disciplinar de Educação Física pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com pesquisa em bases científicas e concretizado um estudo de caráter qualitativo. O trabalho investigativo tem como grupo de estudo dez professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de dois agrupamentos do concelho de Viseu e baseia-se na realização de entrevistas semiestruturadas. A recolha de dados foi concretizada num ambiente de pesquisa natural. Os dados levantados pela pesquisa tornam-se significativos no momento da sua análise e interpretação, sendo que este trabalho é resultado da reflexão e estudo do material recolhido, o que nos permitiu dar resposta aos objetivos delineados para a investigação. Por meio do estudo constata-se que os docentes reconhecem a importância da Educação Física, porém a valorização que lhe atribuem é em termos conceptuais, pois na prática os docentes não a valorizam da forma idealizada, algo que se verifica na sua lecionação. Esta desvalorização é justificada pela falta de recursos espaciais e materiais, mas essencialmente pela insegurança que os professores sentem, isto porque, consideram que a sua formação não é suficiente para o ensino da Educação Física e, por isso, defendem a coadjuvação por um professor especializado na área.