ESSV - UEMOG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- Literacia em saúde : Alimentação, comportamentos aditivos e em saúde sexual e reprodutiva em estudantes do ensino superiorPublication . Leitão, Ana Lúcia Pedrosa; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Duarte, João CarvalhoOs estudantes universitários são um grupo vulnerável pois exibem problemas com a alimentação, consumo de substâncias psicoativas e comportamentos sexuais de risco. A Literacia em Saúde refere-se à capacidade individual em responder às crescentes exigências da saúde. Objetivos: Investigar se as variáveis sociodemográficas, contextuais interferem na literacia em alimentação, comportamentos aditivos e em saúde sexual e reprodutiva e se as diferentes dimensões da literacia se correlacionam. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, analítico, com uma amostra não probabilística de 924 estudantes do ensino superior português. Os estudantes têm idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos (média 22,35 ± 6,10 anos), maioritariamente do sexo feminino (79,7%), sem companheiro (89,5%), os pais atingiram 3º ciclo (47,1% e 56,9%, respetivamente) e têm profissões técnicas (50,9%, 59,5% respetivamente). Resultados: Os estudantes mais velhos, do 4º ano, da licenciatura, portugueses, com média de classificação de 14 a 17 valores, com perceção do desempenho boa, com pais com habilitações académicas até ao 3º ciclo e profissões técnicas, que não consumiram bebidas alcoólicas, que tiveram relações sexuais e usaram contraceção e, acedem a redes sociais são mais literados. A literacia em alimentação e em saúde sexual e reprodutiva correlacionam-se entre si. A literacia em comportamentos aditivos, revela variação e quanto maior a literacia em alteração de hábitos de consumo menor a literacia em reprodução, contraceção e infeções sexualmente transmissíveis. Conclusão: Para melhorar os níveis de literacia em saúde em estudantes universitários, urgem ações ao nível nacional e internacional com políticas de saúde adaptadas às características locais, regionais, nacionais, à religião e à cultura. Os resultados apontam para a importância do acesso a informação e formação promotora de comportamentos saudáveis e para a necessidade de fomentar ambientes universitários saudáveis, com a participação dos estudantes na definição e avaliação das intervenções levadas a cabo em saúde sexual e reprodutiva, sexualidade, alimentação e comportamentos nocivos, em meio universitário. Palavras-Chave: Literacia em alimentação, comportamentos aditivos, saúde sexual e reprodutiva e estudantes universitários.