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- Aquilino Ribeiro e as "Terras do Demo" : o marketing num território literárioPublication . Pinto, Paulo Jorge Pereira; Matias, Ana Mafalda; Sousa, Luís NunoNum contexto cada vez mais global, em que os países e as regiões competem entre si para conseguirem notoriedade e projeção, parece cada vez mais consensual que apenas quem conseguir comunicar, de forma profissional, os seus territórios, mostrando os atributos culturais, patrimoniais e históricos, conseguirá projetar uma imagem de valor, atrair turistas, investimentos e rendimentos. No caso dos espaços rurais, marcados por graves problemas estruturais, o recurso mais precioso que podem exibir é o seu património cultural, o único "minério" que conjuga memória, história e evolução, e que não pode ser desterritorializado. É único, irrepetível e apenas faz sentido e tem potencial num ponto concreto do globo terrestre. Por isso, cada lugar poderá beneficiar do seu património se conseguir que o mesmo seja gerido de forma sustentada, englobado numa programação cultural correta e assente em estratégias de marketing territorial que apontem para o longo-prazo. As "Terras do Demo", concretamente os territórios de Sernancelhe e Moimenta da Beira, são guardiãs de um recurso cultural que jamais poderá ser exibido por outro território: a naturalidade do escritor Aquilino Ribeiro, uma referência da literatura portuguesa do século XX. Mas, afinal, de que serve ter este recurso e não conseguir transformá-lo em elemento diferenciador, em fator de notoriedade e gerador de riqueza para a região? Ora, o grande enfoque da presente dissertação é precisamente procurar respostas para a pergunta: "Qual o papel do marketing para que as Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro, se assumam como um território literário?". Esta dissertação é, pois, uma proposta de linha de rumo, sustentada em conceitos estratégicos como território, turismo cultural, património, comunicação e marketing, procurando ser um contributo para que as "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, sejam encaradas como um benefício para a comunidade e para a sua sustentação económica. Provavelmente, para que isso se confirme, é imperioso que haja uma vontade organizada e que o planeamento de marketing seja encarado como uma ciência capaz de produzir contributos, tanto os que proporcionou no passado como os que todos esperamos dela amanhã.
- Relatório de estágio - Volupio : a importância do facebook e do community manager para a comunicação das marcasPublication . Oliveira, Diana Barbara Rodrigues; Ferreira, Ivone; Silva, PauloO presente relatório de estágio enquadra-se no método de avaliação final do Mestrado em Comunicação e Marketing da Escola Superior de Educação de Viseu. O estágio decorreu na empresa Volupio - Estratégias de Comunicação e teve a duração de quatro meses, durante os quais foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado em Comunicação e Marketing em contexto de trabalho, com o objetivo de complementar e aperfeiçoar as competências de índole prática. Assim, estagiar na Volupio, permitiu adquirir um conjunto de competências, capazes de me dar autonomia e confiança para facilitar a minha entrada no mercado de trabalho. Neste documento encontra-se um relato minucioso sobre o local de estágio e atividades desenvolvidas nos quatro meses de experiência laboral, assim como pesquisa de informação de caráter académico e profissional para enquadramento das atividades desenvolvidas. Estruturalmente, este relatório apresenta uma introdução teórica, onde consta uma análise bibliográfica e académica sobre os principais temas abordados, uma descrição detalhada das atividades que foram desenvolvidas no decorrer do estágio, assim como uma apresentação da empresa em questão. No presente relatório também é apresentado uma reflexão crítica sobre a aprendizagem e dificuldades do estágio. Por último será apresentada a conclusão deste relatório de estágio.