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- Aprender Línguas com Simulações na InternetPublication . Rego, Belmiro; Santos, Albino; Santos, Maria NatividadeNeste texto apresentamos a simulação global como exemplo da utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na perspectiva do paradigma das teorias construtivistas e construcionistas. Descrevemos que é uma simulação global, a evolução desta última com e sem o uso das TIC e alguns exemplos de experiências envolvendo simulações globais com equipas portuguesas. Nossa conclusão foi garantir o êxito das simulações globais, com efeito, o papel de animação e interacção, isto é, o contexto e o ambiente de aprendizagem colaborativa e cooperativa é importante porque vai atingir várias dimensões formativas (por exemplo, metalinguístico, o metacognitivas e meta-estratégicas). Numa segunda etapa, afirmamos que os novos sistemas de comunicação síncrona vão dar um novo impulso às simulações através da Internet. Eles vão contribuir à renovação dos processos de ensino/aprendizagem nas nossas escolas.
- O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática – um estudo no âmbito da formação inicial de professores do 1º CEBPublication . Ribeiro, AntónioEnquanto elementos culturais que caracterizam uma dada sociedade, nomeadamente as representações dominantes sobre a matemática em geral e a geometria em particular têm contribuído para que, nos últimos anos, esta área da matemática tenha sido indevidamente abordada nas salas de aula, o que parece ter acontecido com maior expressão nos anos iniciais de escolaridade. Recentemente reconheceu-se que pode ser, precisamente, pela via da geometria que a matemática pode vir a ser encarada e abordada, sob um prisma mais consentâneo com o entendimento presente da natureza, epistemologia e ensino e aprendizagem desse domínio. Por outro lado, a Escola não pode mais ignorar que se vive numa época caracterizada pela crescente expansão das tecnologias de informação e da comunicação que podem ser um precioso contributo para a construção do conhecimento duma forma eficaz e inovadora. A conjugação destes aspectos levou à consideração de que, enquanto formadores de professores, nos competia proporcionar formação que pudesse contribuir para uma praxis que favorecesse uma aprendizagem significativa da geometria alicerçada em actividades desafiantes suportadas por ambientes dinâmicos complexos sobre os quais os alunos exercem pleno controlo. Tal contexto é propiciador de interacções com o saber e com os outros, mediadas pelo artefacto, ingredientes nos quais assentam as perspectivas construcionista, sócio-construtivista e construtivista comunal da aprendizagem. Assim, a investigação levada a cabo perseguia como principal objectivo averiguar em que medida a frequência, por futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma disciplina com uma vertente predominante de formação vocacionada para a resolução de problemas/situações problemáticas significativas em geometria, utilizando a ferramenta informática Cabri-Géomètre, contribuía para uma evolução das representações essencialmente acerca da matemática e do seu processo de ensino e de aprendizagem, em especial da geometria e do uso do computador, para uma abordagem mais adequada, significativa e criativa da geometria, por parte desses futuros professores e, em última instância, para a construção de uma nova cultura matemática. A investigação desenvolvida sugere que a) a emergência de representações mais favoráveis acerca da geometria pode ter reflexo nas representações acerca da matemática; b) as relações entre representações e práticas podem ser influenciadas pela envolvente cultural; c) a formação e utilização sistemática de um ambiente de geometria dinâmica pode contribuir, por um lado, para que a matemática seja considerada uma área menos hostil e mais humanizada e, por outro lado, para o reconhecimento de formas mais úteis de utilização do computador em contexto de sala de aula.
- Nota de apresentaçãoPublication . Cardoso, Ana Paula; Jales Ribeiro, EsperançaNeste sétimo número da Revista Infância e Educação: Investigação e Práticas, coordenado por Ana Paula Cardoso e Esperança Jales Ribeiro, são essencialmente divulgados os trabalhos apresentados no IV Simpósio Internacional do GEDEI, Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância, que teve lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.
- Meta-heurísticas de optimização por colónias de formigas em problemas periódicos de estabelecimento de rotasPublication . Matos, Ana Cristina Bico Rodrigues; Oliveira, Rui Manuel Moura de CarvalhoNesta tese são apresentados procedimentos inovadores na classe das meta-heurísticas de optimização por colónias de formigas e técnicas de pós-optimização que se revelaram promissores na resolução de problemas periódicos de estabelecimento de rotas de grandes dimensões. Um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos de um concelho do centro de Portugal é usado como caso de estudo, sendo objectivo dos modelos desenvolvidos a optimização dos circuitos dos veículos de recolha. Os problemas periódicos de estabelecimento de rotas (PVRP) constituem uma extensão do problema clássico de estabelecimento de rotas no qual os clientes têm que ser visitados um número diferenciado de vezes num dado horizonte temporal. Deste modo, é necessário elaborar um planeamento, definindo a calendarização das visitas aos clientes, e desenhar o conjunto de rotas para o horizonte temporal. São comparadas duas abordagens para a resolução deste tipo de problemas: uma formulação em que a calendarização e o estabelecimento de rotas são abordados em duas fases distintas e sequenciais, e outra formulação em que estas duas vertentes do problema são abordadas em simultâneo. Deste modo, são desenvolvidos dois modelos distintos que incorporam elementos inovadores e cujo desempenho se compara favoravelmente com outros modelos da mesma classe anteriormente desenvolvidos e publicados.