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- Internamento em Centro Educativo: o ponto crítico no percurso de vida dos menores a cumprir medida tutelar educativa de internamentoPublication . Brites, Juliana Reis; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaÉ cada vez mais frequente, nos dias de hoje, assistir a notícias que dão conta de jovens menores que praticam crimes, sobretudo nos media. Tornando a problemática da delinquência juvenil muito identificada e pouco conhecida, isto porque além de ser um conceito de ordem comportamental, diversas ciências tentam encontrar uma teoria explicativa para este tipo de comportamentos, assim o conceito de delinquência juvenil não encontra uma definição consensual. É na tentativa de dar voz e de compreender mais acerca destes comportamentos que surge a presente dissertação, objetivando encontrar o cerne do ponto crítico da vida dos menores que o conduziu aos comportamentos delinquentes, e criando um padrão comportamental que caracterize a atual delinquência juvenil. Com base teórica e científica, encaminhada para um contexto específico de estudo e investigação exaustiva junto dos jovens a cumprir medida tutelar educativa de internamento. Utilizou-se um modelo de entrevistas inovador, o Life-Line Interview Method, aplicado a 13 jovens a cumprir medida tutelar educativa de internamento, que leva a cabo uma entrevista profunda com base numa linha representativa da história de vida do entrevistado. O estudo conseguiu perceber que os comportamentos delinquentes revelados são fruto de histórias de vida marcadas por diversas situações provenientes de diversos contextos e diversos atores, destacando-se impreterivelmente o meio familiar e o grupo de pares.
- Tradução e adaptação transcultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and YouthPublication . Sousa, Ana Catarina Pereira Fernandes de; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaA educação especial, que visa a inclusão educativa e social, tem como objetivo promover igual oportunidade de acesso e participação nos contextos. Pretende possibilitar o sucesso educativo de crianças/jovens jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente, necessário para um futuro profissional, com a máxima autonomia e estabilidade emocional (Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008). Desta forma, intervém em crianças e jovens com necessidades educativas especiais com limitações na participação social, comunicação, aprendizagem, mobilidade, autonomia, e relacionamento interpessoal, de carácter permanente, de que resultam limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida (Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008). A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) tem um papel importante no ensino português tendo sido introduzida pelo Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro do Ministério da Educação que veio legislar a Educação Especial e reforçar a elaboração do relatório técnico pedagógico, preferencialmente por referenciação à CIF. A CIF versão crianças e jovens pode ser cotada utilizando o World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 Child and Youth (WHODAS 2.0 CY) que foi criado por um grupo de trabalho do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais versão cinco (DSM-5) (Scorza et al., 2013; Von Korff et al., 2008). O WHODAS 2.0 CY foi criado a partir da versão de adultos, WHODAS 2.0 de forma a poder corresponder às necessidades especificas das crianças e jovens. È um instrumento que permite a recolha de informação acerca das várias áreas contextuais da criança/jovem: compreensão e comunicação, mobilidade, cuidado pessoal, relação com os outros, atividades da vida diária e participação na sociedade. Foi desenvolvido por um grupo de trabalho em 2013 do tendo sido, posteriormente, traduzido e validado em Ruanda (Scorza et al., 2013). É um instrumento que tem um total de 36 itens de resposta através de uma escala de Likert. Este estudo, de carácter metodológico, visou a tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 CY para a Língua Portuguesa. O processo de adaptação seguiu as diferentes etapas: duas traduções para a Língua Portuguesa, uma síntese das duas versões (reconciliação), retroversão para a língua original (inglesa), comparação da retroversão com a original de forma a garantir a equivalência, avaliação por um comité de especialistas, pré-teste, retorno ao comité e relatórios acerca das escolhas ao nível da tradução. O instrumento foi realizado por um total de 43 participantes que foram convidados a verbalizar as dúvidas sobre o conteúdo dos itens do instrumento para que pudessem sugerir novas reformulações. Assim, a realização deste projeto, permitiu traduzir e adaptar uma escala que se reveste da maior importância, devido ao seu valor no auxílio ao diagnóstico e à sua utilidade para identificar quais as limitações decorrentes de uma situação de saúde e perceber melhor a perceção das crianças/adolescentes quanto a estes. Poderá ser, ainda, um contributo importante para a avaliação e intervenção nas escolas.
- O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemáticaPublication . Couto, Diana Vanessa da Silva; Menezes, Luís; Amante, SusanaEste relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.