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- Um estudo sobre a Terapia Assistida por animais: Benefícios num jovem com a síndrome de X- FrágilPublication . Gouveia, Sandra Isabel Baptista; Felizardo, Sara; Xavier, PaulaAs Terapias Assistidas por Animais (TAA) constituem um recurso terapêutico emergente em Portugal e em clara expansão. Nela já estão envolvidos diversos profissionais tanto nas áreas da educação como na área da saúde. Sendo o cão o animal mais utilizado em TAA em todo o mundo, foi nele que se centrou este projeto. Assim, foi desenvolvido o presente estudo procurando responder à questão: Em que medida a Terapia Assistida por Animais tem influência na expressão emocional, interação social e regulação comportamental de um jovem com X- Frágil?Sob o ponto de vista metodológico, este estudo enquadra-se no modelo de investigação designado por Estudo de Caso, numa abordagem do tipo qualitativo. O sujeito é um jovem de 19 anos de idade, do sexo masculino, com diagnóstico da Síndrome de X- Frágil. Procedeu-se à observação de três sessões de TAA, recorrendo a um protocolo de observação naturalista, à análise documental e a entrevistas de todos os envolvidos neste processo, designadamente, a encarregada de educação, uma professora e duas terapeutas. Os resultados sugerem que as Terapias Assistidas por cães têm um efeito positivo a nível do desenvolvimento socio emocional, comportamental e social neste caso concreto. Não obstante os resultados promissores, os quais no essencial convergem com a literatura científica, é necessário incrementar a investigação nesta área, bem como promover a consciencialização sobre as potencialidades das TAA nos contextos inclusivos.
- “Pais e Filhos para Sempre!” - Proposta dum Projeto de Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco para uma CPCJ da Região CentroPublication . Rocha, Sara Manuela Duarte; Fonseca, Susana; Amante, Maria JoãoA família como primeiro protetor e agente de socialização das crianças, deve responder às necessidades físicas, psicológicas, afetivas e sociais, proporcionando à criança e/ou jovem assistência, bem-estar, segurança, educação, formação, defendendo e promovendo sempre os seus direitos enquanto cidadãos. Contudo, quando a família não cumpre a sua função protetora e coloca a criança em situações de risco ou perigo, torna-se necessária a intervenção de outros agentes com obrigações e responsabilidades nessa área em diferentes momentos e com objetivos e tarefas diferentes. Neste âmbito, a atuação das entidades competentes em matéria da infância e juventude é assegurar a promoção, proteção e melhoria do desenvolvimento integral das crianças e jovens, intervindo junto delas e das suas famílias. O projeto de investigação partiu da análise documental da realidade das situações de risco/perigo sinalizadas e com processos de promoção e proteção ativos numa determinada Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) na região Centro de Portugal, em 2018, descrevendo as situações de perigo da criança e/ou jovem e centrando-se sobre a caracterização processual das crianças, dos jovens e suas famílias. Após a avaliação diagnóstica, e com o objetivo de delinear um projeto de intervenção preventivo, analisou-se quais as problemáticas e temáticas emergentes, posteriormente definiram-se as estratégias de atuação, com o intuito de promover e proteger os direitos da criança e jovem e melhorar a qualidade do seu desenvolvimento e da sua família. Neste sentido, a construção do projeto de intervenção familiar psico-educativo destina-se às crianças, jovens e suas famílias, cuja problemática tem maior incidência na categoria da “negligência”. O projeto é constituído por doze sessões temáticas, nomeadamente, de avaliação diagnóstica, de gestão emocional, de ativação comportamental, de educação para a saúde e segurança, de direito da criança e da família, de psicoeducação, de pedagogia lúdica e, por fim, de revisão, manutenção de ganhos e avaliação com uma durabilidade prevista de 17 semanas por família.