Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos da realidade virtual na reabilitação da pessoa após acidente vascular cerebral: Revisão sistemática da literaturaPublication . Nascimento, Ana Sofia Sousa; Albuquerque, Carlos Manuel de SousaIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) constituiu-se como um distúrbio neurológico que resulta em incapacidades e se associa a um grande impacto na qualidade de vida dos sobreviventes e seus familiares. Os programas de reabilitação, com intervenção diferenciada do enfermeiro especialista, têm vindo a ser cada vez mais atualizados através de técnicas que motivam o doente a frequentá-los, sendo a Realidade Virtual um recurso terapêutico que pode ser utilizado no processo de recuperação. Neste contexto, este estudo tem como principal objetivo determinar os efeitos da terapia baseada na Realidade Virtual na recuperação do membro superior afetado na pessoa pós AVC. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, seguindo os princípios de Cochrane Handbook. Como bases de dados recorreu-se à PUBMED, EBSCO, Google Académico e SciELO pesquisando-se estudos publicados entre janeiro de 2007 e abril de 2018, que posteriormente foram avaliados, por dois investigadores de forma independente, respeitando os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão ficou constituído por 9 artigos, dos quais apenas 3 reuniam critérios metodológicos para a meta-análise, cujo processamento estatística foi realizado recorrendo ao software RevMan 5.2.8. Resultados: A análise dos estudos demonstra que os programas de reabilitação com Realidade Virtual aumentam a recuperação do membro superior afetado da pessoa pós AVC, assumindo-se como um importante coadjuvante dos programas de reabilitação convencionais. Os doentes sujeitos à estimulação trans-craniana por corrente contínua apresentaram: melhorias na recuperação da função motora do membro superior em 50%; melhoria ao nível dos movimentos ativos e passivos, aumentando a capacidade funcional do membro superior e da amplitude do movimento; melhoria do movimento compensatório, da atividade motora e independência funcional, com efeitos benéficos nos sistemas de neuro-reabilitação. Os resultados da meta-análise atestam que os doentes submetidos a programas de Realidade Virtual atingem melhores resultados funcionais do que os submetidos aos tradicionais programas de reabilitação (standard care) (DM=11,48; IC 95%=-0,46–23,42), todavia, sem diferenças estatisticamente significativas (p=0,06). Conclusão: Partindo dos resultados obtidos, poderá inferir-se que a Realidade Virtual se constitui já como um recurso terapêutico com efeitos, transversalmente positivos, na reabilitação de pessoas após AVC, o que implica novos desafios à enfermagem de reabilitação. Contudo, apesar dos resultados promissores, ainda são necessários novos estudos com amostras mais representativas e melhor qualidade metodológica.
- A inclusão das pessoas com incapacidade intelectual no mercado de trabalho: Um estudo na região centro de PortugalPublication . Sousa, Marta Teresa Cardoso de; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente estudo pretende analisar de que forma é feita a inclusão das pessoas com incapacidade intelectual no mercado de trabalho num concelho interior da região centro de Portugal, estudando três grupos de participantes: pessoas com incapacidade intelectual; os respetivos responsáveis, por cada entidade empregadora onde essas pessoas trabalham; e ainda uma técnica do Centro de Recursos da Instituição de Solidariedade Social Vidas (nome fictício). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete pessoas com incapacidade intelectual, a seis responsáveis pelas entidades empregadoras e a uma técnica do Centro de Recursos. A informação recolhida foi objeto de análise de conteúdo. Os dados obtidos revelaram que o mercado de trabalho no concelho em estudo está cada vez mais recetivo à contratação de pessoas com deficiência/incapacidade. Dos sete casos estudados, todos eles estão a contrato emprego-inserção e os seus contratos já foram renovados, pelo menos uma vez. Em grande medida isso deve-se à capacidade de superação dos problemas que as pessoas com incapacidade intelectual revelam e a sua força de vontade em quererem dar o seu melhor. Os resultados desta investigação vão ao encontro da importância do Planeamento Centrado na Pessoa (PCP), i.e., uma planificação que leva o técnico a alcançar a orientação da vida da pessoa, ao identificar os seus interesses, talentos e desejos. Esta abordagem ajuda o técnico a construir uma rede de apoio em parceria com as famílias, os amigos e os profissionais para que assim seja possível garantir um futuro mais auspicioso para a pessoa com incapacidade intelectual.
- Impacto dos exercícios excêntricos na tendinopatia do tendão de Aquiles: Revisão sistemática da literaturaPublication . Areias, Frederico Costa e; Albuquerque, Carlos Manuel SousaIntrodução: A Tendinopatia do Tendão de Aquiles (TTA) afeta desportistas e não só, na prática de atividade física, no trabalho e na vida social, com consequentes alterações na qualidade de vida. A implementação de um programa de exercícios excêntricos pelo Enfermeiro de Reabilitação parece ter efeitos na Tendinopatia do Tendão de Aquiles e na melhoria da dor. Com este estudo pretende-se avaliar a eficácia deste programa quando comparado com outros tratamentos que atualmente se utilizam no processo reabilitativo. Metodologia: Realizou-se um estudo secundário retrospetivo de uma revisão sistemática da literatura, segundo o guião da Cochrane Handbook. A pesquisa dos estudos foi realizada nas bases de dados Pubmed, PEDro e EbscoHost no período 2008-2018. Respeitando os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão, após observância dos critérios de avaliação, ficou constituído por 4 estudos. Resultados: Dos resultados obtidos, inferiu-se que a utilização de vibração corporal total apresentou melhores resultados que os exercícios excêntricos a nível do corpo do tendão mas na intensidade da dor ao nível da inserção musculotendinosa, os exercícios excêntricos foram mais eficazes. As melhorias para a maior parte dos participantes foram sentidas no grupo de vibração, seguidas pelo grupo de exercícios excêntricos e pelo grupo de “esperar para ver”. Não houve vantagens em adicionar a terapia a laser ao programa de exercícios excêntricos. Os exercícios concêntricos apresentaram resultados positivos, embora significativamente inferiores aos exercícios excêntricos. A realização de um programa de exercícios excêntricos com um número de repetições “até tolerar”, apresentou resultados igualmente favoráveis, comparativamente à utilização de um programa rígido de 180 repetições diárias. Conclusões: Os resultados evidenciam que a utilização dos exercícios excêntricos é eficaz no controlo da dor e na melhoria da função na TTA quando comparada aos outros tratamentos não médicos. Conclui-se também que participação num programa de repetições “fazer enquanto tolerar” não leva a menos melhorias que um programa rígido de 180 repetições diárias.