Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação experimental do comportamento mecânico de paredes de tabiquePublication . Fernandes, Carlos Rodrigues; Padrão, José Avelino Loureiro MoreiraNuma fase em que a reabilitação urbana se afirma como um dos pilares de futuro do setor da construção, torna-se cada vez mais notório o desconhecimento e até desinteresse de profissionais ligados a essa área, relativamente aos métodos construtivos adotados antes da massificação do betão enquanto principal componente da construção. Os Centros Históricos, e muitas aldeias periféricas ou rurais estão repletas de edifícios onde a construção em alvenaria de pedra e tabique predomina, sendo muitas vezes a sua reabilitação negligenciada em detrimento de novas construções. O principal objetivo desta dissertação é dar a conhecer alguns edifícios localizados no Centro Histórico de Viseu, incidindo sobretudo nas paredes de tabique e na sua interação com a restante estrutura. O conhecimento aqui partilhado foi obtido através de visitas a quatro edifícios, todos deles em contexto de obra. De modo a adquirir informação revelante, foram realizadas medições exaustivas, reportagens fotográficas, pormenorização a duas e três dimensões de aspetos construtivos considerados importantes, recolha de materiais e ensaios, in situ e em laboratório. Através da informação que se apresenta pretende-se dar a conhecer o tabique como uma solução construtiva que dá garantias em termos estruturais, que em muitos casos conserva as suas qualidades e dos seus elementos constituintes quase inalteradas, não sendo por isso necessária a sua substituição por outro tipo de parede.
- A avaliação da dor no doente cirúrgico com alterações cognitivasPublication . Almeida, Vera Lúcia Barbosa de; Martins, Maria da Conceição Almeida; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A dor é considerada o 5º sinal vital e a sua avaliação e registos são obrigatórios, devendo ser sistemáticos. O ineficaz controlo da dor implica complicações no estado clínico dos doentes, tempos de internamento mais prolongados e maiores custos com a saúde. No doente cirúrgico com alterações cognitivas deve ser feita uma heteroavaliação, com base em indicadores comportamentais e/ou fisiológicos. Objetivos: Determinar a eficiência e eficácia das escalas do Observador, Abbey Pain Scale e Pain Assessment in Advanced Dementia (PAINAD). Métodos: Trata-se de uma investigação aplicada, não experimental, quantitativa e descritivo-analítica. Do instrumento de colheita de dados constam dados sociodemográficos e clínicos do doente, a Escala do Observador, a Abbey Pain Scale (Rodrigues, 2013) e a PAINAD (Batalha et al., 2012), avaliando a dor num momento inicial e 45 minutos após uma intervenção para alívio da mesma. Resultados: A amostra é não probabilística por conveniência, constituída por 76 doentes do foro cirúrgico, com alterações cognitivas, internados em serviços de Cirurgia de um hospital central, com idades compreendidas entre 38 e 96 anos. Verificámos correlação positiva entre os resultados das 3 escalas, sendo mais evidente na avaliação inicial. A intensidade da dor, no mesmo sujeito, é superior quando avaliada com a PAINAD (OM = 2,16) e inferior quando avaliada com a Escala do Observador (OM = 1,78). Conclusão: A escala mais eficaz e eficiente é a PAINAD. Dado o tamanho reduzido da amostra sugerem-se estudos confirmatórios para que possam generalizar-se os resultados. Palavras-chave Dor aguda, dor pós-operatória, cognição, cirurgia geral, medição da dor.
- Monitorização de utentes em cuidados paliativos : análise dos registos clínicosPublication . Gonçalves, Ana Isabel Rodrigues; Martins, Maria da Conceição Almeida; Novo, André Filipe PintoEnquadramento: As alterações sociodemográficas ocorridas nos últimos anos e o aumento de doenças crónicas progressivas e incuráveis exigem o crescente desenvolvimento da prestação de cuidados paliativos. Para a melhoria da qualidade de vida do doente e familiares é imprescindível o controlo de sintomas, não só ao nível físico, como psicológico, social e espiritual. Objetivos: Caraterizar os registos efetuados em cuidados paliativos e analisar os registos efetuados aos doentes em cuidados paliativos. Métodos: Foram recolhidos, descritos e analisados dados estatísticos através do aplicativo de monitorização existente da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), no período temporal, que decorre entre 2009 e 2014, na Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros. Este estudo é de caráter quantitativo descritivo e retrospetivo. Resultados: Observa-se, de um modo geral que, a população da Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) é maioritariamente do género masculino, com média de idade de 73,5 anos, casados, reformados e com menos de 6 anos de escolaridade. A referenciação dos doentes é predominantemente de origem hospitalar e os diagnósticos são maioritariamente do foro oncológico. Verifica-se que a média de dias de internamento é de 32,5 dias e 83,7% dos doentes faleceram na UCP. A maioria dos doentes apresenta risco de queda médio e risco elevado de úlceras de pressão. Na escala cuidados paliativos e de avaliação de sintomas Edmontom verifica-se que os sintomas estão controlados na generalidade dos registos. Conclusão: Apesar de algumas limitações, foi possível caracterizar os utentes da unidade de paliativos e verificar que são efetuados registos direcionados para os cuidados paliativos e controlo de sintomas o que constitui uma mais-valia para o conhecimento da realidade da população-alvo e melhoria da prestação de cuidados paliativos. PALAVRAS-CHAVE: cuidados paliativos, doente, sintomas, escalas.
- Risco nutricional do doente submetido a cirurgiaPublication . Carvalhinha, Vera Mónica Santos; Martins, Maria da Conceição Almeida; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: Apesar do reconhecimento da elevada prevalência e impacto clínico, a desnutrição permanece subvalorizada no contexto hospitalar, embora, frequentemente se agrave no decurso do internamento. O rastreio do risco nutricional é recomendado pelas organizações internacionais, mas não é efetuado na grande maioria dos doentes. Objetivos: Determinar a prevalência do risco nutricional do doente submetido a cirurgia; Analisar a influência das variáveis sociodemográficas; Verificar a relação entre as vará-veis clínicas e o risco nutricional. Métodos: Optámos por um estudo quantitativo, longitudinal e analítico-correlacional, através da aplicação de um questionário a uma amostra, não probabilística por conveni-ência, constituída por 60 doentes. Para a avaliação do risco nutricional utilizámos o pro-tocolo de rastreio MUST. Resultados: Dos dados sociodemográficos da amostra: 60% são do género masculino e 40% do feminino, a média de idades é de 68 anos, maioritariamente casados (68,3%), com proveniência de zona rural (73,3%), internados para cirurgia intestinal, 48,3%. Com a aplicação do protocolo MUST verificamos: 63,3% dos participantes apresentavam alto risco nutricional; O IMC revelou agravamento, com valores médios iniciais de 26,52 e finais de 25,36; A perda de peso foi superior a 10% nos últimos 3/6meses em 11,1% dos homens e 12,5% das mulheres. Conclusão: A elevada percentagem de doentes cirúrgicos em risco nutricional demons-tra a necessidade da avaliação nutricional pré-operatória sistemática, para otimização do estado nutricional, diminuição das complicações pós-operatórias, do tempo de interna-mento e custos hospitalares. Sugerimos novos estudos nesta área, para que o estado nutricional seja considerado fator preponderante no estado clinico do doente. Palavras-chave: risco nutricional, doente cirúrgico; protocolo rastreio nutricional