Browsing by Issue Date, starting with "2008-01"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Compêndio de Ciências Físicas e QuímicasPublication . Tavares, FredericoO começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são! Aristóteles in Metafísica Conhecer o mundo que nos rodeia e compreender os fenómenos que nele acontecem sempre foi um dos grandes objectivos da Humanidade. Num mundo cada vez mais tecnológico, o papel da ciência é cada vez mais importante, pois permite descobrir novas soluções, novas tecnologias e novos materiais, que permitem não só melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também proporcionar uma maior compreensão do Mundo. A ciência sempre se fez de recuos e avanços e durante centenas de anos nem sempre as ciências exactas, e em particular a Física e a Química, fizeram parte das preocupações principais do Homem. Actualmente, o panorama é diferente e não se concebe o mundo actual sem ciência e sem investigação científica, em áreas que vão desde a investigação policial até ao vestuário que usamos. Escolher os temas mais interessantes sobre ciências físicas e químicas para colocar num livro nem sempre se revela uma tarefa fácil, pois todos os temas acabam por ter o seu interesse e suscitar as mais diversas questões. Mas alguns dos factos científicos são, muitas vezes, mais simples do que se julga embora nem sempre a sua explicação seja lógica ou imediata. Hoje, o ser humano vive rodeado de tecnologia, a qual não teria sido possível sem a existência da ciência e, em particular, da Física. O impacto do transístor nas sociedades e a possibilidade de miniaturização de componentes electrónicos é apenas um dos exemplos de como uma descoberta realizada num laboratório pode revolucionar toda uma era e toda uma forma de pensar, agir e comunicar. Mas quem fala de Física, fala também da Química e das descobertas realizadas nesta área, como a relação entre os diversos elementos que permitiram obter materiais como o nylon ou a destilação de petróleo que permitiu obter gasolina e outros compostos. Assim, este livro pretende sobretudo dar a conhecer alguns aspectos das ciências físicas e químicas mas, ao mesmo tempo, ajudar à compreensão dos fenómenos que nos rodeiam, indo desde o conhecimento do Universo infinito até às partículas que se encontram presentes nos átomos. Dirigido sobretudo a alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, este livro tem também como objectivo despertar o interesse pela ciência nos jovens e em todos aqueles que, por algum motivo, nunca se centraram nestas questões.
- Exercícios de Física e Química A - 10º e 11º anoPublication . Tavares, FredericoA educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida Lucius Annaeus Seneca Esta obra visa complementar o estudo realizado pelos alunos sobre estas matérias, fornecendo resumos e exercícios sobre as matérias em questão neste grau de escolaridade, preparando-os ainda mais para a realização das diferentes avaliações a que os mesmos estão sujeitos. Além disso, prepara ainda os jovens para a realização dos testes intermédios que actualmente já se realizam, permitindo-lhes estudar de forma mais aprofundada e com maior rigor, orientando-os na sua aprendizagem. Sendo a escola um pilar fundamental na educação dos jovens, o tema da energia e as suas variantes são bastante abordados ao nível do 10º /11º ano (ano 1) de escolaridade, com vista à promoção e desenvolvimento de uma ideia real sobre os problemas energéticas e o desenvolvimento de uma consciência colectiva de preservação do ambiente e redução dos desperdícios. Os problemas energéticos e a procura de soluções para os mesmos é, actualmente, uma das grandes batalhas da Humanidade. Não apenas no campo da reciclagem e reutilização de materiais, mas também na sua compreensão e na produção de novos materiais que permitam fazer face às necessidades do ser humano. Por outro lado, a escassez de recursos energéticos coloca sob as ciências físicas e químicas uma maior responsabilidade na procura de alternativas eficazes e que possam servir os interesses energéticos mundiais da população, não descurando as preocupações ambientais. Contudo, ter a consciência e a noção de que só com a gestão eficaz de recursos e a diminuição do desperdício se conseguirá obter um desenvolvimento sustentável, é hoje uma das linhas orientadoras da educação e da formação.