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- A importância do som no processamento sensorial em crianças com perturbação do espectro de autismo: um estudo de caso de exploração do ambiente da escola com sensoresPublication . Almeida, Sílvia Catarina Pereira de; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, BelmiroEste projeto, no âmbito do mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Viseu, segue um Paradigma Construtivista (fenomenológico), inscrevendo-se numa metodologia de análise eminentemente qualitativa, procurando, a partir dos dados obtidos, estabelecer uma investigação que visa identificar as dificuldades presentes no dia- a dia das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no âmbito do processamento sensorial relacionado com o som, e explorar a partir desta abordagem sensorial dinâmicas de inclusão. A nossa investigação é um estudo de caso, numa abordagem quase experimental, propondo envolver um grupo de alunos de uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico da 3º classe tendo na sua constituição crianças com Pertubação do Espectro do Autismo (PEA) (amostra intencional, não probabilística). O objetivo com a aplicação desta recolha de dados passa por compreender os níveis de ruído/ poluição ambiental no contexto escolar, assim como perceber o processamento sensorial das crianças com PEA relativamente ao som, utilizando sensores de intensidade sonora de forma a que as crianças da turma possam experiênciar e atuar sobre o ruído em diferentes áreas e ambientes do contexto escolar, para assim desenvolver um conjunto de estratégias para melhorar a saúde ambiental na mesma, trabalhando para uma escola mais equitativa e inclusiva.
- Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizadosPublication . SIlva, Andresa Pinta da; Fonseca, SusanaNa atualidade cada vez mais a nossa sociedade dá ênfase ao bem-estar e ao desenvolvimento integral da criança/jovem, sendo que toda a legislação que envolve esta população é imprescindível de modo a ser possível garantir-lhes os seus direitos. Garantir a sua efetivação é uma forma de lutar contra os maus tratos a que crianças/jovens podem ser expostos, pelo que esta garantia é um dever reconhecido pela sociedade. O presente estudo visou perceber como os jovens institucionalizados se posicionam perante a instituição, escola, perspetivas de futuro e satisfação com a vida, tendo sido realizada uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida designada por Satisfaction With Life Scale (SWLS) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 anos, sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino. Em termos de resultados, conclui-se que para a generalidade dos jovens a instituição trabalha em prol do que realmente gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que a maior parte dos inquiridos tem definidos os seus objetivos de vida, obtendo-se respostas direcionadas para as questões profissionais. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos apresenta médias acima do valor médio de 2,5, concluindo-se que, no geral, os jovens se sentem satisfeitos com a sua vida.