RE - Número 12 - Outubro de 1998
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- As empresas na Sociedade da informaçãoPublication . Lázaro, Carlos Manuel FreitasActualmente, a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida, tem vindo a tornar-se cada vez mais um instrumento de gestão, constituindo uma necessidade básica para a decisão, realização e controlo das actividades e fundamental no sucesso das organizações (públicas ou privadas). Vivemos uma era de mudança socio-económica, suportada em meios digitais e em processos de inovação com apelo à criatividade, na procura da diferenciação de novos produtos, processos e serviços, que se materializa na formação da chamada "Sociedade da Informação" baseada no conhecimento. A Sociedade da Informação, recorrendo crescentemente a redes digitais de informação, no domínio da actividade económica e do bem-estar social, resulta do desenvolvimento das novas tecnologias da informação, do audiovisual e das comunicações, com impactos profundos em vários domínios, como por exemplo, no trabalho, na educação, na ciência, na saúde, no lazer, nos transportes e no ambiente. O tema "Sociedade da Informação" tem sido objecto de um amplo debate nacional promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo sido aprovado em Abril de 1997, em Conselho de Ministros, o chamado "Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal", documento imprescindível à sua compreensão e disponível em formato electrónico no servidor "World Wide Web" da "Missão para a Sociedade da Informação" em "http://www.missao-si.mct.pt".
- Formação de Professores do 1º. C.E.B.Publication . Menezes, LuísA necessidade de formação contínua resulta de os conhecimentos e competências adquiridos pelos professores antes e durante a formação inicial se tornarem insuficientes para o exercício das suas funções ao longo de toda a sua carreira. Este problema coloca-se com cada vez mais acuidade neste final de século e atravessa as mais diversas profissões. Os professores, na sua generalidade, e os do primeiro ciclo do ensino básico, em particular, testemunham a evolução inebriante da sociedade do fim do segundo milénio. Esta sociedade coloca-nos questões cada vez mais complexas que solicitam respostas convenientemente fundamentadas. Como preparar os professores para este embate?
- Os mil perfis de GranadaPublication . Cunha, Vasco Oliveira eVaga remota da grande inundação árabe, as areias do ocidente varridas pelos ventos da tormenta soprando do sul e do nascente, só o vasto oceano impediu Oqba Ben Nasi de oferecer a Alá as longínquas regiões que poderiam esconder-se por detrás das suas ondas. E o Islão, recentemente revelado, não necessitava ainda de branqueamentos colonais, de "purificações ultramarinas". Na maré alta de oito séculos, estabelecidos os fundamentos do poder, os muçulmanos criaram em Espanha um império sem par na terra cristã e ergueram no sopé da Sierra Nevada, na Colina Roja, ou Cerro de la Sabika, barca altiva e eterna rumando a oeste, a cidadela aristocrática de Madina al – Hamra, muralhas altaneiras, fortalezas inexpugnáveis, fronteiras de sensualidade e de opulência, palácios e jardins perfeitos de califas, de sultanas e de odaliscas, convergência de artistas do Norte e dos amantes da poesia e da música do Oriente, assimetria harmoniosa, alternância de luz e de sombras, perspectivas amplas do céu, da serra e da planura, "contemplação de um ambiente de vozes difíceis numa atmosfera que é quase pensamento, onde a poesia da meseta de San Juan de la Cruz se povoa de cedros e de fontes, e se torna possível na mística espanhola esse ar oriental, cervo vulnerado que assoma, ferido de amor, pelo outeiro". Na
- Finalidade Teística e Humanismo no primitivo ideal pedagógico JesuíticoPublication . Monteiro, Miguel CorrêaO ideal pedagógico dos primeiros Jesuítas reflecte o estilo próprio de Inácio de Loiola, o fervor religioso que coloca Deus como figura central das suas propostas educativas e as dificuldades da sua própria aprendizagem. A dimensão mística da Acção, dirigida para o serviço dos homens numa missão salvadora, é uma «mística de apostolado», patente não só no livro dos Exercícios Espirituais, no Diário Espiritual e nas Constituições da Companhia de Jesus, mas também nas diversas «ordenações de estudos» anteriores ao texto oficial e definitivo da Ratio Studiorum, fontes documentais importantes para a caracterização do ideal pedagógico dos jesuítas primitivos.
- Projecto de criação de um curso superior de turismo na escola superior de tecnologia de Viseu.Publication . Simões, Alfredo; Antunes, Joaquim; Abrantes, José LuísO turismo alcançou uma dimensão que o coloca a par das actividades económicas mais relevantes, prevendo-se que na próxima década se transforme na maior indústria a nível mundial. A dimensão que já atingiu, as suas características peculiares, os efeitos que provoca e as relações que estabelece, transformam-no numa das actividades que melhor pode protagonizar e impulsionar o desenvolvimento económico a nível nacional, regional e local (Cunha, 1994). A Região Centro de Portugal, área de influência da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), dispõe de grandes potencialidades que podem ser aproveitadas do ponto de vista turístico, sendo necessário, para tal, criar e melhorar as infraestruturas do sector e apostar fortemente nos Recursos Humanos.
- Avaliação de investimentos após a sua reallizaçãoPublication . Martins, Carlos VideiraO trabalho da Avaliação de Investimentos limita-se quase sempre a uma análise "a priori" dos projectos, cessando esse trabalho assim que se conheça o resultado da sua candidatura (aprovação ou rejeição). Nesta perspectiva, raramente se faz uma avaliação "a posteriori", isto é, tentar apreciar os desvios entre a situação planeada e a situação real. Da análise destes desvios, poder-se-ão tirar conclusões, por exemplo, em relação aos pressupostos considerados e à própria capacidade de previsão dos autores. Contudo, certamente o que mais interessará à empresa não é o grau de exactidão das previsões, mas sim saber se o projecto é útil e se valerá a pena ser desenvolvido.
- O BIC - Viiseu ao enconttro da ESTVPublication . Rua, CarlosAtravés do seu potencial de crescimento, certas empresas são um trunfo importante para a sua região. Apoiar o seu desenvolvimento, ajudar a sua criação, valorizar as capacidades empresariais e os projectos inovadores, a partir de um leque completo de serviços de elevado valor estratégico, foi o objectivo de uma operação piloto lançada em 1984 pela Comissão Europeia, através da DGXVI: Os Centros Europeus de Empresas e Inovação. Um Centro Europeu de Empresas e Inovação (CEEI ou BIC) é uma estrutura de parceria regional que oferece, em condições vantajosas, uma gama completa de serviços às pme’s orientados para a inovação na industria ou serviços.
- Cooperação no Ensino Superior na Região nórdica da Europa.. Programa NORDPLUSPublication . Silva, SóniaPor Região Nórdica da Europa entenda-se a área que cobre os Estados da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, assim como os territórios autónomos da Gronolândia, as Ilhas "Faeroe" (Dinamarca) e "Åland" (Finlândia). A Região Nórdica não deve ser confundida com a Escandinávia, tratando-se de um conceito mais abrangente, que reúne um conjunto de países com similaridades culturais decorrentes da sua proximidade aos mesmos "mares". Ao longo dos tempos, e apesar das disputas regionais e lutas monárquicas, prevaleceu sempre um sentido de identidade nórdica transnacional, que tem favorecido o incremento da cooperação dentro desta área. Oficialmente, a cooperação nórdica é conduzida através de duas organizações: o "Conselho Nórdico", que funciona como o forum de cooperação parlamentar, constituído por 87 membros, representantes dos 5 Estados independentes e dos 3 Territórios Autónomos. Esta organização toma as iniciativas políticas, segue e controla a cooperação nórdica; e o "Conselho de Ministros Nórdico", que coordena a cooperação governamental. Este avança com propostas nas sessões do "Conselho Nórdico", segue as suas recomendações, é responsável pela apresentação de resultados e, em alguns casos, coordena a cooperação em várias áreas.
- "Ditirambos a Diónysus" - Vinho na Arte - Subsídios para uma Iconografia Vinária.Publication .É muito feliz a associação do Vinho à Arte, porque é, desde tempos imemoriais, feita uma relação directa entre o êxtase delirante a que conduz a embriaguez do vinho, e a alucinação inspirada, como que um delírio lúcido, que provoca e potencía a criação artística.
- O sistema de educação na SuéciaPublication . Cunha, VascoO acesso de todos os cidadãos a uma educação equivalente, independentemente do sexo, de grupos étnicos, e de classe social; uma escola obrigatória (de nove anos) e uma escola secundária superior (de três anos) compreensivas, abertas a todos os jovens; a co-educação; a validade nacional dos currícula, tanto para a escola obrigatória como para a não obrigatória, são princípios fundamentais do sistema educativo da Suécia. Por outro lado, a escola especial para indivíduos portadores de deficiência, a escola Sami para a única minoria claramente definida no país, a educação de adultos, com diversidade de opções, e integrada no sistema de ensino público, e a formação contínua, igualmente oferecida em todo o país numa grande multiplicidade de formas, contribuem para a solidez de um sistema estruturalmente uniforme em todos os níveis em que se desenvolve.