Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

(H)isto é Matemática – História da Matemática no ensino da Matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
hist_mat_o7_19.pdf837.7 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo da História da Matemática favorece a visão da matemática como um produto da atividade humana, em estreita ligação com o desenvolvimento da sociedade, e a sua integração no ensino da matemática contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas dos estudantes em relação à disciplina. Para além disso, tarefas matemáticas com um contexto histórico contribuem para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a comunicação e o raciocínio matemáticos. O recurso à história da matemática no ensino da disciplina constitui, também, uma forma inovadora de os professores ensinarem Matemática. Reconhecemos que, em Portugal, são ainda escassos os recursos didáticos que privilegiam o uso da história da matemática no ensino da disciplina, ao nível dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e também na formação de professores para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretendemos, com este projeto, estudar as potencialidades da integração da história da matemática no ensino da Matemática, tanto no ensino básico como na formação inicial de professores que ensinam Matemática aos primeiros anos. Para isso, começamos por estudar as conceções de professores dos 2.º e 3.º CEB e de futuros professores dos 1.º e 2.º CEB sobre a importância da história da matemática no ensino da disciplina. Procuramos também, numa lógica de desenvolvimento curricular, elaborar tarefas matemáticas baseadas em contextos da história da matemática para a sala de aula, com inclusão de orientações didáticas para a sua exploração.

Description

Keywords

História da Matemática ensino da Matemática tarefas matemáticas conceções de professores e de futuros professores

Citation

Martins, A. P., Ribeiro, A., Gomes, H., Menezes, L., & Ferreira, L. (2019,). (H)isto é Matemática – História da Matemática no ensino da Matemática. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 31-44). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue