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- Práticas de ensino e investigativas em educação pré-escolar e 1º CEB : estilos do adulto e direitos das crianças no recreio / Francisca Raquel Moita SantosPublication . Santos, Francisca Raquel Moita; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio inclui uma apreciação das aprendizagens realizadas nas práticas de ensino supervisionadas do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e o estudo desenvolvido no contexto de estágio que procurou fazer face a dois objetivos centrais: caraterizar o estilo do adulto e as interações que são estabelecidas com as crianças, no período do recreio, e analisá-las em termos de adequação aos Direitos das Crianças. Para dar resposta a estes objetivos aliámo-nos aos autores de referência, à legislação em vigor e a uma investigação realizada em contexto escolar. Em termos empíricos, o estudo teve um caráter qualitativo, com recurso à observação durante o recreio utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto. Recorreu-se, também, a uma observação com registo de incidentes críticos. Os resultados obtidos através da Escala de Empenhamento do Adulto encontram-se abaixo do que seria adequado, ou seja, não se atinge o valor mínimo de qualidade (3,5). Os direitos mais vezes postos em causa foram: “A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração” (Artigo 12.º) e “A criança tem direito ao repouso, a tempos livres e a participar em atividades culturais e artísticas” (Artigo 31.º). Com base nos baixos níveis nas dimensões sensibilidade, estimulação e autonomia e na análise de situações registadas que representam violações dos Direitos das Crianças, concluiu-se existir urgência na formação das equipas educativas no âmbito dos Direitos das Crianças e da importância do recreio para as crianças. A própria organização do espaço e dos materiais, assim como da dinâmica do recreio, são discutidos em termos de promoção de aprendizagens e de concretização dos direitos.
- O envolvimento das crianças no cantinho da leituraPublication . Bento, Cláudia Patrícia Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.