Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Marketing relacional e as redes sociais em unidades hoteleiras : um estudo na região autónoma da MadeiraPublication . Santos, Ascensão Magda Gomes; Morais, Nídia Salomé; Antunes, JoaquimO principal objetivo desta investigação passou por perceber a importância que o marketing relacional e as redes sociais possuem no setor da hotelaria da Região Autónoma da Madeira. Para isso, realizou-se uma investigação e uma abordagem teórica sobre o tema marketing relacional, de forma a compreender os principais pontos desta técnica, como a satisfação, fidelização e as relações de qualidade, seguida de uma abordagem teórica às redes sociais e à região em estudo. A metodologia adotada passou por duas técnicas distintas, uma abordagem qualitativa e uma abordagem quantitativa. Na abordagem qualitativa realizou-se uma entrevista a três hotéis de forma a perceber que ferramentas utilizam na manutenção dos relacionamentos com os seus hóspedes. Na abordagem quantitativa aplicou-se um questionário aos turistas hospedados em hotéis na região, tendo-se obtido uma amostra de 188 indivíduos. Os resultados demonstram acima de tudo que se os hotéis tiverem em conta a personalização, o acompanhamento nas redes sociais, proporcionarem atividades extras, uma boa qualidade de serviço e informações verdadeiras e diversificadas, irão aumentar a satisfação dos seus clientes e posteriormente poderão alcançar a confiança e estabelecer uma boa relação com os seus consumidores obtendo a sua fidelização.
- Comunicação estratégica e redes sociais: a pertinência da utilização do facebook na promoção do grupo FnacPublication . Dias, Carina Pinto; Sousa, Nuno Figueiredo eCom o surgimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, surgiu por parte das empresas uma necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes. A utilização das novas tecnologias permitiu criar novas formas de comunicação e de aplicar as técnicas de marketing. As novas estratégias utilizadas pelas empresas são mais estruturadas e direcionadas, proporcionando uma melhor comunicação entre consumidores e empresas, alcançando vários tipos de públicos. Surge assim um novo tipo de marketing, o Marketing Digital. As novas tecnologias, juntamente com as redes sociais, ofereceram ao consumidor a oportunidade de encontrar uma variedade de informações relevantes sobre diversos produtos. Posto isto, o consumidor deve conhecer e estudar bem a informação de que dispõe, o que lhe permitirá então ir ao encontro das suas escolhas e necessidades, para a satisfação das mesmas. O presente trabalho de investigação e os seus objetivos propostos pretendem analisar o modo de funcionamento da página oficial do Facebook da Fnac Portugal, assim como verificar as vantagens que esta rede social proporciona à empresa. Através de um inquérito que conta com uma amostra de 40 colaboradores da loja Fnac de Viseu, pretende-se descobrir a relação que estes mantêm com a empresa através do Facebook. Este estudo segue uma metodologia mista assente em pesquisas bibliográficas e num inquérito por questionário.
- Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vidaPublication . Carvalho, Fátima Cristina Lopes de; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: Os cuidados paliativos assumem-se como um direito humano, uma vez que são preponderantes para o bem-estar e o conforto em situação de doença crónica, paliativa e de finitude, constituindo-se como dever ético por parte dos profissionais de saúde a sua promoção. Assentam, sobretudo, na prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico e espiritual, na melhoria do bem-estar e no apoio aos doentes e às suas famílias, respeitando a autonomia, a vontade, a individualidade, a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da vida humana. O controlo de sintomas é uma das maiores preocupações da pessoa em fim de vida e sua família, requerendo uma avaliação sistemática, excelentes cuidados de enfermagem e uma prescrição clínica cuidadosa. De forma particular, os cuidados paliativos baseiam a sua atividade clínica multidisciplinar na dignidade da pessoa doente e sua família. Objetivos: Determinar o grau de dignidade auto-percebido das pessoas em fim de vida; caracterizar a sintomatologia das pessoas em fim de vida; avaliar se os sintomas têm implicação na dignidade auto-percebida das pessoas em fim de vida. Métodos: Estudo correlacional em corte transversal, realizado em contexto paliativo, numa amostra de 83 participantes (50,6% mulheres), com uma média de 70,95 anos. O instrumento de recolha de informação ficou constituído por um questionário sociodemográfico, Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (Edmonton Symptom Assessment System) e a Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory, Chochinov et al., 2008). Resultados: Cerca de 73,8% das mulheres e 73,2% dos homens autopercecionam uma dignidade positiva (moderada a elevada). Por outro lado, 76,2% das pessoas que experienciam uma elevada dignidade têm sintomatologia leve. De modo semelhante, 72,7% das pessoas com uma baixa dignidade auto-percebida apresentam sintomatologia grave e quanto maiores os valores dos sintomas (que correspondem a uma presença de sintomas mais intensa), maiores serão os valores da dignidade (que correspondem a uma dignidade mais baixa) nas suas diferentes vertentes e na sua globalidade. Os sintomas revelam poder explicativo na Dignidade (49,8%). Conclusão: Os resultados mostram que a dignidade é auto-percebida como positiva por 73,5% das pessoas em fim de vida. A identificação dos sintomas em pessoas em fim de vida potencia o desenvolvimento e implementação de estratégias clínicas promotoras da sua dignidade.
- A influência do eWOM na Next Level Dance Center (Lucan, Irlanda)Publication . Ferreira, Luís Miguel Andrade; Abrantes, José Luís; Matias, Ana MafaldaO presente relatório surge como último objeto de avaliação para finalização do Mestrado em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Educação de Viseu e como consequência da realização do estágio curricular realizado na escola de dança Next Level Dance Center. Através da investigação desenvolvida a seu pretexto é elaborado um modelo conceptual teórico adaptado à academia, onde a partilha de opiniões por parte dos seus utilizadores via eWOM, é influenciada pela formulação dessas mesmas opiniões através de antecedentes tais como: motivações de ingresso, perceções acerca dos serviços prestados e em última instância, atitude em relação à escola. O modelo conceptual proposto permite uma abordagem inovadora a este complexo fenómeno, sendo o primeiro estudo a focar-se nos antecedentes do eWOM e a estabelecer a relação entre estes e o tipo de partilha de opinião gerada (in-group e out- of-group). Devido a esse facto recomendam-se investigações mais aprofundadas sobre o tema, nomeadamente o teste empírico do referido modelo e a sua adaptação a diferentes tipos de negócio. A corrente abordagem possui grande valor para a gestão da NLDC, visto que permite conhecer a opinião dos seus utilizadores atuais e desta forma ir de encontro à satisfação dos desejos e necessidades dos mesmos, permitindo do mesmo modo aperfeiçoar a sua estratégia de marketing e consequentemente reformar e potenciar a sua imagem perante o exterior, de forma a ir de encontro aos objetivos da organização (atrair mais clientes).