Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Daniela Filipa Pereira; Balula, João Paulo Rodrigues; Melão, DulceResumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.
- Vinculação e rendimento escolar no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cruz, Ana Catarina Moreira da; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaO presente relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio, tanto a nível da Educação Pré-Escolar como do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se perspetiva sobre aspetos pedagógicos e didáticos e as competências essenciais aos profissionais, para a promoção de um ensino de qualidade. A segunda parte do relatório final de estágio trata-se de uma investigação de caráter quantitativo e, teve como principal objetivo perceber se a vinculação entre o professor e o aluno influencia o seu rendimento escolar. Desta forma, foi realizado um inquérito por questionário para responder a três objetivos principais: i) perceber a perceção dos professores acerca das dimensões da vinculação dos seus alunos; ii) avaliar a perceção dos professores acerca do rendimento escolar dos seus alunos; iii) perceber a relação entre a segurança de vinculação e o rendimento escolar dos alunos. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com segurança, que existe, de facto, uma relação significativa entre a vinculação e o rendimento escolar na área curricular da Matemática.