Browsing by Issue Date, starting with "1999"
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- O triunfo do despotismo soft como maleita da modernidade ou o fracasso do jornalismo regional no desenvolvimento do AlgarvePublication . Barroso, PauloConsiderações sobre a forma como a produção jornalística reflecte ou não as mudanças estruturais na empresa jornalística e no espaço público regional em que se insere. A importância da constituição de um espaço de participação pública e a emergência de uma opinião pública regional crítica e de intervenção na res ("coisa pública").
- Montemuro - A Última Rota da TransumânciaPublication . Soares de Sousa, A.; Oliveira, J. B.; Vala, Helena; Monteiro, A.; Oliveira, A.; Silva, F.A profilaxia sanitária de algumas doenças infecto-contagiosas que afectam os ovinos recomenda a restrição da circulação de rebanhos, impondo também sérias restrições às transições de animais. Duas das doenças de maior importância sanitária em ovinos, quer pela sua elevada contagiosidade, quer pelas suas consequências na saúde animal são a Brucelose e a Agaláxia contagiosa. Destaca-se a Brucelose por ser a considerada a maior Zoonose do mundo e pela incidência elevada na população humana portuguesa e em especial na região centro. Ambas as doenças se traduzem por perdas económicas relevantes nos efectivos que atingem e ambas exigem um controlo preferencialmente do tipo profiláctico uma vez que a sua terapia se revela difícil e mal sucedida na maioria dos casos. Este controlo profiláctico acarreta medidas exigentes e dispendiosas que passam pelo despiste serológico e abate dos animais positivos no caso da Brucelose e vacinações semestrais no caso da Agaláxia, bem como medidas complementares de higiene que visam impedir o contágio entre animais da mesma exploração, entre animais de explorações distintas e cujo incumprimento impede qualquer eficácia das medidas anteriores. Para que a transumância se torne uma prática segura é essencial que, à realidade destes riscos sanitários, seja dada a importância devida por todos os intervenientes na sanidade animal e sejam implementadas medidas seguras para o seu controlo. Até lá, não poderemos deixar de os considerar uma verdadeira ameaça à prática da transumância no nosso país e em particular na nossa região.
- A receptividade à inovação e a formação dos professoresPublication . Cardoso, Ana PaulaO presente trabalho aborda a inovação pedagógica na perspectiva dos novos papéis do professor tendo subjacente a teoria da Educação Permanente. Mais especificamente, pretendemos analisar as relações entre a receptividade dos professores à inovação (isto é, as atitudes mais ou menos favoráveis que estes assumem face à inovação proposta) e um conjunto de variáveis independentes, das quais salientamos, no âmbito desta comunicação, as variáveis de formação do professor, designadamente a científica, a pedagógico-profissional e a continuada. A análise dos resultados obtidos com o recurso a técnicas de correlação simples e multivariada, permitem-nos concluir da existência de correlações estatisticamente significativas, embora não muito elevadas, entre as variáveis de formação do professor, consideradas individualmente, e a receptividade à inovação. Destaca-se, neste âmbito, a variável formação continuada do professor.
- A Liderança na Gestão Actual do Desporto - Elogio de uma Atitude Hermenêutica e de Fomento da Criatividade Estratégica no Desporto FederadoPublication . Figueiredo, AbelO desporto não é um fenómeno cultural neutral. É a intencionalidade humana que medeia a dimensão de gestão do desporto e assim, direcciona o sentido do desenvolvimento: pode ser bom factor de desenvolvimento, ou não. Motivados pelo apelo da Direcção da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), vamos apresentar de forma sintética alguns contributos para a reflexão generalizada da liderança actual no Desporto, tendo fundamentalmente (mas não exclusivamente) como referência dois dos seus principais agentes: Dirigentes e Treinadores no Desporto Federado. Iniciaremos introdutoriamente por elogiar o papel das Federações no sistema desportivo e por identificar o movimento de crise para indiciar, como propostas de saída dessa crise (para outras, naturalmente), uma nova metodologia de reflexão (a reflexão hermenêutica) e uma necessidade organizacional: a da criatividade estratégica.
- Solid-state single and triple-quantum MAS NMR studies of ferroelectric Pb(Mg1/3Nb2/3)O3 and a related pyrochlorePublication . Cruz-Lopes, Luísa; Cruz, L.P.; Rocha, J.; De Jesus, J.D.P.; Savariault, J.M.; Galy, J.Pb Mg Nb O PMN, a well-known relaxor ferroelectric material, and a related pyrochlore phase have been studied by single- and triple-quantum 93Nb MAS NMR spectroscopy. The assignment of the NMR resonances has been attempted.
- Transumância - Uma Forma de Pastoreio em Vias de Extinção.Publication . Oliveira, Américo; Silva, FilomenaO pastoreio funde as suas raízes em tempos imemoriais. Desde o Neolítico, uma vez conseguida a domesticação, o género humano orienta a guarda, criação e reprodução dos animais recorrendo a técnicas adequadas, aproveitando os pastos ao ar livre com o objectivo de obter do gado apascentado diversos produtos.
- Entradas para um Dicionário de Estética - Vanitas Vanitas et Vanitatem - Vanitas Vanitatum - Vanitas Vanitatis et Omnia Vanitas.Publication . Calheiros, LuísAs VANITAS (vaidades) são as expressões artísticas que traduzem, de maneira simbólica e num registo eloquente, sibilino, a nossa relação conflituosa com a morte. São formas artísticas históricas, datadas no tempo (e no entanto de sentido intemporal), que nos confrontam com a maior doença colectiva da humanidade, que é a angústia que resulta da consciência aguda da mortalidade.
- Estratégia da Produção e Flexibilidade.Publication . Paiva, Luís Manuel G.Vem-se tornando cada vez mais usual denominar a época que atravessamos, como a era do pós-taylorismo, ou da flexibilidade. As actuais condições de mercado, com instabilidade, aumento de concorrência e exigências específicas dos clientes, colocaram em questão a organização do trabalho taylorista-fordista, recorrendo-se, de forma crescente, à automatização flexível. Longe vai o tempo em que a organização do trabalho, marcada pela divisão rígida de funções, fragmentação de tarefas, especialização de conhecimentos, hierarquização e centralização de informações, deu lugar a uma precária flexibilização, frequentemente reduzida a uma componente técnico-empresarial e a uma flexibilidade quantitativa dos recursos humanos como forma de superar os disfuncionamentos tayloristas.
- Políticas Sociais e Práticas de (Des)empregoPublication . Baptista, RuiNos anos que se seguiram à II Guerra Mundial foram-se construindo, um pouco por toda a Europa industrializada, os chamados ‘Estados-Providência’, sendo as políticas sociais nos domínios da segurança social, da saúde e da educação as faces mais visíveis. Não sendo nova a intervenção do Estado na resolução dos problemas da economia e da sociedade, em Portugal, foi principalmente a partir do 25 de Abril de 1974 que as políticas sociais, nomeadamente as dos domínios do emprego e segurança social, atingiram um importante papel.
- Mudança Organizacional no Próximo Milénio.Publication . Correia, Paulo Jorge NazaréÉ já um lugar comum, o facto de se considerar que vivemos numa época de turbulência e de mudança, cujo ritmo intenso ameaça a sobrevivência de praticamente todas as empresas que não forem capazes de transformar o seu estilo de gestão e métodos de trabalho. Fala-se de mudança, a propósito da concorrência acrescida pelas empresas, da desorganização dos grandes espaços económicos mundiais, da aceleração tecnológica, tudo factores que obrigam a repensar a definição da missão, actividades e mercados das empresas, a sua organização e processos de gestão, os sistemas de informação etc. O que é posto em causa não são simplesmente as mudanças no funcionamento, mas sim as mudanças estruturais e processuais. Porém, a propósito de mudança, logo se fala de resistência à mudança, de problemas que têm a ver com as atitudes das pessoas, tanto dos dirigentes das empresas como dos dirigidos.