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RE - Número 12 - Outubro de 1998

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 12
  • "Ditirambos a Diónysus" - Vinho na Arte - Subsídios para uma Iconografia Vinária.
    Publication .
    É muito feliz a associação do Vinho à Arte, porque é, desde tempos imemoriais, feita uma relação directa entre o êxtase delirante a que conduz a embriaguez do vinho, e a alucinação inspirada, como que um delírio lúcido, que provoca e potencía a criação artística.
  • Finalidade Teística e Humanismo no primitivo ideal pedagógico Jesuítico
    Publication . Monteiro, Miguel Corrêa
    O ideal pedagógico dos primeiros Jesuítas reflecte o estilo próprio de Inácio de Loiola, o fervor religioso que coloca Deus como figura central das suas propostas educativas e as dificuldades da sua própria aprendizagem. A dimensão mística da Acção, dirigida para o serviço dos homens numa missão salvadora, é uma «mística de apostolado», patente não só no livro dos Exercícios Espirituais, no Diário Espiritual e nas Constituições da Companhia de Jesus, mas também nas diversas «ordenações de estudos» anteriores ao texto oficial e definitivo da Ratio Studiorum, fontes documentais importantes para a caracterização do ideal pedagógico dos jesuítas primitivos.
  • Os mil perfis de Granada
    Publication . Cunha, Vasco Oliveira e
    Vaga remota da grande inundação árabe, as areias do ocidente varridas pelos ventos da tormenta soprando do sul e do nascente, só o vasto oceano impediu Oqba Ben Nasi de oferecer a Alá as longínquas regiões que poderiam esconder-se por detrás das suas ondas. E o Islão, recentemente revelado, não necessitava ainda de branqueamentos colonais, de "purificações ultramarinas". Na maré alta de oito séculos, estabelecidos os fundamentos do poder, os muçulmanos criaram em Espanha um império sem par na terra cristã e ergueram no sopé da Sierra Nevada, na Colina Roja, ou Cerro de la Sabika, barca altiva e eterna rumando a oeste, a cidadela aristocrática de Madina al – Hamra, muralhas altaneiras, fortalezas inexpugnáveis, fronteiras de sensualidade e de opulência, palácios e jardins perfeitos de califas, de sultanas e de odaliscas, convergência de artistas do Norte e dos amantes da poesia e da música do Oriente, assimetria harmoniosa, alternância de luz e de sombras, perspectivas amplas do céu, da serra e da planura, "contemplação de um ambiente de vozes difíceis numa atmosfera que é quase pensamento, onde a poesia da meseta de San Juan de la Cruz se povoa de cedros e de fontes, e se torna possível na mística espanhola esse ar oriental, cervo vulnerado que assoma, ferido de amor, pelo outeiro". Na
  • José Saramago , um prémio Nobel levantado do chão : uma escrita de subversão na subversão da escrita
    Publication . Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros
    A Literatura Portuguesa, qual universo riquíssimo em constelações com mundos e estrelas de criação estética, recebe agora um reconhecimento inequívoco e decisivo. A Língua Portuguesa, Pátria cultural de autores notáveis espalhados pelas estradas da lusofonia, pode encontrar agora em José Saramago um arauto universal, como o poderia encontrar, também como justo prémio, em muitos outros escritores que mereciam esse galardão, tal é a profusão de possíveis homenageados. Num mundo em que um reconhecimento público premeia com glória (ainda que fugaz) um vulto das Letras nacionais, é lícito que a cultura de expressão portuguesa se sinta orgulhosa. Mais ainda, como cidadãos e amantes da Cultura Portuguesa, devemos encontrar em Saramago não um autor mas sim um fautor, um verdadeiro arauto, um embaixador dos séculos de labor e criatividade espiritual. Não se nos afigura fácil tecer algumas singelas considerações relativas a José Saramago, ele próprio uma figura complexa e polémica . Talvez possamos começar com um episódio elucidativo.
  • Formação de Professores do 1º. C.E.B.
    Publication . Menezes, Luís
    A necessidade de formação contínua resulta de os conhecimentos e competências adquiridos pelos professores antes e durante a formação inicial se tornarem insuficientes para o exercício das suas funções ao longo de toda a sua carreira. Este problema coloca-se com cada vez mais acuidade neste final de século e atravessa as mais diversas profissões. Os professores, na sua generalidade, e os do primeiro ciclo do ensino básico, em particular, testemunham a evolução inebriante da sociedade do fim do segundo milénio. Esta sociedade coloca-nos questões cada vez mais complexas que solicitam respostas convenientemente fundamentadas. Como preparar os professores para este embate?
  • Cooperação no Ensino Superior na Região nórdica da Europa.. Programa NORDPLUS
    Publication . Silva, Sónia
    Por Região Nórdica da Europa entenda-se a área que cobre os Estados da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, assim como os territórios autónomos da Gronolândia, as Ilhas "Faeroe" (Dinamarca) e "Åland" (Finlândia). A Região Nórdica não deve ser confundida com a Escandinávia, tratando-se de um conceito mais abrangente, que reúne um conjunto de países com similaridades culturais decorrentes da sua proximidade aos mesmos "mares". Ao longo dos tempos, e apesar das disputas regionais e lutas monárquicas, prevaleceu sempre um sentido de identidade nórdica transnacional, que tem favorecido o incremento da cooperação dentro desta área. Oficialmente, a cooperação nórdica é conduzida através de duas organizações: o "Conselho Nórdico", que funciona como o forum de cooperação parlamentar, constituído por 87 membros, representantes dos 5 Estados independentes e dos 3 Territórios Autónomos. Esta organização toma as iniciativas políticas, segue e controla a cooperação nórdica; e o "Conselho de Ministros Nórdico", que coordena a cooperação governamental. Este avança com propostas nas sessões do "Conselho Nórdico", segue as suas recomendações, é responsável pela apresentação de resultados e, em alguns casos, coordena a cooperação em várias áreas.
  • Identificação de Outliers
    Publication . Figueira, Maria Manuela Caria
    Todo o investigador já deparou com um conjunto de dados em que algumas observações se afastam demasiado das restantes, parecendo que foram geradas por um mecanismo diferente. O estudo destas observações é importante dado que "uma das importantes etapas, em qualquer análise estatística de dados, é estudar a qualidade das observações..." Muñoz-Garcia et al.(1990).
  • O BIC - Viiseu ao enconttro da ESTV
    Publication . Rua, Carlos
    Através do seu potencial de crescimento, certas empresas são um trunfo importante para a sua região. Apoiar o seu desenvolvimento, ajudar a sua criação, valorizar as capacidades empresariais e os projectos inovadores, a partir de um leque completo de serviços de elevado valor estratégico, foi o objectivo de uma operação piloto lançada em 1984 pela Comissão Europeia, através da DGXVI: Os Centros Europeus de Empresas e Inovação. Um Centro Europeu de Empresas e Inovação (CEEI ou BIC) é uma estrutura de parceria regional que oferece, em condições vantajosas, uma gama completa de serviços às pme’s orientados para a inovação na industria ou serviços.
  • Projecto de criação de um curso superior de turismo na escola superior de tecnologia de Viseu.
    Publication . Simões, Alfredo; Antunes, Joaquim; Abrantes, José Luís
    O turismo alcançou uma dimensão que o coloca a par das actividades económicas mais relevantes, prevendo-se que na próxima década se transforme na maior indústria a nível mundial. A dimensão que já atingiu, as suas características peculiares, os efeitos que provoca e as relações que estabelece, transformam-no numa das actividades que melhor pode protagonizar e impulsionar o desenvolvimento económico a nível nacional, regional e local (Cunha, 1994). A Região Centro de Portugal, área de influência da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), dispõe de grandes potencialidades que podem ser aproveitadas do ponto de vista turístico, sendo necessário, para tal, criar e melhorar as infraestruturas do sector e apostar fortemente nos Recursos Humanos.
  • O sistema de educação na Suécia
    Publication . Cunha, Vasco
    O acesso de todos os cidadãos a uma educação equivalente, independentemente do sexo, de grupos étnicos, e de classe social; uma escola obrigatória (de nove anos) e uma escola secundária superior (de três anos) compreensivas, abertas a todos os jovens; a co-educação; a validade nacional dos currícula, tanto para a escola obrigatória como para a não obrigatória, são princípios fundamentais do sistema educativo da Suécia. Por outro lado, a escola especial para indivíduos portadores de deficiência, a escola Sami para a única minoria claramente definida no país, a educação de adultos, com diversidade de opções, e integrada no sistema de ensino público, e a formação contínua, igualmente oferecida em todo o país numa grande multiplicidade de formas, contribuem para a solidez de um sistema estruturalmente uniforme em todos os níveis em que se desenvolve.