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- Satisfação do utente face aos cuidados de enfermagem no serviço de urgência : Revisão sistemática da literaturaPublication . Valente, Daniel Jorge Oliveira; Amaral, Maria Odete Pereira; Silva, Daniel Marques daEnquadramento: Face às exigências da sociedade atual no plano científico, económico e organizacional é cada vez mais importante que a prestação de cuidados satisfaça as necessidades individuais dos utentes. Os dados acerca da satisfação dos utentes permitem tanto avaliar o desempenho das instituições de saúde e profissionais, como identificar necessidades potenciais, áreas de atuação prioritária e implementação de alterações que produzam melhorias na resposta às necessidades e expectativas dos utentes. Objetivos: Conhecer o grau de satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no Serviço de Urgência (SU) e os fatores que interferem na satisfação dos utentes face a esses mesmos cuidados. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com estudos publicados entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2017. A pesquisa efetuou-se nas bases de dados científicas Scielo, PubMed, B-On e EBSCO. Os estudos encontrados foram posteriormente avaliados tendo em consideração os critérios de inclusão – estudos observacionais e experimentais envolvendo utentes adultos do foro médico ou cirúrgico do SU, a quem tenham sido prestados cuidados de enfermagem diretos, procurando-se resultados acerca do grau de satisfação com os cuidados recebidos e que aspetos desses cuidados determinam a satisfação dos utentes. No total 9 estudos científicos compõem o corpus amostral de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos e verificação da qualidade metodológica. Resultados: Apesar das condicionantes intrínsecas ao SU, os cuidados de enfermagem atenderam as expectativas dos utentes, que demonstraram um elevado índice de satisfação com os enfermeiros e com os cuidados recebidos. Determinadas variáveis sociodemográficas dos utentes, como a ‘idade’ e ‘escolaridade’, correlacionaram-se com a satisfação face aos cuidados de enfermagem. Verificou-se que a satisfação dos utentes propende sobre um conjunto de determinantes singulares que refletem as suas necessidades, entre elas o tempo alocado junto do utente, as medidas de conforto oferecidas, o uso eficiente de estratégias de comunicação, a avaliação sistemática dos cuidados prestados e a resposta às solicitações. Conclusão: De acordo com as expectativas e necessidades dos utentes, proporcionando-lhes uma experiência positiva durante o episódio de urgência, os enfermeiros devem adotar uma atuação competente no uso das habilidades técnicas sem descurar as relacionais, procurando personalizar os cuidados às necessidades dos utentes. A equipa de enfermagem deve implementar mudanças na prática com vista à melhoria da qualidade assistencial, dando inclusive uma maior visibilidade às suas atribuições. Palavras-chave: Satisfação do paciente; Serviço hospitalar de urgência; Cuidados de enfermagem; Enfermagem em emergência.
- Estudo e melhoria dos fluxos internos de materiais numa PMEPublication . Mesquita, Filipe Miguel PereiraDevido ao aumento da competitividade, as empresas procuram obter margens de lucro através da redução dos custos de produção, minimizando, para tal, as perdas causadoras destes custos. Neste sentido, surge a gestão Lean, assente em princípios como a análise de valor, estabilização e normalização dos processos, produção puxada, melhoria contínua e qualidade na fonte. A gestão Lean conta com diversas ferramentas como a metodologia 5 S, o sistema Kanban e o Jidoka. Estas vão ao encontro dos princípios Lean, auxiliando na redução dos sete grandes desperdícios: produção excessiva, deslocações, tempos de espera, transportes, defeitos e retrabalhos, stocks e falhas de processo. Após o aprofundamento destes conceitos e ferramentas, estes foram utilizados como base de trabalho, aplicando-os durante um estágio realizado na fábrica de Nelas da empresa Purever Industrial Solutions, parte do grupo Purever. Durante este estágio, foi realizado um diagnóstico aos fluxos de materiais ao longo da produção, onde se levantaram bastantes questões que, com a implementação da metodologia 5 S a um posto representativo da produção e a dois armazéns adjacentes à produção, levaram à melhoria das condições de trabalho e segurança, à minimização de algumas perdas de tempo à procura dos materiais pretendidos e à criação de uma base de trabalho para a implementação futura de outras ferramentas Lean. Por fim, aproveitando as condições obtidas com a implementação da metodologia 5 S, foram estudados e implementados sistemas Kanban a funcionar entre o posto de trabalho selecionado e dois postos fornecedores deste. Com estas implementações, conseguiu-se minimizar o risco de rutura dos materiais geridos por estes sistemas Kanban, assim como o tempo despendido durante os respetivos pedidos de reabastecimento. Para tal, otimizaram-se os pedidos de materiais e os respetivos abastecimentos, definindo as quantidades exatas a abastecer e os locais iniciais e finais dos materiais.
- Metodologia SMED: estudo do trabalho e redução dos tempos de SetupPublication . Ferreira, Vítor Varela; Paiva, Luís Manuel Gonçalves deO presente Trabalho de Estágio constitui-se como parte integrante da estrutura curricular do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, e assume-se como um projeto dirigido ao desenvolvimento e melhoria operacional do processo produtivo na empresa Purever Industrial Solutions S.A. Acentuando-se os níveis de competitividade em contexto mundial, é hoje reconhecida a necessidade de as empresas se apresentarem extremamente disponíveis, no sentido de poderem dar rápidas respostas às solicitações do mercado, no cumprimento das especificidades e exigências dos múltiplos clientes. Neste âmbito, considerou-se como fundamental e de maior importância, definir como objetivo a aplicação da Metodologia SMED (Single Minute Exchange of Die), uma ferramenta do Lean Manufacturing, no intuito de se procurarem reduzir os tempos de setup das linhas de produção da empresa, tornando os processos operativos mais rápidos e flexíveis, com uma acentuada repercussão no nível de stocks intermédios. Acresce referir, que de uma forma subjacente, se fez a aplicação da Metodologia 5’S e Gestão Visual, que ao constituírem um precioso auxiliar na organização e sistematização dos processos, constituíram um fator facilitador e indispensável à aplicação do SMED. Finalmente, de realçar a projeção e o estudo da eficiência de dois equipamentos principais do processo produtivo da empresa - Máquinas de Ângulos, utilizando o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), parte integrante da Metodologia TPM (Total Productive Maintenance), no sentido de permitir calcular os parâmetros de qualidade, cadência e desempenho, configurando a obtenção de valores indispensáveis a uma desejável análise e comparação com processos operativos industriais, possíveis de tomar como referência.