Browsing by Issue Date, starting with "2010-07"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Humour and Leadership at SchoolPublication . Adão, Teresa; Oliveira, Ana MariaHumour and Leadership at School This study establishes a relationship between the capacity of humour appreciation and the way leadership is held at school. The individual leadership characteristics of some school leaders have been compared with their sense of humour and although the results haven’t been very conclusive, there is a strong tendency, showing that school headmasters who are true leaders reveal a good sense of humour. In methodological terms, this study was organized in two phases: in the first one, 85 headmasters answered to a questionnaire built in order to evaluate their leadership characteristics; in the second phase, 50 headmasters chosen among the initial 85 because of their good capacity of leadership were evaluated, taking into account Thorson and Powell sense of humour scale (1993). This experimental research enables us to conclude that there is a moderate positive correlation between sense of humour and the dominance personality of a leader as far as school environment is concerned.
- Percepções do desempenho de hotéis do Alto Douro: Uma análise comparadaPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos M.F.; Soares, João Oliveira; Meireles, AnaO desempenho da industria da hospitalidade é fundamental para sustentar o desenvolvimento da actividade turística, em especial nas regiões onde o turismo ainda esta numa fase inicial desse desenvolvimento. As principais etapas desta investigação são, em prime iro lugar, comparar o desempenho percebido de quatro relevantes hotéis da região do Douro; em segundo lugar, identificar os principais atributos que determinam a satisfação global com os hotéis; em terceiro, lugar, examinar a relação entre a perceção das politicas de marketing relacional e a satisfação global do cliente e, finalmente, examinar a relação entre satisfação e lealdade, com base nas perceções dos hospedes frequentes. Os dados foram recolhidos entre Outubro de 2006 e Maio de 2007. Um novo instrumento foi construído, com base na literatura e em entrevistas com profissionais da industria hoteleira, destinado a medir os aspectos fundamentais que determinam a satisfação de clientes frequentes. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa com base nos atributos utilizados para medir o desempenho percebido da oferta hoteleira, o que permitiu determinar, para cada hotel, as principais variáveis em que a gestão se deve centrar a fim de aumentar a satisfação dos seus clientes frequentes. Por ultimo, verificou-se, por um lado, que as politicas de marketing relacional não são, fortes determinantes da satisfação e, por outro, que existe uma forte correlação entre a satisfação e lealdade do cliente frequente.
- Processar a Linguagem através dos Sentidos: entre a doçura e a amarguraPublication . Oliveira, Ana Maria
- As tecnologias de informação e comunicação na dinamização da Rota do Vinho do DãoPublication . Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina; Antunes, JoaquimAs rotas dos vinhos, enquanto pólos catalisadores do Enoturismo, funcionam como alavancas do desenvolvimento local e regional. O objectivo deste estudo consiste em avaliar, através de um conjunto de indicadores, o nível de desenvolvimento e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na dinamização da Rota do Vinho do Dão, constituída por 35 aderentes. Os resultados demonstram que são ainda poucos os aderentes que utilizam as TIC como forma de divulgação dos seus serviços, limitando a dinamização de toda a rede. A informação obtida constituirá um ponto de partida na implementação de algumas estratégias para tornar a Rota do Vinho do Dão mais competitiva e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento das regiões envolvidas.
- Eça de Queirós no audiovisualPublication . Sobral, Filomena AntunesTrabalho que se centra sobre a adaptação literária de obras queirosinas para o audiovisual.
- Relationship Banking, Governance and SME’s Performance: The Portuguese EvidencePublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloThe aim of this work is to analyze how bank relationships, corporate governance and the interdependence that is established between them, affect corporate performance, based on a sample of 5,900 Portuguese SMEs. The banks and the enterprises establish relationships which enable them to overcome problems of asymmetrical information thereby overcoming difficulties felt in obtaining financial resources. In addition, the specificities that SMEs face, namely their ownership structure, as they are often owned and controlled by families, lead us to study the role played by corporate governance and the various control mechanisms in achieving corporate objectives. These features confer an important supervisory role on credit institutions.
- Diálogos entre literatura e cinemaPublication . Sobral, Filomena AntunesO texto apresenta uma incursão pelas narrativas queirosianas transpostas para cinema, destacando a revitalização dos textos eruditos proporcionada pela sétima arte.