Browsing by Issue Date, starting with "1994"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- “Mora mortis”: os caminhos do sofrimento e da liberdade nas “Troades” de SénecaPublication . Balula, João Paulo; Medeiros, Walter de, Orient.Leitura crítica da tragédia “Troades”, de Séneca, desenvolvida em três momentos: síntese comentada da peça, estudo dos vencedores (Pirro, Aganémnon, Ulisses, Aquiles e Helena) e estudo dos vencidos (Hécuba, Andrómaca, Heitor, Astíanax e Políxena). Omite-se a apreciação de questões relativas às fontes, em particular o paralelo com as tragédias de Eurípides, por se entender que este assunto foi tratado por outros autores. Omitem-se ainda, no tratamento dos vencedores, as figuras de Taltíbio, do Mensageiro e de Calcas, porquanto a sua aparição, mais ou menos fugaz, não consente um juízo aprofundado. No tratamento dos vencidos omitem-se o Ancião, que funciona como uma espécie de “alter ego” de Andrómaca apreensiva, e o Coro que tem importância desigual nas suas intervenções e cujos sentimentos mais significativos se expõem no capítulo de abertura. A “mora” constitui, para vencidos (“mora mortis”) e para vencedores (“mora maris”), o mecanismo fundamental da peça. O homem é um ser adiado. A vida, prolongada no sofrimento, torna-se um impedimento da libertação. Por isso, as cativas - que dão o nome à peça - estão, desde há muito, preparadas para morrer.
- Ritos de iniciação: um contributo para a compreensão da adolescência nas sociedades ocidentaisPublication . Cardoso, Ana PaulaA adolescência é, talvez, dos domínios da Psicologia do Desenvolvimento o que mais controvérsia tem suscitado ao longo deste século. A sua problemática nas sociedades ocidentais revela bem a dificuldade em conciliar os imperativos socio-económicos, protagonizados por uma determinada ordem cultural, com as exigências de um desenvolvimento pessoal harmonioso. Com efeito, numa época em que se assiste à ruptura dos antigos valores e à emergência de novos valores, incentivar o debate profundo, alargado a toda a sociedade, e sem preconceitos, parece ser uma prioridade. Esta é, pois, a finalidade do presente artigo. Neste âmbito, procurámos, em primeiro lugar, caracterizar os ritos de iniciação num contexto das sociedades “desenvolvidas”; de seguida procedemos à análise do seu possível contributo para a compreensão da adolescência nas sociedades ocidentais, refletindo nomeadamente sobre: - a forma como se processam as relações entre as diversas gerações; - o modo como a organização social responde (ou não) às necessidades dos diferentes grupos etários; - e as respectivas prioridades axiológicas que norteiam as suas acções.
- Effets sur le signal vocal de changements délibérés de qualité vocale en anglais et françaisPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Esling, John; Bruyninckx, MarielleL'expérience est centrée sur les effets qu'exercent, sur le spectre moyen à long terme, les changements de configuration vocale (settings). Il est procédé à l'analyse d'enregistrements en anglais et en français, dérivés de l'adoption de 30 configurations différentes.
- A Formação de Treinadores - Uma Proposta Actual (Karaté)Publication . Figueiredo, AbelA temática da formação de treinadores tem vivido momentos de grande discussão, advindo a sua importância particular da função social que a prática orientada de desporto vem assumindo na sociedade contemporânea, nomeadamente ao nível da educação, saúde e integridade física dos protagonistas em todos os níveis de prestação. Desde há muito tempo que nos temos preocupado em elogiar no desporto em geral, onde poderemos incluir as "artes marciais", e no Karaté em particular, as virtualidades de desenvolvimento biopsicossocial do Homem contemporâneo, quando bem orientado o seu ensino e prática (treino). Numa sociedade em mutação constante, para que os gestores daquele ensino e prática (professores ou treinadores) consolidem educativa e culturalmente o desenvolvimento dos seus praticantes, devem ter desenvolvidas as competências necessárias para se assumirem claramente na dignificação da carreira de treinador de Karaté. O desenvolvimento dessas competências, por um lado, enquadra-se no âmbito educativo e cultural mais geral, e, por outro lado, enquadra-se na estruturação de linhas didáctico-pedagógicas fundamentadoras da intervenção de ensino e treino . Uma e outra vertente (geral e específica) são imprescindíveis para justificar e situar a matéria de ensino e, assim, permitir o consumar dos objectivos pretendidos. A formação cultural e técnico-pedagógica do gestor do ensino e treino é, cada vez mais, assumida como um dos pilares importantes da transformação da situação desportiva actual, estando profundamente relacionada com a concepção da sua função. Nesta comunicação procura-se realçar os fundamentos de uma proposta actual de formação de treinadores.