Browsing by Issue Date, starting with "2018-09"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Development of Jelly Gums with Fruits and Herbs: Colour and Sensory EvaluationPublication . Guiné, Raquel; Correia, Paula; Florença, SofiaThis work aimed to evaluate the colour and sensory properties of jelly gums made with fruits and herbs. The colour was measured by a colorimeter in the Hunter lab coordinates (L*, a* and b*). Sensory evaluation comprised preference tests and profile analysis. The results showed that the colour of gums with blueberry was considerably different than other fruits (strawberry and raspberry). The sensory preference test allowed choosing 4 from the 16 prototypes developed (Blueberry & Mint, Raspberry & Mint, Strawberry & Mint, Strawberry & Anise), which were then characterized in terms of colour and sensory properties. The sensorial profile showed that Blueberry & Mint gums had visual aspect indicators as well as a better aroma to herb. However, for most of the attributes evaluated, the gums made with Strawberry & Anise got higher scores, including global appreciation. The results of colour evaluation revealed that the Blueberry & Mint gums were substantially different from the others. Hence, the results indicated that two of the gums developed, Blueberry & Mint and Strawberry & Anise, might have success when launching on commercialization.
- A educação física na escola: Atitudes dos alunos em função da idade e do sexoPublication . Lima, Ricardo; Benites, Luisa; José Miranda Gonçalves, Francisco; Resende, RuiTrata ‑se de um estudo transversal, observacional de cariz quantitativo que teve como objetivo analisar as perceções e atitudes dos alunos relativamente à disciplina de Educação Física comparando os sexos e as diferentes faixas etárias. Para tal, foi aplicado um questionário validado e adaptado de Al ‑Liheibi (2008) a 812 alunos pertencentes a 5 escolas do ensino básico e secundário de 3 cidades em Portugal, sendo 384 do sexo masculino e 428 do feminino com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. Os resultados revelam que os alunos do sexo masculino têm atitudes mais positivas em relação à disciplina de Educação Física. Quando comparadas as idades dos participantes, verificam ‑se diferenças significativas nas atitudes positivas do grupo etário mais jovem quando comparado com os restantes grupos. Dessa forma, um dos indicativos de discussão é a postura do professor na aula, para, sensibilizar, motivar e informar os alunos acerca da importância da Educação Física e suas abrangências ao longo da vida
- A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da educação físicaPublication . José Miranda Gonçalves, Francisco; Lima, RicardoResumo A avaliação consiste na recolha de informações necessárias para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos: i) conhecer até que ponto os professores do ensino secundário recorrem à avaliação formativa; ii) perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário regular, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores. Verificou-se que classificação da Avaliação Sumativa tende a aumentar, relativamente à Avaliação Formativa.
- Comportamento lúdico-motor das crianças do 1º ceb no recreio escolar: Reaproveitamento e rentabilização do espaço e consequente dinamização de atividadesPublication . Silva, Marta; Silva, Ana; José Miranda Gonçalves, FranciscoO contexto escolar é propício ao desenvolvimento multidisciplinar e multidimensional da criança, devido ao facto de ser o local onde a criança se encontra boa parte do dia. O espaço de recreio assume-se como um veículo promotor do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e psicossocial da criança. Esta investigação foi implementada numa escola pública de Viana do Castelo, em contexto de PES e, abrangeu 185 participantes, dos quais 68 pertencem ao pré-escolar e 117 ao 1º CEB. Os objetivos definidos foram: verificar os comportamentos das crianças no espaço de recreio, identificar os espaços menos utilizados e analisar os efeitos de uma intervenção no recreio escolar. Relativamente à recolha de dados foram utilizados instrumentos como: observação direta, notas de campo, meios audiovisuais e ficha de observação, tendo-se estabelecido as relações entre as variáveis, e posterior triangulação de dados. Este último foi criado com o objetivo de verificar os comportamentos das crianças, com as dimensões de análise identificadas à priori, e foi implementado em três momentos com a duração de 30 minutos cada um, segmentados em clusters de 3 minutos. No primeiro momento foi efetuada uma observação do contexto natural, sem instrução nem intervenção do investigador, não havendo também modificação dos espaços sendo possível identificar quais os locais menos utilizados pelas crianças, perspetivando assim uma intervenção neste espaço. No segundo momento foi realizada a intervenção que consistiu na dinamização de espaços através de jogos, não tendo sido efetuada qualquer explicação sobre a execução dos mesmos. No terceiro momento, depois da explicação da execução dos jogos, foi efetuada uma nova observação. Estando esta investigação em desenvolvimento, os dados encontramse numa fase preliminar. No entanto os dados sugerem que houve um maior reaproveitamento do espaço, um aumento da interação social, as crianças tornaram-se mais ativas e participativas, assim como houve uma real aprendizagem dos novos jogos.
- Dinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunosPublication . Silva, Ana; Silva, Marta; José Miranda Gonçalves, FranciscoO recreio escolar é um tempo e um espaço benéfico para a brincadeira, para o jogo e para a promoção da atividade física, facilitando as relações sociais e a aquisição de competências cognitivas e motoras. Posto isto, neste estudo, pretendeu-se que as crianças aproveitassem, com sentido educacional, o espaço que lhes serve de recreio. O grande propósito deste estudo foi o reaproveitamento do espaço recreio para a promoção da atividade física, ou seja, recaiu na implementação de jogos de grande durabilidade e de cariz lúdico para que esta promoção seja reproduzida de forma autónoma. Métodos/Metodologia: O estudo englobou 77 participantes (32 do Pré-Escolar e 45 do 1º CEB). Para que este estudo fosse analisado foram necessários alguns instrumentos audiovisuais, um registo de notas de campo e a construção de uma ficha de observação. O estudo estrutura-se em três momentos, incluindo dois horários distintos – manhã e tarde, e ainda três espaços exteriores diferenciados, sendo que estes parâmetros de observação foram observados com recurso a instrumentos audiovisuais, acompanhados pelos respetivos registos de notas de campo. O primeiro momento baseou-se na observação do espaço recreio sem qualquer tipo de intervenção; o segundo momento foi efetuado após a implementação dos jogos, sendo a observação feita após a explicação de todos os jogos; e por fim, num terceiro momento, as crianças já tinham sido instruídas sobre a execução dos jogos, pretendendo-se verificar a dinâmica instituída na execução dos mesmos. Resultados/Conclusões: Através dos dados analisados nesta fase embrionária do estudo, que se encontra em pleno desenvolvimento, verifica-se que o espaço de recreio se tornou mais dinâmico. Verifica-se ainda, que o campo exploratório permite que as crianças consolidem a interação com os seus pares, de uma forma mais consubstanciada, recorrendo a ferramentas lúdicas promovendo assim um desenvolvimento das crianças de uma forma mais profícua.
- Processos cognitivos para a escolha da avaliação na regulação do ensinoPublication . José Miranda Gonçalves, Francisco; Lima, Ricardo; Garrido, Nuno; Mendes, Francisco; Pereira, Antonino; Figueiredo, Abel; Albuquerque, AlbertoA avaliação consiste na recolha, análise e reflexão de informações, num processo continuo, para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos, conhecer até que ponto os professores do 3º ciclo e ensino secundário recorrem à avaliação formativa; e perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. Por meio da análise dos dados, Avaliação Formativa=81.49±7.97 e Importância da Avaliação Formativa=86.60±8.07, verificou-se que os professores dão enfase à modalidade de avaliação formativa. Concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores, realçando a necessidade da alteração das práticas por parte dos professores, bem como a sua formação contínua. Verificou-se que a Avaliação Sumativa tende a ser mais utilizada, para o processo de classificação, relativamente à Avaliação Formativa.
- A Informação Contabilística como ferramenta de gestão na tomada de decisõesPublication . Almeida, José Luís de Sousa; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesA informação, de uma forma geral, é cada vez mais importante para a tomada de decisão, seja qual for o problema a resolver. Nas empresas, onde diariamente se tomam decisões, a informação tem uma particular e acrescida importância. Uma má decisão na empresa pode por em causa o seu futuro, logo o dos seus stakeholders (interessados na vida da empresa). Ora, são os gestores que tomam as decisões nas empresas e fazem-no com base na informação disponível. O gestor deverá ter à sua disposição a infomação contida nas demonstrações financeiras: balanço; demonstração dos resultados; demonstração dos fluxos de caixa; demonstração das alterações no capital próprio; e anexo. Para além desta informação, deverá ter outros mapas de análise económica-financeira. O próprio sistema de normalização contabilística refere, na estrutura conceptual, que o objetivo das demonstrações financeiras é proporcionar informação, entre outros, para o orgão de gestão, que lhes permita assumir as suas responsabilidades de planeamento, tomada de decisão e controlo. Assim, e considerando a importância que as PME têm no tecido empresarial Português, o valor que próprio Sistema de Normalização Contabilística atribui às demonstrações financeiras como fonte de informação para tomada de decisões, tentou-se perceber a importância que os gestores lhes atribuem como ferramenta de gestão. Os resultados deste estudo não confirmou que os gestores façam uso da informação contabilística que os auxilie na tomada de decisões e, desta forma, se torne uma ferramenta que os ajude a gerir, o que contraria um dos objetivos base da contabilidade que é precisamente fornecer informação a um vasto leque de utentes, nomeadamente aos gestores. Desta forma, face aos resultados obtidos, verifica-se que os gestores ainda têm um longo caminho a percorrer, uma vez que a utilização da informação prestada pelas demonstrações financeiras como uma ferramenta de gestão é escasso.
- Implementação de técnicas de acupunctura em veterináriaPublication . Godinho, Maria Adriana de Andrade; Nóbrega, Cármen; Santos, Carla; Helena, ValaA Acupunctura Veterinária é cada vez mais popular no Mundo como tratamento ou como parte de uma abordagem terapêutica em conjunto com a medicina convencional. Neste contexto, o presente projeto teve como objetivo principal o estudo e a avaliação da acupunctura em animais com sinais clínicos músculo-esqueléticos e melhorar a compreensão do uso de implante de ouro em diversas patologias de acordo com o grau de lesão do animal. Iniciámos o estudo focalizando a nossa atenção no enquadramento teórico, decorrendo este de uma síntese de estudos realizados por diversos autores neste domínio. Na segunda parte, apresentamos as várias fases de um processo completo e organizado de avaliação da dor num total de 12 animais através da Escala de Dor da Universidade de Glasgow, Escala de Dor Composta da Universidade De Colorado e a Escala Visual Analógica. Elaborámos, de seguida, um inquérito que posteriormente foi respondido por público-alvo (tutores de animais de companhia), de forma a avaliar a capacidade de reconhecimento e recetividade das Medicinas Alternativas.
- Estudo comparativo do uso de escalas descritivas e semi-objectivas na avaliação da dor animalPublication . Silva, Fábio Gonçalves e; Mesquita, João Rodrigo Goiana; Mega, Ana Cristina; Cruz, RitaO presente projecto enquadra-se no âmbito da finalização do Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia, ministrado pelo consórcio das Escolas Superiores Agrárias de Viseu, Ponte de Lima, Bragança, Elvas e Castelo Branco tendo como objetivo avaliar a influência do operador na avaliação da dor animal. A dor é um facto preponderante no bem-estar animal, sendo que a sua mitigação ou mesmo eliminação são preocupações reais para a equipa veterinária que acompanha o seu paciente. Com o intuito de mensurar a dor no animal, encontram-se documentados protocolos que produzem escalas de avaliação da dor. Desta maneira, foram utilizadas a Escala Composta de Dor da Universidade de Glasgow (GCMPS) e Escala de Dor da Universidade de Melbourne (UMPS), escalas descritivas, bem como a Escala Visual Analógica (VAS) e Escala de Dor Adaptada da Universidade do Colorado (EDUC), escalas semi-objectivas. O presente estudo foi realizado num total de 32 animais, cão e gato de ambos os sexos, submetidos a esterilização cirúrgica, sendo que a avaliação da dor ocorreu no período de 2, 4, 8 e 24 horas após a recuperação anestésica. A avaliação foi efetuada por quatro membros da equipa clínica diferentes: Médico Veterinário Experiente, Médico Veterinário Estagiário, Enfermeiro Veterinário Experiente e Enfermeira Veterinária Estagiária, tendo cada um destes utilizado cada escala supracitada. Uma vez terminada esta fase, reconhece-se a variabilidade nos resultados não só como consequência da subjectividade do avaliador, mas também pela diversidade de testes utilizados. Torna-se então importante a avaliação comparativa quer da subjetividade do avaliador, quer da variabilidade dos próprios testes.
- O crédito em incumprimento na Banca Nacional Pós Crise de 2008Publication . Carvalho, José Eduardo Rebelo de; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraApós um largo período de expansão da banca a recente crise financeira trouxe preocupações acrescidas para as carteiras de crédito dos Bancos. A evolução do nível de incumprimento no crédito após 2008 tornou-se preocupante, nomeadamente pelo valor das provisões que obrigou a criar. O setor bancário Português viveu nos últimos anos um período de grande turbulência, com o crescimento do crédito em incumprimento a atingir níveis preocupantes o que levaram à contabilização de 40 mil Milhões de euros de imparidades entre 2008 e 2015 devido a dividas incobráveis. Este estudo tem como objetivo avaliar os determinantes da evolução recente do incumprimento do crédito bancário. Com recurso a um modelo de regressão linear múltiplo procuramos identificar o efeito que diferentes variáveis macroeconómicas têm no rácio de crédito vencido das famílias e empresas. A revisão da literatura refere como principais indutores do incumprimento de crédito o PIB, a taxa de desemprego, a taxa de inflação a taxa de câmbio e a taxa de juro. Com menor relevância, em trabalhos dedicados a esta temática, julgamos pertinente no caso Português incorporar variáveis como o investimento público, os beneficiários e subsídios de doença bem como o rendimento disponível. A recolha de dados incide entre 2009 e 2017, sugerindo os resultados que o rácio de crédito em incumprimento das famílias e empresas estabelece uma relação direta com a variação do PIB, a taxa de desemprego e o número de beneficiários do subsídio de doença e uma relação inversa com a taxa de juro, a taxa de câmbio, o investimento público e o rendimento disponível.