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- Depressão, ansiedade e stresse em estudantes de enfermagemPublication . Oliveira, Ana Cláudia Albuquerque Almeida Santos; Chaves, Cláudia Margarida Correia Balula; Duarte, João CarvalhoEnquadramento – As dificuldades sentidas no curso de enfermagem traduzem-se em estados de ansiedade, stresse e depressão. Objetivos – Identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem no stresse, ansiedade e depressão dos estudantes de enfermagem; analisar a relação entre as variáveis de contexto psicológico e sonolência diurna com o stresse, ansiedade e depressão. Material e Método – Estudo transversal, descritivo correlacional realizado numa amostra não probabilística por conveniência. Recorreu-se ao questionário de caracterização sociodemográfica e académica e às escalas de Ansiedade Depressão e Stresse; Escala de Sonolência de Epworth; Inventário de Personalidade de Eysenck – versão curta e Escala de Bem-Estar Subjetivo. Resultados – Dos 403 estudantes de enfermagem, 86.0% do sexo feminino, 38.5% com idade ≤ 20 anos, 86.1% são solteiros, 59.1% residem na cidade, 53.8% coabitam com os familiares, 28.0% frequentam o quarto ano. Estudantes solteiros/divorciados do 1º e 2º anos, residentes no meio rural, sem atividade remunerada e sem bolsa apresentam níveis mais elevados de depressão, ansiedade e stresse. Quanto mais bem-estar negativo e neuroticismo maior é a ansiedade e o stresse nos estudantes de enfermagem, os que apresentam bem-estar positivo, neuroticismo e extroversão manifestam menor depressão. Há relação entre a depressão, ansiedade, stresse e sonolência diurna, destacando-se os participantes sem sonolência diurna. Conclusão: A idade, o estado civil, o ano que frequentam, a zona de residência interferem na depressão, ansiedade e stresse dos estudantes de enfermagem e há relação entre as variáveis de contexto psicológico e sonolência diurna, com variáveis dependentes.