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- Implementação de uma ferramenta informática para controlo da qualidade de meios de cultura microbiológicos de acordo com a ISO 11133:2014Publication . Correia, Sara Inês da Cunha; Guiné, RaquelA segurança alimentar, representa uma das principais preocupações com que as autoridades, os agentes económicos e os consumidores se confrontam atualmente. O controlo da qualidade microbiológica é, não apenas, uma obrigatoriedade legal, mas também uma prática comum e necessária no âmbito do correto funcionamento dos sistemas de gestão da segurança alimentar implementados pelas empresas dedicadas à área alimentar. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado de Qualidade e Tecnologia Alimentar em colaboração com a ALS Controlvet, Laboratório de microbiologia, e teve como principal objetivo melhorar um software preexistente para uma nova funcionalidade, nomeadamente, a gestão do controlo da qualidade dos meios de cultura, tornando assim todo o processo mais eficaz. A importância do desenvolvimento de uma “nova ferramenta “no âmbito da empresa advém do facto de se tratar de um laboratório de ensaios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação, de acordo com norma NP EN ISO 17025. A norma NP EN ISO 17025 intitulada de “Requisitos gerais de competências para laboratórios de ensaios e calibração” é uma das normas aplicadas a Laboratórios de ensaios e calibração, e nela são abordados os mais variados assuntos e pontos de importante interesse em serem controlados num laboratório, como por exemplo questões ligadas à organização, controlo de documentos, instalações, equipamentos ou os métodos de ensaio e calibração e respetiva validação. Dentro de todo o processo efetuado em Laboratórios acreditados, o controlo dos meios de cultura é um ponto importante a ter em atenção em Laboratórios de microbiologia, na medida em que os meios de cultura são a base do trabalho.
- Fatores influenciadores nas compras por impulsoPublication . Lopes, António Luís Ferreira; Amaro, Suzanne FonsecaO estudo das compras por impulso tem atraído a atenção de investigadores há mais de 70 anos, dada a importância financeira que representam para os espaços comerciais e para as marcas. No entanto, existem poucos estudos sobre alguns dos fatores influenciadores das compras por impulso. Este estudo procura, assim, colmatar esta lacuna e aprofundar a influência dos amigos nas compras por impulso, quais as categorias de produtos mais adquiridas impulsivamente e as gerações mais propensas às compras por impulso. Foi utilizada uma abordagem quantitativa para testar as hipóteses propostas neste estudo, concretizada através da distribuição de um inquérito por questionário, em formato digital. Com uma amostra de 358 respostas válidas e completas, os dados foram tratados no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), utilizando análises descritivas, que foram complementadas com técnicas de inferência estatística para testar as hipóteses em investigação. Os resultados sugerem que as mulheres são mais impulsivas sozinhas do que quando acompanhadas de uma amiga. A amostra forneceu também evidência de que a impulsividade varia em função da categoria do produto a comprar (produto alimentar, tecnológico, vestuário, etc.), verificando-se maior impulsividade na aquisição de produtos alimentares. Há ainda evidência de que o rendimento está também relacionado com as compras por impulso. Contudo, a amostra não permitiu estabelecer a existência de diferenças na impulsividade da compra no que diz respeito a diferentes gerações, géneros e níveis de habilitações literárias. A todos os envolvidos no marketing interessará compreender melhor os principais fatores das compras por impulso de forma a desenharem estratégias mais eficazes. Deseja-se que os profissionais do marketing que têm responsabilidades no desenho de estratégias consigam encontrar nos resultados e conclusões deste estudo, um conjunto de referências que lhes permitam definir novas estratégias comerciais, publicitárias e relacionais.