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- Acrilamida alimentarPublication . Martins, Evaristo de Almeida; Lemos, Edite Teixeira de; Correia, Ana CristinaNa oitava sessão do comité intergovernamental da UNESCO, decorrida no dia 4 de Dezembro de 2013 em Baku, capital do Azerbaijão e a propósito de uma candidatura plurinacional envolvendo 7 países (Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia), a dieta mediterrânica (DM) foi considerada Património Imaterial da Humanidade. Um dos sinais da descaracterização da DM é o consumo excessivo de alimentos fritos. Para além da recorrência familiar a esta técnica culinária não descuremos a oferta de uma multiplicidade de produtos alimentares tipo snack (fritos) que aumentam o aporte lipídico na dieta (gorduras degradadas) e são veículo de substâncias potencialmente tóxicas como é o caso da acrilamida. As doenças cardiometabólicas (DCM ) afetam a qualidade de vida das populações. A funcionalidade do padrão mediterrânico na reabilitação da saúde mostra-nos o antídoto a estilos de vida nefastos (fast food, sedentarismo) numa sociedade de consumo. Num contexto de nutriprevenção, a slow food mediterrânica poderá ser a solução para atenuar o risco de doença e reduzir os custos em saúde. Constituiu objetivo principal do presente trabalho fundamentar a importância que a DM apresenta para a saúde cardiometabólica e avaliar os prejuízos decorrentes do consumo de alimentos submetidos a fritura, mais concretamente à batata frita (incaracterística da referida dieta). O desenvolvimento desta dissertação mostra que o balanço entre os efeitos benéficos da DM na saúde e as consequências nefastas de um produto de grande consumo (batata frita) apela à utilização esporádica do processo de fritura e à implementação de metodologias tecnológicas que diminuam o teor de acrilamida, apontando para a importância da educação/reeducação alimentar, estruturada a partir de conhecimentos ponderados da antropologia da alimentação.
- Projeto de Internacionalização Mazaltur Rio de Janeiro - BrasilPublication . Salles, Vital Ferreira; Seabra, Cláudia; Barros, Samuel Ferreira; Figueiredo, AntónioO mercado turístico passa atualmente por um momento de grandes transformações à escala mundial, em consequência principalmente da crise económica a nível mundial, das novas tecnologias e da globalização, fenómenos que com o decorrer dos tempos moldam toda a cadeia produtora e prestadora de serviços turísticos. Atualmente um cliente quando pensa em comprar um produto turístico e/ou fazer uma viagem, tem acesso às informações que, anteriormente, eram restritas aos profissionais da área de turismo, principalmente aos Agentes de Viagens. O cliente moderno pode adquirir as suas informações e viagens nas diversas páginas webs das companhias aéreas, rede hoteleira, operadores turísticos, rent-a-car, entre outros. Ao Agente de Viagem, torna-se obrigatório que esteja sempre disponível para obter muitas e novas competências profissionais, tornando-se desta forma um “Consultor de Viagens”. São tomadas novas medidas para o desenvolvimento profissional deste novo conceito de profissional, com o objetivo de se manter atualizado e cada vez mais dinâmico. O Consultor de Viagens terá de aprender que a competência na nova função depende da consciencialização mútua do agente de viagens e das agências de viagens rumo à absorção de políticas e programas de qualificação profissional, fazendo-se necessário que os consultores compreendam as novas configurações para que o turismo continue a ser uma atividade fundamental neste novo cenário, para a prestação de serviço de consultoria em viagens. Outro fator que levou a profundas alterações no comportamento das empresas turísticas e agentes de viagens foi sem dúvida a crise económica à escala mundial. Quanto à crise económica é importante ressaltar que o setor turístico foi um dos poucos mercados que conseguiu ultrapassar uma das maiores crises a nível mundial. Por tudo isso, pode-se entender que surge uma oportunidade para a internacionalização, desde que o promotor do projeto opte por um país, região ou cidade que atenda a sua zona de conforto. A Mazaltur considerando a importância da internacionalização num mercado globalizado, pretende através deste Plano de Internacionalização fazer uma análise estratégica e de viabilidade económica e financeira para abrir um escritório na cidade do Rio de Janeiro no Brasil.