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- Effets du style de parole sur la réduction vocalique en portugaisPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Poch-Olivé, DolorèsLa recherche exposée confirme, pour le portugais péninsulaire, une tendance nette à la désorganisation du système vocalique en parole spontanée, par contraste avec la parole dite de laboratoire. Cette désorganisation va de pair avec une centration marquée des réalisations spontanées.
- Cattle neoplasias on São Miguel Island - AzoresPublication . Pinto, C.; Medeiros, F.; Alves, A.; Pires, M.; Rodrigues, P.; Seixas, F.; Vala, Helena; Durão, F.; Peleteiro, C.; Peña, L.; Sánchez, B
- A importância da pergunta do professorPublication . Menezes, LuísA pergunta do professor tem desempenhado, desde a antiguidade, um papel importante no ensino das mais diversas matérias. Assim, não estranha o interesse pelo estudo da pergunta no contexto das práticas dos professores, neste caso, de Matemática. De uma forma mais desenvolvida, podem ser aduzidas duas razões para focar a atenção no questionamento do professor: (i) a pergunta é um acto de fala largamente utilizado pelo professor; (ii) a pergunta, pelas suas potencialidades, pode aumentar e melhorar a participação dos alunos nas aulas.
- A comunicação na aula de MatemáticaPublication . Menezes, LuísEste texto pretende constituir uma reflexão sobre o tema comunicação no ensino e na aprendizagem da matemática, consubstanciada no levantamento de algumas questões e, sempre que possível, na apresentação de algumas pistas.
- Concepções e práticas de professores de matemática: contributos para o estudo da perguntaPublication . Menezes, LuísOs alunos têm uma participação diferenciada nas aulas consoante as perguntas formuladas pelos professores. As perguntas de asserção e as enfatizantes, que funcionam como apoio ao discurso do professor, visam ganhar a atenção dos alunos para aquilo que está a ser dito. As perguntas teste levam a uma participação individualizada dos alunos, que não sentem necessidade de cooperarem uns com os outros. As perguntas convergentes conduzem a reacções diferentes dos alunos se são colocadas a toda a turma ou a grupos particulares. No primeiro caso, tendem a induzir uma resposta imediata e, por vezes, pouco reflectida, enquanto que no segundo, as perguntas convergentes induzem os alunos a dialogarem uns com os outros. As perguntas divergentes originam, nos alunos, reacções diferentes consoante as situações. As mais frequentes são a discussão entre os alunos e os silêncios (quando a pergunta é pouco clara). Estas perguntas surgem, normalmente, associadas aos momentos de discussão dos problemas. A relação entre as concepções dos professores — sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática — e as práticas da aula (em relação ao uso que aqueles fazem da pergunta) é dialéctica, isto é, trata-se de uma relação de mútua influência. No entanto, é de assinalar uma apreciável consistência entre o tipo de perguntas a que o professor recorre e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem da disciplina. A elevada frequência das perguntas, no discurso do professor, é consentânea com a importância que lhe atribuem. Na relação entre as concepções e as práticas, é de sublinhar a influência de factores de carácter social e do nível de reflexão dos professores.
- Polimerização de resinas com alquilalumínios.Publication . Guiné, Raquel; Castro, JoséCom o presente trabalho pretende-se dar uma contribuição para o estudo das reacções de polimerização dos terpenos, em particular do *-pineno catalisado por Alquilalumínios. O trabalho envolve a realização de alguns ensaios sob diferentes condições operatórias, por variação da temperatura de polimerização, tendo-se utilizado como catalizador o diCloroEtilAlumínio, C2H5AlCl2. Foi possível tirar algumas conclusões de natureza geral quanto à evolução do peso molecular com o decorrer da reacção e quanto à influência da temperatura sobre algumas das propriedades finais da resina, em particular do ponto de amolecimento e da cor.
- O futuro na agenda educacional: uma mudança essencial de perspectiva no ensino - do passado para o futuroPublication . Cardoso, Ana PaulaA leitura de "O Erro de Decartes" suscitou-nos uma natural curiosidade pela forma rigorosa e ao mesmo tempo criativa como os diversos assuntos são apresentados. Este interesse redobrou ao vermos abordados temas que, em geral, são omitidos ou completamente ignorados. A nosso ver, Damásio tem sobretudo a virtude de pôr em diálogo áreas do conhecimento que não é comum serem relacionadas entre si, propondo hipóteses arrojadas mas sempre motivadoras.
- α-sober spaces via the orthogonal closure operatorPublication . Sousa, LurdesEach ordinal alpha equipped with the upper topology is a T0-space. It is well known that for alpha=2 the reflective hull of alpha in Top0 is the subcategory of sober spaces. Here, we define alpha-sober space for every ordinal alpha in such a way that the reflective hull of alpha in Top0 is the subcategory of alpha-sober spaces. Moreover, we obtain an order-preserving bijective correspondence between a proper class of ordinals and the corresponding (epi)reflective hulls. Our main tool is the concept of orthogonal closure operator, introduced by the authour in a previous paper.
- Polimerização de resinas com alquilalumíniosPublication . Guiné, Raquel; Castro, JoséCom o presente trabalho pretende-se dar uma contribuição para o estudo das reacções de polimerização dos terpenos, em particular do *-pineno catalisado por Alquilalumínios. O trabalho envolve a realização de alguns ensaios sob diferentes condições operatórias, por variação da temperatura de polimerização, tendo-se utilizado como catalizador o diCloroEtilAlumínio, C2H5AlCl2. Foi possível tirar algumas conclusões de natureza geral quanto à evolução do peso molecular com o decorrer da reacção e quanto à influência da temperatura sobre algumas das propriedades finais da resina, em particular do ponto de amolecimento e da cor.
- O Ensino Superior Italiano na 7.ª Conferência Anual da E.A.I.E.Publication . Cunha, Vasco Oliveira eCom um tema aglutinador - 'The Cultures of Education" - a E.A.I.E. (ver na secção " Educação sem Fronteiras" uma breve caracterização desta entidade) realizou a sua 7.ª Conferência Anual em Milão nos dias 29 , 30 e 31 de Outubro último com a presença de cerca de 1400 participantes de mais de 50 países. " Millenium " vai dedicar alguns espaços a este acontecimento dada a importância e actualidade de muitas das questões debatidas.
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