Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A valorização da área disciplinar de Educação Física pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
376-Relatorio final.pdf3.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A área da Educação Física permite que o ser humano se desenvolva psicologicamente, socialmente, mentalmente e fisicamente, ou seja, se desenvolva integralmente. Deste modo, é globalmente reconhecida a importância da atividade física, no entanto na prática isto não se verifica, tendo vindo a existir um aumento considerável nos níveis de sedentarismo da população. Como em muitos outros aspetos relacionados com a educação, durante muito tempo, o ensino da Educação Física pouco mais conseguiu em Portugal que discursos bemintencionados e medidas legislativas sem grande alcance prático. Apesar de se notar uma evolução na valorização atribuída a esta componente curricular, na atualidade, esta ainda não é valorizada da forma esperada pelo corpo docente. O presente Relatório Final de Estágio tem por objetivos a reflexão e análise crítica das práticas desenvolvidas e a concretização do trabalho investigativo sobre um problema relacionado com a Prática de Ensino Supervisionada. Este encontra-se dividido em duas importantes partes. A primeira parte é referente às práticas desenvolvidas em contexto de estágio, tendo por base autores de referência e os documentos orientadores do Ensino Básico. A segunda parte é alusiva ao estudo e tem por finalidade analisar a valorização atribuída à área disciplinar de Educação Física pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com pesquisa em bases científicas e concretizado um estudo de caráter qualitativo. O trabalho investigativo tem como grupo de estudo dez professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de dois agrupamentos do concelho de Viseu e baseia-se na realização de entrevistas semiestruturadas. A recolha de dados foi concretizada num ambiente de pesquisa natural. Os dados levantados pela pesquisa tornam-se significativos no momento da sua análise e interpretação, sendo que este trabalho é resultado da reflexão e estudo do material recolhido, o que nos permitiu dar resposta aos objetivos delineados para a investigação. Por meio do estudo constata-se que os docentes reconhecem a importância da Educação Física, porém a valorização que lhe atribuem é em termos conceptuais, pois na prática os docentes não a valorizam da forma idealizada, algo que se verifica na sua lecionação. Esta desvalorização é justificada pela falta de recursos espaciais e materiais, mas essencialmente pela insegurança que os professores sentem, isto porque, consideram que a sua formação não é suficiente para o ensino da Educação Física e, por isso, defendem a coadjuvação por um professor especializado na área.
The area of Physical Education allows human beings to develop psychologically, socially, mentally, and physically, that is, to develop fully. Therefore, the importance of physical activity is globally recognized, however, in practice this is not the case, and there has been a considerable increase in the population's sedentary lifestyle. As in many other aspects related to education, for a long time, the teaching of Physical Education achieved little more in Portugal than well-intentioned speeches and legislative measures without much practical scope. Despite noticing an evolution in the value attributed to this curricular component, currently, it's still not valued in the way expected by the teaching staff. This Final Internship Report aims to reflect on and critically analyze the practices developed and to carry out research into a problem related to Supervised Teaching Practice. The report is split into two main parts. The first refers to the practices developed in the internship context based on reference authors and the guiding documents for Basic Education. The second one refers to the study and aims to analyze the value attributed to the subject area of Physical Education by teachers of the 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, a bibliographical analysis was carried out using scientific databases and a qualitative study. The investigative work has as its study group ten teachers from the 1st Cycle of Basic Education from two school groups in Viseu’s municipality and is based on semistructured interviews. The data collection was carried out in a natural research environment. The data collected by the research becomes significant when it is analyzed and interpreted, and this work is the result of reflection and study of the material collected, which allowed us to respond to the objectives outlined for the investigation. Through the study it is clear that teachers recognize the importance of Physical Education, however, the value they attribute to it is in conceptual terms, as in practice teachers do not value it in the idealized way, something that can be seen in their teaching. This devaluation is justified by the lack of spatial and material resources, but essentially by the insecurity that teachers feel, because they consider that their training is not sufficient for teaching Physical Education and, therefore, they defend the supporting of a specialized teacher in the area.

Description

Keywords

Educação Física 1.º Ciclo do Ensino Básico crianças currículo valorização desenvolvimento Physical Education 1st Cycle of Basic Education children curriculum valorization development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue