Browsing by Issue Date, starting with "2010-09"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Didáctica da Filosofia: Educação para a Autonomia da formação do PensamentoPublication . Barroso, PauloUma criança de seis anos pode ou não usar e compreender os conceitos abstractos de “liberdade”, “verdade” ou “justiça”? A resposta a esta questão pode, por um lado, ser orientada se tomarmos como exemplos as histórias infantis que as crianças conhecem, por outro, ser explorada se tomarmos a Filosofia como prática de aprendizagem básica para a formação e desenvolvimento de um pensamento correcto, crítico e criativo. Por exemplo, na história da Branca de Neve, de Jacob Grimm, uma criança pode ou não questionar se a Branca de Neve tem liberdade face às regras impostas pela sua madrasta. Uma criança de seis anos tem ou não capacidade para compreender a falta de liberdade da Branca de Neve dadas as circunstâncias oferecidas pela história? Já deve ter essa capacidade interrogativa da liberdade como bem supremo dos seres humanos, mas nas devidas proporções? O ensino da Filosofia nas crianças constitui, essencialmente, um projecto educativo que visa disponibilizar os instrumentos, métodos e modos de desenvolvimento do raciocínio e do pensamento. Através da prática do diálogo, do desenvolvimento cognitivo, afectivo e social das crianças e dos jovens, o programa explora as dimensões crítica, criativa, lógica, estética e ética, numa relação inevitável entre o pensamento, a linguagem e a acção. Quer o entendimento dos conceitos filosóficos (como “liberdade”, “verdade” ou “justiça”) quer a formulação e posterior resposta a perguntas do tipo “O que é a liberdade?” exigem a formação de um pensamento crítico, reflexivo e conceptual apurado, bem como a definição de critérios de valor e de juízo. Formar um pensamento crítico, reflexivo, lógico e normativo em crianças exige um programa curricular adaptado e acessível, de modo a tornar útil, no presente, métodos, ideias e questões de uma história da Filosofia com cerca de 2 500 anos. Um tipo de pensamento como este é facultado e estimulado pelo exercício da actividade filosófica. É precisamente este papel da Filosofia que é proposto como problemática a analisar, a discutir e a defender.
- Mecanismos Cognitivos e Humor: uma Atitude Linguística que Pressupõe a Inteligibilidade Mútua.Publication . Adão, Teresa; Oliveira, Ana MariaLanguage is understood as part of a cognitive system, containing some processes as emotions, perception, categorization, abstraction and reasoning. Information processing and language understanding are active phenomena, requiring from the listener the obligation to use cognitive rules in order to resemble each sentence he or she is reading or listening to what he or she has read or heard before taking into account the perspective of textual cohesion. Thus, a cognitive rule can be defined as a general construct, a logical proposition or a fact that comes from experience. When the speech is humorous, the incongruity must be present. This is because the physical response of laughter is caused by the coexistence of two or more inconsistent, incongruous and apparently not bound together instances. The incongruity resolution model states that the creation of humor begins with the construction of an incongruity that is resolved later due to information which is provided, but there are several processes of creating and resolving the incongruity. However, humour appreciation also implies the cognitive ability to understand the humorous material, so that it is expected that an individual should select, correctly, the original conclusion of a humorous text (Shammi & Stuss, 1999). This study aims to understand how the cognitive mechanisms may influence the interpretation of a humorous text under the perspective of mutual intelligibility, considering the speaker and the listener in interlocutory terms. The methodological proceedings rely on asking 100 people to choose the original punch-line or funny end of seven pre-tested texts, among four hypotheses: logical but not surprising; surprising but not logical; not funny or coherent and the funny punch-line. The results are conclusive.
- O ensino de Canto nos ramos genérico e vocacional do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Um estudo de caso múltiplo.Publication . Aguiar, Maria Cristina; Vieira, Maria HelenaEste estudo propõe uma reflexão acerca da forma como se tem vindo a realizar o ensino de Canto em Portugal, no 1º Ciclo do Ensino Básico, genérico e vocacional. Ambiciona-se a aquisição de dados relativos à ligação dos pressupostos programáticos com as práticas educativas, no que se refere a: adequação de objectivos, orientações curriculares, filosofias de base, competências, repertório e técnica vocal. Distinguir-se-ão três secções: a revisão de literatura, a investigação empírica e a análise e apresentação dos dados recolhidos. O estudo de caso múltiplo constituirá a base da presente investigação, a qual assentará num modelo primordialmente qualitativo, com o recurso a técnicas de análise documental, entrevista e questionário. A amostra será definida a partir de elementos constitutivos de três grandes grupos, dos dois ramos de ensino (genérico e vocacional): crianças que frequentam o 1º Ciclo, agentes educativos e titulares de cargos directivos com implicações pedagógicas. Serão, também, utilizadas técnicas de metodologia quantitativa, na análise de alguns dos dados recolhidos. Esta pesquisa pretende ser um contributo para apreender o modo como é realizado o ensino de Canto no ensino público, propiciando um espaço de reflexão acerca das diferenças e semelhanças na aplicação dos programas e na efectivação deste ensino.
- Actas do XXI Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Gomes, H.; Menezes, Luís; Cabrita, IsabelEste livro contém os textos integrais das comunicações apresentadas no XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática.
- O Impacto das Relações Bancárias e do Governo da Empresa no Desempenho: O caso das PME’s Portuguesas.Publication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloEste trabalho tem por objectivo analisar o modo como as relações bancárias e o governo da empresa, condicionam o desempenho empresarial, tendo por base uma amostra de 4.163 pequenas e médias empresas (PME’s) portuguesas. As PME´s têm sido nos últimos anos, objecto da atenção de numerosos trabalhos, pela capacidade que têm de gerar emprego e pelo papel que desempenham como criadoras de riqueza. Em sistemas de mercado, as questões de sobrevivência, a complexidade e o dinamismo da envolvente empresarial obrigam a um conhecimento cada vez mais profundo das organizações bem como das variáveis ou factores que se convertem em elementos chave do seu desempenho. Numerosos autores são unânimes em realçar os factores de carácter interno que condicionam o desempenho empresarial destacando: as relações bancárias (Degryse & Ongema, 2001; Ongema & Smith, 2001), o governo da empresa (Bhagat & Bolton, 2008), os recursos humanos (Rogoff, Lee & Suh, 2004), o marketing (Kara, Spillan & Deshields, 2005), a qualidade, a inovação e os recursos tecnológicos (Donovan, 1996), os valores culturais e os sistemas de informação (Tse & Soufani, 2003). Este estudo volta-se para os dois primeiros. Os bancos e as empresas estabelecem relações que permitem superar problemas de assimetria de informação aliviando, desse modo, as dificuldades sentidas na obtenção de recursos financeiros. Face às dificuldades em aceder ao mercado de capitais, o mercado de crédito constitui a principal fonte de financiamento das PME's, pelo que o estudo da intermediação bancária ganha particular relevância, nomeadamente quando se pretende avaliar o seu contributo no desempenho daquelas empresas (Boot, 2000). Paralelamente, as especificidades que estas empresas encerram, nomeadamente a natureza familiar que a estrutura de propriedade e controlo lhes confere, remetem-nos para o estudo do papel exercido pelo governo da empresa e dos diferentes mecanismos de controlo, no cumprimento dos propósitos empresariais. Como referem Denis e McConnel (2003) este desenrola-se em torno de duas grandes correntes de investigação: i) uma preocupada com as variáveis relacionadas com a estrutura de propriedade e ii) outra realçando os aspectos mais institucionais, como sejam os ligados ao conselho de administração e ao director geral. O modelo proposto pretende evidenciar o poder explicativo de um conjunto de atributos que caracterizam as relações bancárias e o governo da empresa, no desempenho empresarial, com recurso a uma amostra de empresas portuguesas utilizando o modelo de regressão múltipla. Os resultados indicam que o número de bancos com que a empresa trabalha e a duração da relação bancária influenciam negativamente a rendibilidade empresarial. Relativamente aos elementos caracterizadores do governo empresarial, verifica-se que o desempenho é condicionado negativamente pelo número de accionistas/sócios e pela participação dos gestores no capital da empresa e, positivamente, pela natureza industrial da propriedade e pela dimensão do concelho de administração.
- Hygrothermal Performance of Portuguese Classrooms: Measurement and Computer SimulationPublication . Almeida, Ricardo; Freitas, Vasco Peixoto deABSTRACT: The rehabilitation of school buildings is an imperative in Portugal. The current buildings do not guarantee adequate conditions of habitability. So, a very ambitious public plan for rehabilitation of school buildings which involves substantial investments is being carried. It is essential to support this investment plan with a thorough investigation that could help and sustain the technical decisions to be taken. To that end a research project has started with two main objectives: to evaluate the suitability of the legal requirements currently in use in Portuguese codes regarding comfort conditions and ventilation rates through the measurement of temperature, relative humidity and carbon dioxide concentration in classrooms of different schools; and make an optimization of constructive solutions to be used in retrofitting of school buildings using computer simulations, artificial neural networks and genetic algorithms. This paper presents the initial results of this project, from the measured values starts a preliminary discussion and launches the future works of the research project.
- Modelling aboveground NPP of Portuguese forest, at regional scale, using field inventory data and NDVI from Landsat 5 tm, Modis and Spot Vegetation ImageryPublication . Viana, Helder Filipe dos Santos; Lopes, Domingos; Aranha, JoséEstimates of aboveground net primary production (ANPP) have been used to address a broad range of questions, from forage availability for livestock to estimates of the global carbon balance. Considering the importance of ANPP as an ecological variable and additionally the complexity of its measurement, the objective of this paper was to develop and test a procedure of simple implementation, in order to estimate the ANPP, at regional scale. The ANPP was estimated as a function of some stand structural variables and by integrating the normalized difference vegetation index (NDVI) derived from Landsat TM (30m), MODIS (250m) and SPOT vegetation imagery (1Km). A total of 150 plots were sampled, using the destructive method, within Pinus pinaster (maritime pine) and Eucalyptus globulus (eucalyptus) stands. Within all plots, all trees were measured (e.g. diameter at breast height, total height, dominant height, canopy height, canopy horizontal projection area, age) in order to calculate stands characteristics (e.g. basal area per hectare, number of trees per hectare). Within some plots, the average representing tree was cut and logged in order to weight coppice,branches and log and determine the total weight per hectare. The understory vegetation was measured (shrubs density, height and estimated age), using the line intersection method, and the weight per hectare was achieved. The total biomass was subsequently converted in ANPP (g.m-2 .year-1). After processing satellite imagery data, the NDVI values were derived, for each sampling plot. The NDVI values and the measured vegetation variables were used for adjustment of regression models, having ANPP as dependent variable. The results obtained were satisfactory, and demonstrate the utility of using the spectral response patterns of vegetation to estimate the ANPP. The best ANPP estimates were achieved for Pinus pinaster stands with shrubs in underwood, using the NDVI as independent variable, individually or combined with the vegetation variables, derived from Landsat 5 TM imagery (R2 aj = 0.52; RMSE = 23%), MODIS imagery (R2 aj = 0.60; RMSE = 21%) and SPOT Vegetation VGT imagery (R2 aj = 0.54; RMSE = 23%).
- Ler e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formalPublication . Balula, João Paulo; Martins, Luísa Maria LopesA preparação do Homem para a Sociedade do Conhecimento passa, no século XXI, necessariamente, pelo desenvolvimento de competências relacionadas com o processamento da informação escrita. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. A leitura apresenta-se, cada vez mais, como uma actividade determinante em toda a vida do indivíduo, quer no que diz respeito à sociedade em geral, quer no que diz respeito à escola em particular. Por isso, impõe-se uma renovada atenção ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita, à sua promoção e desenvolvimento, muito para além da mera alfabetização. Nesta comunicação, pretendemos apresentar algumas notas de um percurso de educação não formal, desenvolvido de 2007 a 2009 numa instituição portuguesa de ensino secundário público, que consistiu na implementação do Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), um programa internacional de educação para o desenvolvimento sustentável que envolve vários países da Foundation for Environmental Education. Esta implementação teve em conta que a sociedade espera que a escola forme cidadãos activos e críticos e que para o conseguir é necessário mobilizar todos os meios disponíveis, num trabalho de equipa que encontra na apresentação à comunidade uma boa parte da sua importância. O trabalho desenvolvido no âmbito do projecto JRA, muito assente na utilização da leitura e da escrita em diferentes suportes e com diferentes finalidades, rompeu com uma prática de abordagem compartimentada e fechada dentro da sala de aula e abordou temáticas que atravessam toda a formação de cidadãos que se desejam responsáveis e cientificamente cultos. A apresentação dos resultados obtidos visa realçar a importância de um trabalho interdisciplinar, preparado e desenvolvido dentro da escola, em contexto de educação não-formal, com visibilidade local, nacional e internacional, com vista à formação de cidadãos cientificamente cultos, capazes de equacionar soluções para os problemas contemporâneos.
- A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelênciaPublication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João PauloO século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos, o público é cada vez mais heterogéneo e em que há um aumento das expectativas relativamente ao contributo da Escola para o desenvolvimento da sociedade. A necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da concepção e da produção de recursos didácticos, que tem assumido uma importância cada vez maior. Do conjunto dos recursos didácticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que dêem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar, antes de chegarem às mãos dos professores e dos alunos, a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas ou orientações curriculares em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Nesta comunicação, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais, no final de 2009 e princípio de 2010. Pretendemos também apresentar um primeiro balanço desta experiência, com base na análise e interpretação dos dados relativos à primeira fase da actividade da entidade certificadora. Estes dados apontam para um impacto muito positivo do processo de avaliação e certificação na melhoria da qualidade dos manuais. Abstract. The twenty-first century has brought about more frequent and larger challenges to society in general, and specifically to Schooling. The most predominant challenges are the necessity to assure the quality of an educational system when economical resources have become scarce, when the system has become more heterogeneous and when expectations regarding School’s contribution to the development of society have increased. The need to provide education for all has highlighted politicians, teachers and researchers’ responsibilities in guaranteeing a system steered towards excellence. One of the fields which can significantly contribute to achieving excellence is the conception and production of didactic resources, as they have gained considerable importance. Among the number of didactic resources, textbooks will be featured, playing both an important role as well as a controversial one. Simultaneously, there has been a decentralization of the responsibility of its evaluation in guaranteeing quality. The last step in extending responsibility in the production of textbooks consists of the accreditation of evaluating and certifying entities of textbooks, guaranteeing scientific and pedagogical quality that it is in compliance with the syllabus or guidelines in force, and guaranteeing that they are an adequate tool for education and learning support, as well as promoting educational success before reaching both students and teachers. This communication aims to present a reflection of the legal framework that regulates this procedure, supported by the data of an evaluating and certifying entity of textbooks which was involved in this process from the end of 2009 and the beginning of 2010. Moreover, it intends to illustrate the first outcome of this experience supported by the data analysis and interpretation of the first phase of the procedure. The data indicates a very positive impact of the evaluation and certification process on improving the quality of the textbooks.
- Assessing multi-temporal land cover changes in the Mata Nacional da Peneda Geres National Park (1995 and 2009), Portugal - a land change modeler approach for landscape spatial patterns modelling and structural evaluationPublication . Viana, Helder; Aranha, JoséThe present study sought to evaluate land cover evolution between 1995 and 2009, within the Mata Nacional of Peneda Geres (Portugal). This study was based on Landsat TM images classification and GIS procedures, such as Land Change Modeller approach. Landscape diversity and structural changes were analysed by means of Mean Shape Index, Shannon’s Diversity Index and Patch analysis, in order compare landscape metrics and to calculate land cover dynamics. The achieved results enable to state that land cover classes presented significant structural changes. The most significant changes occur in the land cover classes of Pinus pinaster; Quercus robur; Acacia dealbata; and shrub land. The most worrying result was achieved for the Acacia dealbata, which presented a strong invasive behaviour. Landscape metric analysis showed a significant stratification increasing and a dramatic reduction of patch surfaces. In spite of spatial changes observed, the achieved biodiversity indexes are very alike for both dates.